Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sette, Vanessa Toledo, 1980-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637549
Resumo: Orientador: Vera Nisaka Solferini
id UNICAMP-30_fc5e600e57a0cf72663c7b57b83c8b65
oai_identifier_str oai::1095119
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high schoolStrategies for teaching biology : the challenges of teaching mendelian genetics in high schoolGenéticaMendel, Lei deHereditariedadeBiologia (Ensino médio)Currículos - PlanejamentoLivros didáticosGeneticsMendel's lawHeredityBiology (High school)Curriculum planningTextbooksOrientador: Vera Nisaka SolferiniDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O ensino de biologia, especialmente nos anos que englobam o ensino médio, apresenta uma tendência conteudista onde a abordagem segue uma prática descritiva com pouca ou nenhuma alteração em suas formas de apresentação. Diante da problemática que envolve a prática para o ensino de biologia, de modo particular o ensino de genética mendeliana, se faz necessário retomar, de forma compreensiva, a abordagem amplamente utilizada em materiais didáticos tradicionais. Para isso, avaliamos sete coleções de livros didáticos utilizados como material de apoio a aprendizagem no ensino médio, além do caderno do aluno, material distribuído pelo Estado de São Paulo como recurso pedagógico. As avaliações contaram com a análise de conteúdo das obras, bem como a sequência didática em que o conteúdo de genética mendeliana é abordado, proporcionando assim, um panorama geral sobre como a genética clássica é apresentada e problematizada durante o ensino médio nas escolas estaduais do estado de São Paulo. Os resultados obtidos demonstram que as obras apresentam características próprias e as diferenças observadas indicam uma tendência pedagógica ou preferência que se relaciona com a importância do assunto para cada um dos autores. Embora os resultados apontem para uma melhora no desempenho, demonstrando que os alunos compreendem os preceitos básicos relativos à genética, a dificuldade para aplica-los em situações reais ou que envolvam mais de um alelo persiste. A visão conteudista ofertada aos educandos por meio dos recursos didáticos disponíveis compromete o processo ensino-aprendizagem apontando para a necessidade de se repensar o ensino de genética no ensino médio. Dessa forma, o produto deste trabalho mensura a qualidade das obras investigadas, com potencial para ser utilizado como guia por diversos profissionais da educação, auxiliando no desenvolvimento de estratégias educacionais e na escolha do recurso didático mais adequado à realidade escolarAbstract: Teaching biology throughout secondary school years has presented a content focused tendency where the approach follows a descriptive practice which has little or no change in the presentation forms. When facing the challenges involving teaching biology, in particular the teaching of Mendelian genetics, it becomes a must to go back to the widely used approach used in the traditional materials in a more comprehensive way. To make that possible, seven collections of didactic books used in secondary schools were assessed in addition to the student¿s book distributed by the state of São Paulo as a pedagogical source. The assessment took into account the content; the didactic sequence in which the content of Mendelian genetics is approached in each analyzed material, thus providing an overview of how classical genetics is presented and problematized during high school in the state public schools in São Paulo State. The gathered results show that the works have their own characteristics and the observed differences indicate a pedagogical tendency or preference that are directly related to the importance about the subject for each author. The results show that although students understand the basic precepts essential to the subject, there is great difficulty in applying them in real situations or situations involving more than one allele. The content-based view offered to students through the available didactic resources compromises the teaching and learning process and points to the need of rethinking the teaching of genetics in high school. Therefore, the product of this study measures the inquired works quality with the potential to be used as a guide by several educators in order to assist in the development of educational strategies as well as in choosing the educational resources which best suits the school realityMestradoEnsino de BiologiaMestra em Ensino de BiologiaCAPES[s.n.]Solferini, Vera Nisaka, 1957-Vicente, Cristina PontesMendonça, Sergio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSette, Vanessa Toledo, 1980-20192019-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (58 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637549SETTE, Vanessa Toledo. Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia: os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school . 2019. 1 recurso online (58 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637549. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095119Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-16T09:21:15Zoai::1095119Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-07-16T09:21:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
Strategies for teaching biology : the challenges of teaching mendelian genetics in high school
title Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
spellingShingle Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
Sette, Vanessa Toledo, 1980-
Genética
Mendel, Lei de
Hereditariedade
Biologia (Ensino médio)
Currículos - Planejamento
Livros didáticos
Genetics
Mendel's law
Heredity
Biology (High school)
Curriculum planning
Textbooks
title_short Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
title_full Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
title_fullStr Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
title_sort Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
author Sette, Vanessa Toledo, 1980-
author_facet Sette, Vanessa Toledo, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Solferini, Vera Nisaka, 1957-
Vicente, Cristina Pontes
Mendonça, Sergio de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sette, Vanessa Toledo, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Genética
Mendel, Lei de
Hereditariedade
Biologia (Ensino médio)
Currículos - Planejamento
Livros didáticos
Genetics
Mendel's law
Heredity
Biology (High school)
Curriculum planning
Textbooks
topic Genética
Mendel, Lei de
Hereditariedade
Biologia (Ensino médio)
Currículos - Planejamento
Livros didáticos
Genetics
Mendel's law
Heredity
Biology (High school)
Curriculum planning
Textbooks
description Orientador: Vera Nisaka Solferini
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637549
SETTE, Vanessa Toledo. Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia: os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school . 2019. 1 recurso online (58 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637549. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637549
identifier_str_mv SETTE, Vanessa Toledo. Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia: os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school . 2019. 1 recurso online (58 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637549. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095119
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (58 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189152341622784