A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949 |
Resumo: | Orientador: Wagner Wey Moreira |
id |
UNICAMP-30_fcd32e7d7769e95b72cbbdcaf914355c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::97576 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhosPre-escolares - Expressão corporalCorpo humanoOrientador: Wagner Wey MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O foco central deste estudo é desvelar se as mensagens corporais transmitidas pelos alunos da pré-escola, durante as atividades físicas, são percebidas e interpretadas pelo professor. A revisão de literatura está centrada nas discussões sobre o corpo e a sua potencialidade de comunicação nas relações com o mundo; a criança se relacionando com o professor, com as outras crianças e com o ambiente pré-escolar; e também, alguns aspectos sobre a situação da pré-escola, nos dias de hoje, onde a Educação Física faz parte desse contexto. A pesquisa é de ordem qualitativa, sob a abordagem fenomenológica, onde o instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a observação descritiva, em quatro escolas da Rede Oficial de Ensino de Campinas, em classes de alunos pré-escolares. Os resultados analisados através das análises ideográfica e nomotética, posssibilitaram a compreensão do fenômeno investigado, revelando maior convergência para os aspectos que envolvem, diretamente, a didática do professor interferindo no processo ensino-aprendizagem. São eles: o corpo e sua fala; as relações intersubjetivas; o processo educativo e a ludicidade, e os aspectos motivacionais nas atividades físicasAbstract: The main point of this research is to find out if the corporal messages transmitted by the kindergarten children, during their physical activities, are notticed and interpreted by the teacher. The literature revision is centralized in the discussions about the body and its communication potenciality in its relationship with the world: the relationship between the child and the teacher, the child with the other children and, the child and the kindergarten enviromnment. It is also taken in consideration some aspects about the kindergarten situation nowadays where physical Education is a part of this activities. The research is qualificative, under a phenomenological approach, where the instrumental used for the data assessment was the descriptive observation, in four different schools of the Official School Network of Campinas, in kindergarten classes. The analysis of the results throught the ideographical and nomotetical theories allows the comprehension of the phenomenon investigated, showing a higher convergence of the aspects directly involving, the teacher didatic interfering on the teaching ¿ learning process. They are: the body and its speech; the intersubjective relations, the educational process and its ludicrousness; and the motivational aspects in the physical activitiesMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Moreira, Wagner Wey, 1948-Ferreira, Julio RomeroFreire, João BatistaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPorto, Eline Tereza Rozante19941994-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf193f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949PORTO, Eline Tereza Rozante. A comunicação corporal na pre-escola: caminhos e descaminhos. 1994. 193f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/97576porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:22:35Zoai::97576Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:22:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos |
title |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos |
spellingShingle |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos Porto, Eline Tereza Rozante Pre-escolares - Expressão corporal Corpo humano |
title_short |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos |
title_full |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos |
title_fullStr |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos |
title_full_unstemmed |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos |
title_sort |
A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos |
author |
Porto, Eline Tereza Rozante |
author_facet |
Porto, Eline Tereza Rozante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Wagner Wey, 1948- Ferreira, Julio Romero Freire, João Batista Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Eline Tereza Rozante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pre-escolares - Expressão corporal Corpo humano |
topic |
Pre-escolares - Expressão corporal Corpo humano |
description |
Orientador: Wagner Wey Moreira |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-02-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949 PORTO, Eline Tereza Rozante. A comunicação corporal na pre-escola: caminhos e descaminhos. 1994. 193f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949 |
identifier_str_mv |
PORTO, Eline Tereza Rozante. A comunicação corporal na pre-escola: caminhos e descaminhos. 1994. 193f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/97576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 193f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188780990529536 |