A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Eline Tereza Rozante
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949
Resumo: Orientador: Wagner Wey Moreira
id UNICAMP-30_fcd32e7d7769e95b72cbbdcaf914355c
oai_identifier_str oai::97576
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhosPre-escolares - Expressão corporalCorpo humanoOrientador: Wagner Wey MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O foco central deste estudo é desvelar se as mensagens corporais transmitidas pelos alunos da pré-escola, durante as atividades físicas, são percebidas e interpretadas pelo professor. A revisão de literatura está centrada nas discussões sobre o corpo e a sua potencialidade de comunicação nas relações com o mundo; a criança se relacionando com o professor, com as outras crianças e com o ambiente pré-escolar; e também, alguns aspectos sobre a situação da pré-escola, nos dias de hoje, onde a Educação Física faz parte desse contexto. A pesquisa é de ordem qualitativa, sob a abordagem fenomenológica, onde o instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a observação descritiva, em quatro escolas da Rede Oficial de Ensino de Campinas, em classes de alunos pré-escolares. Os resultados analisados através das análises ideográfica e nomotética, posssibilitaram a compreensão do fenômeno investigado, revelando maior convergência para os aspectos que envolvem, diretamente, a didática do professor interferindo no processo ensino-aprendizagem. São eles: o corpo e sua fala; as relações intersubjetivas; o processo educativo e a ludicidade, e os aspectos motivacionais nas atividades físicasAbstract: The main point of this research is to find out if the corporal messages transmitted by the kindergarten children, during their physical activities, are notticed and interpreted by the teacher. The literature revision is centralized in the discussions about the body and its communication potenciality in its relationship with the world: the relationship between the child and the teacher, the child with the other children and, the child and the kindergarten enviromnment. It is also taken in consideration some aspects about the kindergarten situation nowadays where physical Education is a part of this activities. The research is qualificative, under a phenomenological approach, where the instrumental used for the data assessment was the descriptive observation, in four different schools of the Official School Network of Campinas, in kindergarten classes. The analysis of the results throught the ideographical and nomotetical theories allows the comprehension of the phenomenon investigated, showing a higher convergence of the aspects directly involving, the teacher didatic interfering on the teaching ¿ learning process. They are: the body and its speech; the intersubjective relations, the educational process and its ludicrousness; and the motivational aspects in the physical activitiesMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Moreira, Wagner Wey, 1948-Ferreira, Julio RomeroFreire, João BatistaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPorto, Eline Tereza Rozante19941994-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf193f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949PORTO, Eline Tereza Rozante. A comunicação corporal na pre-escola: caminhos e descaminhos. 1994. 193f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/97576porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:22:35Zoai::97576Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:22:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
title A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
spellingShingle A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
Porto, Eline Tereza Rozante
Pre-escolares - Expressão corporal
Corpo humano
title_short A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
title_full A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
title_fullStr A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
title_full_unstemmed A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
title_sort A comunicação corporal na pre-escola : caminhos e descaminhos
author Porto, Eline Tereza Rozante
author_facet Porto, Eline Tereza Rozante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Wagner Wey, 1948-
Ferreira, Julio Romero
Freire, João Batista
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Eline Tereza Rozante
dc.subject.por.fl_str_mv Pre-escolares - Expressão corporal
Corpo humano
topic Pre-escolares - Expressão corporal
Corpo humano
description Orientador: Wagner Wey Moreira
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-02-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949
PORTO, Eline Tereza Rozante. A comunicação corporal na pre-escola: caminhos e descaminhos. 1994. 193f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949
identifier_str_mv PORTO, Eline Tereza Rozante. A comunicação corporal na pre-escola: caminhos e descaminhos. 1994. 193f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582949. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/97576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
193f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188780990529536