A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Manuela Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13430
Resumo: Este trabalho analisou a ação educativa das educadoras no ensino da expressão motora, o seu nível de conhecimento sobre o desenvolvimento motor da criança e a importância que atribuem a este domínio da Educação Pré-escolar. Nesse sentido foi efetuada uma pesquisa de tipo exploratório recorrendo ao instrumento entrevista semi-estruturada. A amostra foi constituída por doze educadoras de infância da rede pública e privada da educação pré-escolar do concelho de Coimbra. A análise dos resultados permitiu verificar a importância dada à expressão motora pelas educadoras e que esta faz parte das suas práticas pedagógicas embora as educadoras apresentem dificuldades na articulação vertical dos conteúdos entre os três anos de escolaridade no ensino pré-escolar e no próprio planeamento da sua ação educativa. As inquiridas não dominam as dimensões de aula (instrução, organização, gestão e clima) que devem nortear a intervenção pedagógica do agente de ensino na expressão motora. Conclui-se que as educadoras entrevistadas conhecem e valorizam o papel da expressão motora no desenvolvimento da criança. No entanto, manifestam pouca robustez científica nas fases pré-interativa e interativa da ação educativa nesta área de conteúdo.
id RCAP_f554ae6cdf27307b637007d6d1896ba2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolarEducação Pré-EscolarDesenvolvimento MotorExpressão CorporalEste trabalho analisou a ação educativa das educadoras no ensino da expressão motora, o seu nível de conhecimento sobre o desenvolvimento motor da criança e a importância que atribuem a este domínio da Educação Pré-escolar. Nesse sentido foi efetuada uma pesquisa de tipo exploratório recorrendo ao instrumento entrevista semi-estruturada. A amostra foi constituída por doze educadoras de infância da rede pública e privada da educação pré-escolar do concelho de Coimbra. A análise dos resultados permitiu verificar a importância dada à expressão motora pelas educadoras e que esta faz parte das suas práticas pedagógicas embora as educadoras apresentem dificuldades na articulação vertical dos conteúdos entre os três anos de escolaridade no ensino pré-escolar e no próprio planeamento da sua ação educativa. As inquiridas não dominam as dimensões de aula (instrução, organização, gestão e clima) que devem nortear a intervenção pedagógica do agente de ensino na expressão motora. Conclui-se que as educadoras entrevistadas conhecem e valorizam o papel da expressão motora no desenvolvimento da criança. No entanto, manifestam pouca robustez científica nas fases pré-interativa e interativa da ação educativa nesta área de conteúdo.Mendes, Pedro Cabral, 1971-Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-Repositório ComumPascoal, Manuela Sofia Rodrigues2016-05-02T09:39:36Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13430201334798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:06.213770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar
title A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar
spellingShingle A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar
Pascoal, Manuela Sofia Rodrigues
Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento Motor
Expressão Corporal
title_short A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar
title_full A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar
title_fullStr A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar
title_full_unstemmed A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar
title_sort A ação educativa da educadora na expressão motora no ensino pré-escolar
author Pascoal, Manuela Sofia Rodrigues
author_facet Pascoal, Manuela Sofia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Pedro Cabral, 1971-
Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoal, Manuela Sofia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento Motor
Expressão Corporal
topic Educação Pré-Escolar
Desenvolvimento Motor
Expressão Corporal
description Este trabalho analisou a ação educativa das educadoras no ensino da expressão motora, o seu nível de conhecimento sobre o desenvolvimento motor da criança e a importância que atribuem a este domínio da Educação Pré-escolar. Nesse sentido foi efetuada uma pesquisa de tipo exploratório recorrendo ao instrumento entrevista semi-estruturada. A amostra foi constituída por doze educadoras de infância da rede pública e privada da educação pré-escolar do concelho de Coimbra. A análise dos resultados permitiu verificar a importância dada à expressão motora pelas educadoras e que esta faz parte das suas práticas pedagógicas embora as educadoras apresentem dificuldades na articulação vertical dos conteúdos entre os três anos de escolaridade no ensino pré-escolar e no próprio planeamento da sua ação educativa. As inquiridas não dominam as dimensões de aula (instrução, organização, gestão e clima) que devem nortear a intervenção pedagógica do agente de ensino na expressão motora. Conclui-se que as educadoras entrevistadas conhecem e valorizam o papel da expressão motora no desenvolvimento da criança. No entanto, manifestam pouca robustez científica nas fases pré-interativa e interativa da ação educativa nesta área de conteúdo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-02T09:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13430
201334798
url http://hdl.handle.net/10400.26/13430
identifier_str_mv 201334798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015827230720