O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarpato, Leonardo Cavalheiro, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639529
Resumo: Orientador: José Julio Gavião de Almeida
id UNICAMP-30_fce180ca20603ad03ccf8b741b21b3c9
oai_identifier_str oai::1148968
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SPThe adapted sport as a content of the adapted school physical education : perspective of the teachers of the public school of the city of Campinas/SPEnsinoFormação profissionalEsportes para deficientesEducação física para deficientesInclusão socialTeachingProfessional qualificationSports for people with disabilitiesPhysical education for people with disabilitiesInclusionOrientador: José Julio Gavião de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A criança com deficiência e sua respectiva inclusão são assuntos recorrentes na área da Educação Física Escolar Adaptada. Essa abordagem mudou, de maneira relativa, a discussão sobre novas possibilidades metodológicas no processo educacional de ensino. Neste contexto, esta dissertação tem como proposta discutir novas perspectivas e novos caminhos na Educação Física Adaptada. O objetivo principal foi identificar a utilização metodológica dos Esportes Adaptados como conteúdo da Educação Física Adaptada, a partir da perspectiva dos professores da rede pública de ensino da cidade de Campinas. Para isso, adotou-se a abordagem metodológica quali-quantitativa, com a utilização de um questionário semiestruturado - com 10 questões sobre dados pessoais e 16 questões abertas - de cunho diretivo, delineado a partir da execução do Projeto Piloto. Para isso, foram entrevistados oito professores de Educação Física Escolar da rede pública de ensino da cidade de Campinas (6 do sexo masculino), entre os períodos de março-junho e julho-outubro de 2019. Em média, os participantes apresentaram idade de 44 anos (±11), concluíram a graduação há 20 anos (±12) e trabalhavam com 10crianças com deficiência nas aulas de Educação Física (±7). Os resultados foram traçados por meio de abordagens e análises coletadas com os professores participantes. Desenvolveu-se uma linha discursiva definida em três eixos norteadores da pesquisa: 1. Esportes Adaptados como conteúdo da Educação física adaptada; 2. Inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar Adaptada; 3. Formação Profissional na Educação Física Escolar Adaptada. Os resultados apontaram, inicialmente, que apesar da prática efetiva do Esporte Adaptado no contexto escolar, poucos professores sentem-se seguros com sua ação. Essa possibilidade está atrelada também ao pouco apoio ou suporte que os professores recebem das instituições de ensino, que ainda buscam uma linha eficiente para a atual proposta metodológica inclusiva. E finalizando a resultante dos eixos, nos deparamos também com a precariedade na formação e nas atualizações das temáticas envolvendo a área de atividades motoras para pessoas com deficiência. A questão fundamental da iniciativa desses eixos é a necessidade do paralelismo entre as ações da prática educacional inclusiva. Com essa dissertação, abrimos uma janela de possibilidades científicas fundamentais para o desenvolvimento de novas investigações e novas pesquisas na área do esporte adaptado para crianças com deficiência no contexto escolar.Portanto, despertam-se novos caminhos e, como a educação inclusiva é o processo e não o fim, possibilitam-se novos horizontes e novas propostas científicas interessantes, por meio de novas ações interdisciplinaresAbstract: Disabled children and their respective inclusion are recurrent issues in the Adapted School Physical Education¿s area. This approach changed, in a relative way, the discussion about new methodological possibilities in the educational process of teaching. In this context, this dissertation aims to discuss new perspectives and new ways in Adapted Physical Education area. The main objective was to identify the methodological use of Adapted Sports as a content of Adapted Physical Education, from the perspective of public-school teachers in Campinas. So, the qualitative and quantitative methodological approach was performed, using a semi-structured questionnaire - with 10 questions about personal data and 16 open questions - of a directive nature, outlined from the execution of the Pilot Project. For this project, we interviewed eight Physical Education teachers from the public-school system of Campinas (6 male), in the periods of March-June and July-October 2019. On average, the participants were 44 years old (± 11), completed graduation 20 years ago (± 12) and worked with 10 children with disabilities in Physical Education classes (± 7). The results were traced through approaches and analyzes collected from participating teachers. A discursive line defined considering three guidelines was developed: 1. Adapted Sports as adapted Physical Education content; 2. Inclusion of students with disabilities in Adapted School Physical Education classes; 3. Professional Training in Adapted School Physical Education. The results showed, initially, that despite of the effective practice of Adapted Sports in the school context, few teachers feel confident with their action. This possibility is also linked with the little support that teachers receive from educational institutions, which still looking for an efficient line for the current inclusive methodological proposal. And finalizing the result of the three guidelines, we are also faced with the precariousness in the formation and regular updates of the themes involving the motor activities for people with disabilities¿ area. The fundamental issue of the initiative of these guidelines is the importance for parallelism between the actions of inclusive educational practice. With this dissertation, we should opena significative window of fundamental scientific possibilities for the development of new investigations and new research in the area of adapted sports for children with disabilities in the school context. Therefore, we can highlight new ways and, as inclusive education is the process and not the end, new horizons and interesting new scientific proposals are possible, through new interdisciplinary actionsMestradoAtividade Física AdaptadaMestre em Educação FísicaCNPQ[s.n.]Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, EdisonVenditti Júnior, RubensUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScarpato, Leonardo Cavalheiro, 1983-20202020-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 88 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639529SCARPATO, Leonardo Cavalheiro. O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP. 2020. 1 recurso online ( 88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639529. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1148968Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-17T08:38:58Zoai::1148968Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-08-17T08:38:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
The adapted sport as a content of the adapted school physical education : perspective of the teachers of the public school of the city of Campinas/SP
title O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
spellingShingle O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
Scarpato, Leonardo Cavalheiro, 1983-
Ensino
Formação profissional
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Inclusão social
Teaching
Professional qualification
Sports for people with disabilities
Physical education for people with disabilities
Inclusion
title_short O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
title_full O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
title_fullStr O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
title_full_unstemmed O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
title_sort O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP
author Scarpato, Leonardo Cavalheiro, 1983-
author_facet Scarpato, Leonardo Cavalheiro, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Duarte, Edison
Venditti Júnior, Rubens
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarpato, Leonardo Cavalheiro, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Formação profissional
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Inclusão social
Teaching
Professional qualification
Sports for people with disabilities
Physical education for people with disabilities
Inclusion
topic Ensino
Formação profissional
Esportes para deficientes
Educação física para deficientes
Inclusão social
Teaching
Professional qualification
Sports for people with disabilities
Physical education for people with disabilities
Inclusion
description Orientador: José Julio Gavião de Almeida
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-06-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639529
SCARPATO, Leonardo Cavalheiro. O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP. 2020. 1 recurso online ( 88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639529. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639529
identifier_str_mv SCARPATO, Leonardo Cavalheiro. O esporte adaptado como conteúdo na educação física escolar adaptada : perspectivas dos professores da rede pública da rede pública de ensino da cidade de Campinas/SP. 2020. 1 recurso online ( 88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639529. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1148968
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 88 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189164246106112