Nado e educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641862 |
Resumo: | Orientador: Orival Andries Junior |
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Nado e educaçãoSwimming and educationNataçãoEducaçãoEducação físicaSwimmingEducationPhysical educationOrientador: Orival Andries JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Acredita-se que os primeiros contatos com a água foram desenvolvidos para fins de sobrevivência e, somente na Grécia o nado consegue se desvencilhar desta função, passando a compor e se manifestar como parte da educação dos gregos. Desta forma, além de se constituir como um rico patrimônio cultural da humanidade, o nado e a natação são práticas corporais que deveriam estar contidas na Educação Física escolar. Todavia, mesmo com todo seu valor inegável à humanidade, muitas vezes estes conteúdos deixam de estar presentes nos currículos escolares, e quando presentes são observados a partir de diferentes finalidades em suas vivências. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é analisar e refletir sobre as diferentes expectativas e perspectivas de professores, alunos, pais e/ou responsáveis no ensino e vivências do nado na Educação Básica, além de analisar a importância do nado como patrimônio histórico-cultural na sociedade, discutindo temas relevantes, como possibilidades e limitações da implementação desta modalidade na Educação Básica. Para tanto, essa pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários. Participaram desta pesquisa 56 professores, 163 alunos e 201 pais ou responsáveis. Os resultados obtidos apontam que o nado é uma prática corporal, que além de se constituir como patrimônio cultural, é apresentada nos documentos normativos mais recentes da Educação Básica como parte do componente curricular obrigatório da Educação Física, entretanto poucas escolas possuem a infraestrutura necessária para a vivencia desta prática. Notamos assim, a partir dos relatos dos entrevistados e da análise de dados, a segmentação das finalidades destas modalidades em basicamente três principais aspectos: a esportivização do nado, a sobrevivência no meio líquido e a qualidade de vida saudável. Desta forma, grande parte dos respondentes consideram o nado como uma prática de extrema relevância que deve estar presente no contexto escolarAbstract: It is believed that the first contacts with water were developed for the purpose of survival and, only in Greece does swimming manage to detach itself from this function, starting to compose and manifest itself as part of the education of the Greeks. Thus, in addition to being a rich cultural heritage of humanity, swimming and swimming are bodily practices that should be contained in school physical education. However, even with all its undeniable value to humanity, many times these contents are no longer present in school curricula, and when present, they are observed from different purposes in their experiences. Therefore, the main objective of this work is to analyze and reflect on the different expectations and perspectives of teachers, students, parents and / or guardians in teaching and swimming experiences in Basic Education, in addition to analyzing the importance of swimming as a historical-cultural heritage in society, discussing relevant topics, such as possibilities and limitations of the implementation of this modality in Basic Education. Therefore, this research is characterized as exploratory, descriptive and explanatory. Data collection was carried out through bibliographic searches and questionnaires. 56 teachers, 163 students and 201 parents or guardians participated in this research. The results obtained point out that swimming is a corporal practice, which besides being a cultural heritage, is presented in the most recent normative documents of Basic Education as part of the compulsory curricular component of Physical Education, however few schools have the necessary infrastructure for the experience of this practice. Thus, we noticed, based on the interviewees' reports and the data analysis, the segmentation of the purposes of these modalities in basically three main aspects: the sporting of swimming, the survival in the liquid environment and the healthy quality of life. Thus, most respondents consider swimming as an extremely relevant practice that must be present in the school contextMestradoBiodinâmica do Movimento e EsporteMestre em Educação FísicaCNPQ001[s.n.]Andries Júnior, Orival, 1957-Soares, Carmem LuciaMartinho, Ulisses GuimarãesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVasques, Hugo Cavalcante, 1996-20212021-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (121 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641862VASQUES, Hugo Cavalcante. Nado e educação. 2021. 1 recurso online (121 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641862. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166190Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-23T10:23:35Zoai::1166190Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-23T10:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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