Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Tháyla Kayty Cardoso Tavares, 1975-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636019
Resumo: Orientadores: Lília Freire Rodrigues de Souza Li, Tania Mara Marques Granato
id UNICAMP-30_fe43a2505a06837de477d98338e77465
oai_identifier_str oai::1083118
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professoresAdolescence and the public scholl : fragments of teachers' elaboration and perceptionAdolescentesTeoria fundamentada em dadosSaúde escolarVulnerabilidade socialPsicologia do adolescenteTeenagerGrounded theorySchool health promotionsSocial vulnerabilityPsychology, AdolescentOrientadores: Lília Freire Rodrigues de Souza Li, Tania Mara Marques GranatoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A adolescência é um processo transitório para a vida adulta e que propicia ao adolescente momentos de grandes descobertas e experimentações. Essa relação estabelecida com o mundo adulto o expõe a situações de vulnerabilidades e riscos, e o professor, como figura de referência, pode ter um papel diferenciado nessa passagem. O objetivo desta pesquisa foi entender as percepções dos professores sobre seus alunos adolescentes. Para tanto, fez-se uso da pesquisa qualitativa, por meio da narrativa interativa, instrumento lúdico utilizado para acessar o imaginário dos professores e proporcionar aos participantes do estudo um espaço em que se sentissem acolhidos e à vontade para refletirem e poderem trocar vivências com seus colegas sobre a adolescência de seus alunos e as demandas trazidas por eles à escola. Os métodos utilizados para análise do material coletado foram o psicanalítico e a teoria fundamentada nos dados, os quais permitiram ter uma amplitude na compreensão dos dados. A partir dos relatos de trinta professores oriundos de duas escolas públicas estaduais, pôde-se entender suas concepções por meio de campos de sentido afetivo-emocional discutidos à luz da teorização Winnicottiana. A partir de suas percepções da adolescência e de seus sentimentos de frustração e fragilidade quando se viam diante de alunos que não se comportavam de acordo com as expectativas deles, foi construída uma teoria em que o fenômeno central foi "Professores sentindo-se impotentes e frustrados". Concluímos que os professores demonstraram entender que a adolescência é uma fase de transformações, mas que os pais precisariam estar atentos a seus filhos e que deveriam puni-los por seus atos inadequados. Apesar de eles conhecerem o que permeia a adolescência, sentiam-se paralisados e impotentes diante das contextualizações que têm invadido o espaço escolar na atualidade, sem se apropriarem de que também podiam ser agentes de mudançaAbstract: Adolescence is a transient process for adult life and provides the adolescent with moments of great discovery and experimentation. This type of relationship established with the adult world exposes him to situations of vulnerability and risk and the teacher as a reference figure may have a differentiated role in this passage. The objective of this research was to understand the teachers' perceptions about their adolescent students. In order to do so, qualitative research was used, through interactive narrative, a playful instrument, used to access the teachers' imagination and to provide the teachers¿ participants in the study, a space where they could fell welcome and at ease to reflect and to be able to exchange experiences with their colleagues about the adolescence of their students and the demands they brought to school. The methods used to analyze the collected material were the psychoanalytic and the Grounded Theory that allowed an amplitude in the understanding of the data. From the reports of thirty teachers from two state public schools, their conceptions were understood through fields of affective-emotional senses discussed in the light of Winnicottian theorization. From their perceptions of adolescence and their feelings of frustration and fragility when faced with students who did not behave according to their expectations, a theory was constructed in which the central phenomenon was "Teachers feeling impotent and frustrated". We conclude that teachers demonstrated an understanding that adolescence is a phase of transformations, but that parents need to be attentive to their children and that they should punish them for their inadequate acts. Although they knew what permeates adolescence, they felt paralyzed and impotent in the contextualizations that have invaded the school space nowadays without appropriating that they could also be change agentsMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestra em Ciências[s.n.]D'Souza Li, Lília Freire Rodrigues, 1967-Granato, Tania Mara MarquesSpigolon, Nima ImaculadaMachado, Afonso AntônioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaral, Tháyla Kayty Cardoso Tavares, 1975-20192019-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636019AMARAL, Tháyla Kayty Cardoso Tavares. Adolescência e a escola pública: fragmentos do elaborar e do perceber dos professores. 2019. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636019. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1083118Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-13T16:22:32Zoai::1083118Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-05-13T16:22:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores
Adolescence and the public scholl : fragments of teachers' elaboration and perception
title Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores
spellingShingle Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores
Amaral, Tháyla Kayty Cardoso Tavares, 1975-
Adolescentes
Teoria fundamentada em dados
Saúde escolar
Vulnerabilidade social
Psicologia do adolescente
Teenager
Grounded theory
School health promotions
Social vulnerability
Psychology, Adolescent
title_short Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores
title_full Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores
title_fullStr Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores
title_full_unstemmed Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores
title_sort Adolescência e a escola pública : fragmentos do elaborar e do perceber dos professores
author Amaral, Tháyla Kayty Cardoso Tavares, 1975-
author_facet Amaral, Tháyla Kayty Cardoso Tavares, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Souza Li, Lília Freire Rodrigues, 1967-
Granato, Tania Mara Marques
Spigolon, Nima Imaculada
Machado, Afonso Antônio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Tháyla Kayty Cardoso Tavares, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Teoria fundamentada em dados
Saúde escolar
Vulnerabilidade social
Psicologia do adolescente
Teenager
Grounded theory
School health promotions
Social vulnerability
Psychology, Adolescent
topic Adolescentes
Teoria fundamentada em dados
Saúde escolar
Vulnerabilidade social
Psicologia do adolescente
Teenager
Grounded theory
School health promotions
Social vulnerability
Psychology, Adolescent
description Orientadores: Lília Freire Rodrigues de Souza Li, Tania Mara Marques Granato
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636019
AMARAL, Tháyla Kayty Cardoso Tavares. Adolescência e a escola pública: fragmentos do elaborar e do perceber dos professores. 2019. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636019. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636019
identifier_str_mv AMARAL, Tháyla Kayty Cardoso Tavares. Adolescência e a escola pública: fragmentos do elaborar e do perceber dos professores. 2019. 1 recurso online (90 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636019. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1083118
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (90 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189141788753920