Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corradi, Dulcelena Peralis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061
Resumo: Orientador: Maria Ines Petrucci Rosa
id UNICAMP-30_ff3651b3c93629ce84dac44f4bd01cf0
oai_identifier_str oai::351926
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimicaFormação de professoresCurrículosCulturaNarrativasIdentidadeIdentityCultural studiesNarrativeExperienceOrientador: Maria Ines Petrucci RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho de investigação procura verificar que processos de identificação (HALL, 2003) são evidenciados em uma interação professora experiente e professores iniciantes, em um curso noturno de licenciatura de Química, em uma universidade pública. Nesse cenário, linguagens, identidades, culturas e experiências se entrecruzam, mostrando o caráter fluido, cambiante e produtivo, presente no cotidiano dos estágios supervisionados. Nessa dissertação, a narrativa de Benjamin, e as contribuições de Certeau e Larrosa, constituíram um modo de análise. Pelas narrativas e discursos proferidos no tempo do estágio, professores iniciantes e professora experiente foram rememorando suas experiências do cotidiano escolar e abrindo brechas para questionamentos sobre o currículo de formação de professores. Esse contexto, recebe dos Estudos Culturais sugestões como a de privilegiar a aproximação entre conhecimentos acadêmicos ê as experiências trazidas pelos estudantes, problematizando-os dentro de aspectos históricos, sociais, culturais e políticosAbstract: This research studies how identification processes (HALL, 2003) are evidenced during an interaction experienced teacher and beginning professors, in a Chemistry teacher course at night, in a public university. In this scene, languages, identities, cultures and experiences crossing each other, showing to the fluid, changeful character and productive nature in the daily one of the supervised periods of training. In this dissertation, Walter Benjamin's narrative, Certeau and Larrosa's contributions constituted a way of analyze. Across narratives and speeches pronounced in the training, beginning teachers and practiced teacher were reminding yours daily experiences scholastic and asking about teacher's curriculum graduated. This context receives from the Cultural Studies suggestions as to inside privilege the approach between academy knowledge and the experience brought for the students, asking them of historical, social, cultural aspects and politiciansMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Monteiro, AlexandrinaSchnetzler, Roseli PachecoGuimarães, Áurea MariaAmorim, Antonio Carlos Rodrigues deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCorradi, Dulcelena Peralis20052005-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061CORRADI, Dulcelena Peralis. Estagio supervisionado: cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica. 2005. 99p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351926porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:44Zoai::351926Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
title Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
spellingShingle Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
Corradi, Dulcelena Peralis
Formação de professores
Currículos
Cultura
Narrativas
Identidade
Identity
Cultural studies
Narrative
Experience
title_short Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
title_full Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
title_fullStr Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
title_full_unstemmed Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
title_sort Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
author Corradi, Dulcelena Peralis
author_facet Corradi, Dulcelena Peralis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Monteiro, Alexandrina
Schnetzler, Roseli Pacheco
Guimarães, Áurea Maria
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Corradi, Dulcelena Peralis
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Currículos
Cultura
Narrativas
Identidade
Identity
Cultural studies
Narrative
Experience
topic Formação de professores
Currículos
Cultura
Narrativas
Identidade
Identity
Cultural studies
Narrative
Experience
description Orientador: Maria Ines Petrucci Rosa
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-10-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061
CORRADI, Dulcelena Peralis. Estagio supervisionado: cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica. 2005. 99p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CORRADI, Dulcelena Peralis. Estagio supervisionado: cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica. 2005. 99p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
99p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188930513272832