Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061 |
Resumo: | Orientador: Maria Ines Petrucci Rosa |
id |
UNICAMP-30_ff3651b3c93629ce84dac44f4bd01cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::351926 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimicaFormação de professoresCurrículosCulturaNarrativasIdentidadeIdentityCultural studiesNarrativeExperienceOrientador: Maria Ines Petrucci RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho de investigação procura verificar que processos de identificação (HALL, 2003) são evidenciados em uma interação professora experiente e professores iniciantes, em um curso noturno de licenciatura de Química, em uma universidade pública. Nesse cenário, linguagens, identidades, culturas e experiências se entrecruzam, mostrando o caráter fluido, cambiante e produtivo, presente no cotidiano dos estágios supervisionados. Nessa dissertação, a narrativa de Benjamin, e as contribuições de Certeau e Larrosa, constituíram um modo de análise. Pelas narrativas e discursos proferidos no tempo do estágio, professores iniciantes e professora experiente foram rememorando suas experiências do cotidiano escolar e abrindo brechas para questionamentos sobre o currículo de formação de professores. Esse contexto, recebe dos Estudos Culturais sugestões como a de privilegiar a aproximação entre conhecimentos acadêmicos ê as experiências trazidas pelos estudantes, problematizando-os dentro de aspectos históricos, sociais, culturais e políticosAbstract: This research studies how identification processes (HALL, 2003) are evidenced during an interaction experienced teacher and beginning professors, in a Chemistry teacher course at night, in a public university. In this scene, languages, identities, cultures and experiences crossing each other, showing to the fluid, changeful character and productive nature in the daily one of the supervised periods of training. In this dissertation, Walter Benjamin's narrative, Certeau and Larrosa's contributions constituted a way of analyze. Across narratives and speeches pronounced in the training, beginning teachers and practiced teacher were reminding yours daily experiences scholastic and asking about teacher's curriculum graduated. This context receives from the Cultural Studies suggestions as to inside privilege the approach between academy knowledge and the experience brought for the students, asking them of historical, social, cultural aspects and politiciansMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Monteiro, AlexandrinaSchnetzler, Roseli PachecoGuimarães, Áurea MariaAmorim, Antonio Carlos Rodrigues deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCorradi, Dulcelena Peralis20052005-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf99p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061CORRADI, Dulcelena Peralis. Estagio supervisionado: cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica. 2005. 99p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351926porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:18:44Zoai::351926Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica |
title |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica |
spellingShingle |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica Corradi, Dulcelena Peralis Formação de professores Currículos Cultura Narrativas Identidade Identity Cultural studies Narrative Experience |
title_short |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica |
title_full |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica |
title_fullStr |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica |
title_full_unstemmed |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica |
title_sort |
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica |
author |
Corradi, Dulcelena Peralis |
author_facet |
Corradi, Dulcelena Peralis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962- Monteiro, Alexandrina Schnetzler, Roseli Pacheco Guimarães, Áurea Maria Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corradi, Dulcelena Peralis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Currículos Cultura Narrativas Identidade Identity Cultural studies Narrative Experience |
topic |
Formação de professores Currículos Cultura Narrativas Identidade Identity Cultural studies Narrative Experience |
description |
Orientador: Maria Ines Petrucci Rosa |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-10-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061 CORRADI, Dulcelena Peralis. Estagio supervisionado: cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica. 2005. 99p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CORRADI, Dulcelena Peralis. Estagio supervisionado: cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica. 2005. 99p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 99p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188930513272832 |