Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasia, Gesualda dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rua (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638835
Resumo: O presente estudo ocupa-se em analisar discursivamente os sentidos produzidos a partir de dois enunciados constantes em paredes de estabelecimentos comerciais de Curitiba (PR): “Carne é crime” e “Fome é foda”. Para tanto, reflete acerca de suas condições de aparecimento, das implicações políticas, econômicas e sociais circundantes, via mapeamento das diferentes posições-sujeito em que se inscrevem tais enunciados; reflete também sobre como esses ressignificam evidências do corpo social. Neste artigo busco analisar como o social se apresenta em Linha de Passe, um filme de Walter Salles e Daniella Thomas. Inscrita na perspectiva discursiva materialista, chamo a atenção para um funcionamento específico da imagem em  Linha de Passe: sua ‘metonimização’. Nesse modo de textualização da imagem, apresento a contradição condensada em sentidos que dão visibilidade a um social equívoco. Nesta análise, procuro compreender o social investido pelo político na materialidade significante de Linha de Passe.
id UNICAMP-31_667efd4981d35d1f6959058b6906aab4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638835
network_acronym_str UNICAMP-31
network_name_str Rua (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Da parede ao corpo social: a carne que não satisfazEnunciado. Interdiscurso. Posição-sujeito. Sentidos. ResistênciaO presente estudo ocupa-se em analisar discursivamente os sentidos produzidos a partir de dois enunciados constantes em paredes de estabelecimentos comerciais de Curitiba (PR): “Carne é crime” e “Fome é foda”. Para tanto, reflete acerca de suas condições de aparecimento, das implicações políticas, econômicas e sociais circundantes, via mapeamento das diferentes posições-sujeito em que se inscrevem tais enunciados; reflete também sobre como esses ressignificam evidências do corpo social. Neste artigo busco analisar como o social se apresenta em Linha de Passe, um filme de Walter Salles e Daniella Thomas. Inscrita na perspectiva discursiva materialista, chamo a atenção para um funcionamento específico da imagem em  Linha de Passe: sua ‘metonimização’. Nesse modo de textualização da imagem, apresento a contradição condensada em sentidos que dão visibilidade a um social equívoco. Nesta análise, procuro compreender o social investido pelo político na materialidade significante de Linha de Passe.Universidade Estadual de Campinas2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/863883510.20396/rua.v16i1.8638835RUA; Vol. 16 No. 1 (2010); 42-65RUA; v. 16 n. 1 (2010); 42-652179-99111413-2109reponame:Rua (Campinas. Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638835/6441Copyright (c) 2015 RUAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRasia, Gesualda dos Santos2018-01-12T11:42:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638835Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ruaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/oaipublabe@unicamp.br2179-99111413-2109opendoar:2018-01-12T11:42:56Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz
title Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz
spellingShingle Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz
Rasia, Gesualda dos Santos
Enunciado. Interdiscurso. Posição-sujeito. Sentidos. Resistência
title_short Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz
title_full Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz
title_fullStr Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz
title_full_unstemmed Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz
title_sort Da parede ao corpo social: a carne que não satisfaz
author Rasia, Gesualda dos Santos
author_facet Rasia, Gesualda dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasia, Gesualda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciado. Interdiscurso. Posição-sujeito. Sentidos. Resistência
topic Enunciado. Interdiscurso. Posição-sujeito. Sentidos. Resistência
description O presente estudo ocupa-se em analisar discursivamente os sentidos produzidos a partir de dois enunciados constantes em paredes de estabelecimentos comerciais de Curitiba (PR): “Carne é crime” e “Fome é foda”. Para tanto, reflete acerca de suas condições de aparecimento, das implicações políticas, econômicas e sociais circundantes, via mapeamento das diferentes posições-sujeito em que se inscrevem tais enunciados; reflete também sobre como esses ressignificam evidências do corpo social. Neste artigo busco analisar como o social se apresenta em Linha de Passe, um filme de Walter Salles e Daniella Thomas. Inscrita na perspectiva discursiva materialista, chamo a atenção para um funcionamento específico da imagem em  Linha de Passe: sua ‘metonimização’. Nesse modo de textualização da imagem, apresento a contradição condensada em sentidos que dão visibilidade a um social equívoco. Nesta análise, procuro compreender o social investido pelo político na materialidade significante de Linha de Passe.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638835
10.20396/rua.v16i1.8638835
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638835
identifier_str_mv 10.20396/rua.v16i1.8638835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8638835/6441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 RUA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 RUA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RUA; Vol. 16 No. 1 (2010); 42-65
RUA; v. 16 n. 1 (2010); 42-65
2179-9911
1413-2109
reponame:Rua (Campinas. Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Rua (Campinas. Online)
collection Rua (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Rua (Campinas. Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br
_version_ 1799308037333188608