Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariani, Bethania
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671417
Resumo: This paper aims to reflect on the notion of founding silence, as formulated by Eni Orlandi, in 1992, in her book The forms of silence on the moving meanings. To carry out these reflections, we have selected as material for analysis a painting by Juán Miró, entitled Landscape, and the short story The third bank of the river, written by Guimarães Rosa.
id UNICAMP-32_1af39accae0e83fe8e0c9ed74dd5a6a3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671417
network_acronym_str UNICAMP-32
network_name_str Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effectsO silêncio, Miró e um rio: ou, como mergulhar em efeitos sem palavrasO silêncio, Miró e um rio: ou, como mergulhar em efeitos sem palavrasSilencio fundadorFormas do silêncioUma pinturaUm contoFounding silenceForms of silenceA paintingA short storySilencio fundadorFormas do silêncioUma pinturaUm contoThis paper aims to reflect on the notion of founding silence, as formulated by Eni Orlandi, in 1992, in her book The forms of silence on the moving meanings. To carry out these reflections, we have selected as material for analysis a painting by Juán Miró, entitled Landscape, and the short story The third bank of the river, written by Guimarães Rosa.O artigo em tela visa tecer algumas reflexões sobre a noção de silêncio fundador, tal como formulado por Eni Orlandi, em 1992, com o livro As formas do silêncio no movimento dos sentidos.  Para tanto, para levar adiante tais reflexões, mobilizamos como material de análise uma tela pintada por Juán Miró, intitulada Paisagem,  o conto A terceira margem do rio, escrito por Guimarães Rosa. O artigo em tela visa tecer algumas reflexões sobre a noção de silêncio fundador, tal como formulado por Eni Orlandi, em 1992, com o livro As formas do silêncio no movimento dos sentidos.  Para tanto, para levar adiante tais reflexões, mobilizamos como material de análise uma tela pintada por Juán Miró, intitulada Paisagem,  o conto A terceira margem do rio, escrito por Guimarães Rosa. Universidade Estadual de Campinas2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/867141710.20396/lil.v25iesp.8671417Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 No. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 129-140Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 Núm. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 129-140Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 25 No esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 129-140Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 25 n. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 129-1402674-7375reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671417/30512Brazil; 2022Brasil, 2022Brasil; 2022Copyright (c) 2022 Línguas e Instrumentos Línguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMariani, Bethania2023-06-30T13:39:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671417Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lilPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/oaipublabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br2674-73751519-4906opendoar:2023-06-30T13:39:52Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects
O silêncio, Miró e um rio: ou, como mergulhar em efeitos sem palavras
O silêncio, Miró e um rio: ou, como mergulhar em efeitos sem palavras
title Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects
spellingShingle Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects
Mariani, Bethania
Silencio fundador
Formas do silêncio
Uma pintura
Um conto
Founding silence
Forms of silence
A painting
A short story
Silencio fundador
Formas do silêncio
Uma pintura
Um conto
title_short Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects
title_full Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects
title_fullStr Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects
title_full_unstemmed Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects
title_sort Silence, Miró and a river: or how to dive into wordless effects
author Mariani, Bethania
author_facet Mariani, Bethania
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariani, Bethania
dc.subject.por.fl_str_mv Silencio fundador
Formas do silêncio
Uma pintura
Um conto
Founding silence
Forms of silence
A painting
A short story
Silencio fundador
Formas do silêncio
Uma pintura
Um conto
topic Silencio fundador
Formas do silêncio
Uma pintura
Um conto
Founding silence
Forms of silence
A painting
A short story
Silencio fundador
Formas do silêncio
Uma pintura
Um conto
description This paper aims to reflect on the notion of founding silence, as formulated by Eni Orlandi, in 1992, in her book The forms of silence on the moving meanings. To carry out these reflections, we have selected as material for analysis a painting by Juán Miró, entitled Landscape, and the short story The third bank of the river, written by Guimarães Rosa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
Texto
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671417
10.20396/lil.v25iesp.8671417
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671417
identifier_str_mv 10.20396/lil.v25iesp.8671417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671417/30512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Línguas e Instrumentos Línguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Línguas e Instrumentos Línguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 2022
Brasil, 2022
Brasil; 2022
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 No. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 129-140
Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 Núm. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 129-140
Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 25 No esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 129-140
Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 25 n. esp (2022): Temática: As formas do silêncio, 30 anos.; 129-140
2674-7375
reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
collection Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br
_version_ 1799942992834854912