Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8663510 |
Resumo: | This essay investigates the textual-interactive event called 'hipertext', taken here as a basis for a review of motions such as those of 'linearization' and 'referentiation'. The hypertext is neither a textual genre nor a mere support for different genres, but a kind of writing. It is a cognitive and referential means of organization constitute a set of structural possibilities which characterize cognitive actions and decisions based on (series of) non-constinuous and non-progressive referentiations. If were into account that linguistic linearity has always constituted a basic principle of (formal or fictional) theoreticalization upon language, we realize that hypertext breaks this pattern at some levels. One does not observe in this kind of writing an order of construction, but possibilities of plurinearized textual construction. The question is: which are the theoretical demands for the construction of hypertext and how has it been serving the purposes of the reader-navigator particularly at school. |
id |
UNICAMP-32_7286bf9be8964a877c5427195465359b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8663510 |
network_acronym_str |
UNICAMP-32 |
network_name_str |
Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertextoLinearização, cognição e referência: o desafio do hipertextoLinearização, cognição e referência: o desafio do hipertextoLinealizaciónCogniciónLinearizationCognitionLinearização CogniçãoThis essay investigates the textual-interactive event called 'hipertext', taken here as a basis for a review of motions such as those of 'linearization' and 'referentiation'. The hypertext is neither a textual genre nor a mere support for different genres, but a kind of writing. It is a cognitive and referential means of organization constitute a set of structural possibilities which characterize cognitive actions and decisions based on (series of) non-constinuous and non-progressive referentiations. If were into account that linguistic linearity has always constituted a basic principle of (formal or fictional) theoreticalization upon language, we realize that hypertext breaks this pattern at some levels. One does not observe in this kind of writing an order of construction, but possibilities of plurinearized textual construction. The question is: which are the theoretical demands for the construction of hypertext and how has it been serving the purposes of the reader-navigator particularly at school.Este ensaio investiga o evento textual-interativo hipertexto, aqui tomado como ponto de apoio para uma revisão de noções tais como linearização e referenciação. O hipertexto não é um genero textual nem um simples suporte de gêneros diversos, mas como um tipo de escritura. É uma forma de organização cognitiva referencial cujos principios constituem um conjunto de possibilidades estruturais que caracterizam ações e decisões cognitivas baseadas em (séries de) referenciações não-continuas e não progressivas. Considerando que a linearidade linguistica sempre constituiu um principio um principio básico da teorização (formal ou funcional) da língua, o hipertexto rompe esse padrão em alguns níveis. Nele, não se observa uma ordem de construção, mas as possibilidades de construção textual plurinearizada. A questão é: quais as demandas teóricas para a construção do hipertexto e como ele vem servindo aos propositos do leitor-navegador, particularmente no ensino.Este ensaio investiga o evento textual-interativo hipertexto, aqui tomado como ponto de apoio para uma revisão de noções tais como linearização e referenciação. O hipertexto não é um genero textual nem um simples suporte de gêneros diversos, mas como um tipo de escritura. É uma forma de organização cognitiva referencial cujos principios constituem um conjunto de possibilidades estruturais que caracterizam ações e decisões cognitivas baseadas em (séries de) referenciações não-continuas e não progressivas. Considerando que a linearidade linguistica sempre constituiu um principio um principio básico da teorização (formal ou funcional) da língua, o hipertexto rompe esse padrão em alguns níveis. Nele, não se observa uma ordem de construção, mas as possibilidades de construção textual plurinearizada. A questão é: quais as demandas teóricas para a construção do hipertexto e como ele vem servindo aos propositos do leitor-navegador, particularmente no ensino.Universidade Estadual de Campinas1999-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/866351010.20396/lil.v3i3.8663510Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 2 No. 3 (1999): jan./jun.; 21-45Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 2 Núm. 3 (1999): jan./jun.; 21-45Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 2 No 3 (1999): jan./jun.; 21-45Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 2 n. 3 (1999): jan./jun.; 21-452674-7375reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8663510/29938Brazil; Century XIX-XXBrasil; Siglo XIX-XXBrasil; Século XIX-XXCopyright (c) 1999 Línguas e Instrumentos Línguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarcuschi, Luiz2023-06-30T14:03:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8663510Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lilPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/oaipublabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br2674-73751519-4906opendoar:2023-06-30T14:03:20Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto |
title |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto |
spellingShingle |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto Marcuschi, Luiz Linealización Cognición Linearization Cognition Linearização Cognição |
title_short |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto |
title_full |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto |
title_fullStr |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto |
title_full_unstemmed |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto |
title_sort |
Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto |
author |
Marcuschi, Luiz |
author_facet |
Marcuschi, Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcuschi, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linealización Cognición Linearization Cognition Linearização Cognição |
topic |
Linealización Cognición Linearization Cognition Linearização Cognição |
description |
This essay investigates the textual-interactive event called 'hipertext', taken here as a basis for a review of motions such as those of 'linearization' and 'referentiation'. The hypertext is neither a textual genre nor a mere support for different genres, but a kind of writing. It is a cognitive and referential means of organization constitute a set of structural possibilities which characterize cognitive actions and decisions based on (series of) non-constinuous and non-progressive referentiations. If were into account that linguistic linearity has always constituted a basic principle of (formal or fictional) theoreticalization upon language, we realize that hypertext breaks this pattern at some levels. One does not observe in this kind of writing an order of construction, but possibilities of plurinearized textual construction. The question is: which are the theoretical demands for the construction of hypertext and how has it been serving the purposes of the reader-navigator particularly at school. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Avaliado pelos pares Texto Avaliado pelos pares Avaliado pelos pares Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8663510 10.20396/lil.v3i3.8663510 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8663510 |
identifier_str_mv |
10.20396/lil.v3i3.8663510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8663510/29938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1999 Línguas e Instrumentos Línguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1999 Línguas e Instrumentos Línguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Century XIX-XX Brasil; Siglo XIX-XX Brasil; Século XIX-XX |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 2 No. 3 (1999): jan./jun.; 21-45 Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 2 Núm. 3 (1999): jan./jun.; 21-45 Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 2 No 3 (1999): jan./jun.; 21-45 Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 2 n. 3 (1999): jan./jun.; 21-45 2674-7375 reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
collection |
Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
repository.mail.fl_str_mv |
publabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br |
_version_ |
1799942992313712640 |