Dados anedóticos: quando a fala da criança provoca o riso... humor e aquisição da linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661679 |
Resumo: | This work investigates the so-called "anecdotes" during the process of language acquisition. The data analysed are amusing or striking occurrences considering at least two subjects whose speech was collected from 2 to 6 years of age under a diary format ( aquisition of Brazilian Portuguese). Those occurrences were produced in various situations in which the child shows signs of following diverse linguistic and/or discursive roules such as: unusual segmentation, disregard of illocutionary force, literal interpratation of formulaic utterances... On these occasions, the linguistic production or comprehension of the child - strangely divergent - gives rise to smiles or laughter, or at least surprises the interlocutor, who thinks the childs speech is funny. However the child is frequently unaware of the effect caused by his/her own speech and the others speech) is then responsible for the phenomena which have been defined as metalinguistic activities during the acquisition of the mother tongue. |
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Dados anedóticos: quando a fala da criança provoca o riso... humor e aquisição da linguagemDados anedóticos: quando a fala da criança provoca o riso... humor e aquisição da linguagemDados anedóticos: quando a fala da criança provoca o riso... humor e aquisição da linguagemAnecdotalMetalinguisticAnedóticasMetalinguísticasAnecdóticoMetalingüísticasThis work investigates the so-called "anecdotes" during the process of language acquisition. The data analysed are amusing or striking occurrences considering at least two subjects whose speech was collected from 2 to 6 years of age under a diary format ( aquisition of Brazilian Portuguese). Those occurrences were produced in various situations in which the child shows signs of following diverse linguistic and/or discursive roules such as: unusual segmentation, disregard of illocutionary force, literal interpratation of formulaic utterances... On these occasions, the linguistic production or comprehension of the child - strangely divergent - gives rise to smiles or laughter, or at least surprises the interlocutor, who thinks the childs speech is funny. However the child is frequently unaware of the effect caused by his/her own speech and the others speech) is then responsible for the phenomena which have been defined as metalinguistic activities during the acquisition of the mother tongue.Este trabalho examina as chamadas ocorrências anedóticas durante o processo de aquisição da linguagem. Os dados analisados são episódios engraçados recolhidos do diário de, pelo menos, duas crianças aprendendo a falar português brasileiro, entre 2 e 6 anos de idade. Foram recolhidos em situações variadas, em que a criança dá sinais de ter seguido caminhos inesperados no funcionamento linguístico-discursivo, fazendo, por exemplo, segmentações não usuais, permanecendo alheia ao valor ilocucionário de uma fala, interpretando literalmente uma expressão formulaica... Em tais ocasiões, a produção ou compreensão linguística da criança - estranhamente divergente - provoca o riso, ou pelo menos, supreende o interlocutor, que acha graça na fala da criança. Mas, na maioria das vezes, esta permanece indiferente ao efeito produzido por sua fala. O objetivo deste trabalho e analisar tais ocorrências, buscando identificar as distintas posições da criança em face da língua. Uma mudança de posição, de interpretada para intérprete de sua própria fala ou da fala do outro, é responsável pelos fenômenos que têm sido definidos como relevando das atividades metalinguísticas, durante a aquisição da língua materna.Este trabalho examina as chamadas ocorrências anedóticas durante o processo de aquisição da linguagem. Os dados analisados são episódios engraçados recolhidos do diário de, pelo menos, duas crianças aprendendo a falar português brasileiro, entre 2 e 6 anos de idade. Foram recolhidos em situações variadas, em que a criança dá sinais de ter seguido caminhos inesperados no funcionamento linguístico-discursivo, fazendo, por exemplo, segmentações não usuais, permanecendo alheia ao valor ilocucionário de uma fala, interpretando literalmente uma expressão formulaica... Em tais ocasiões, a produção ou compreensão linguística da criança - estranhamente divergente - provoca o riso, ou pelo menos, supreende o interlocutor, que acha graça na fala da criança. Mas, na maioria das vezes, esta permanece indiferente ao efeito produzido por sua fala. O objetivo deste trabalho e analisar tais ocorrências, buscando identificar as distintas posições da criança em face da língua. Uma mudança de posição, de interpretada para intérprete de sua própria fala ou da fala do outro, é responsável pelos fenômenos que têm sido definidos como relevando das atividades metalinguísticas, durante a aquisição da língua materna.Universidade Estadual de Campinas2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTexto Avaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/866167910.20396/lil.v6i6.8661679Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 No. 6 (2000): jul./dez.; 27-61Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 3 Núm. 6 (2000): jul./dez.; 27-61Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 3 No 6 (2000): jul./dez.; 27-61Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 3 n. 6 (2000): jul./dez.; 27-612674-7375reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8661679/29948Brazil; Century XIX-XXBrasil; Siglo XIX-XXBrasil; Século XIX-XXCopyright (c) 2001 Línguas e Instrumentos Línguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFigueira , Rosa Attie2023-06-30T13:59:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8661679Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lilPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/oaipublabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br2674-73751519-4906opendoar:2023-06-30T13:59:49Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false |
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