Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jocyare Cristina Pereira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sandroni , Ana Carolina, Souza, Luciana Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671016
Resumo: The present study takes as a reflection proposal the reality of Brazilian Basic Education which reveals, according to statistics from the International Student Assessment Program (PISA) - 2018, considerable problems in relation to students' reading competence. Considering the Semantic-Enunciative theoretical perspective of Guimarães (2002, 2018), it proposes the Enunciative Reading Method (MEL) as a multidisciplinary pedagogy for the development of competences that concretely enable reading skills in any areas of knowledge. This device refers to the practice of reading texts that circulate in the social spheres of these students - whose theme is the approach to Culture and Regional/Local History of the counties - and to analysis procedures from an enunciative perspective.
id UNICAMP-32_e62bcd18cc461bded03b89b4f803b857
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671016
network_acronym_str UNICAMP-32
network_name_str Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teachingMétodo enunciativo de leitura (MEL): um diálogo entre a linguistica e o ensinoMétodo enunciativo de leitura (MEL): um diálogo entre a linguistica e o ensinoSemântica do acontecimentoMétodo enunciativo de leituraEnsinoEducação básicaSemântica do acontecimentoMétodo enunciativo de leituraEnsinoEducação básicaEvent semanticsEnunciative method of reading TeachingBasic educationThe present study takes as a reflection proposal the reality of Brazilian Basic Education which reveals, according to statistics from the International Student Assessment Program (PISA) - 2018, considerable problems in relation to students' reading competence. Considering the Semantic-Enunciative theoretical perspective of Guimarães (2002, 2018), it proposes the Enunciative Reading Method (MEL) as a multidisciplinary pedagogy for the development of competences that concretely enable reading skills in any areas of knowledge. This device refers to the practice of reading texts that circulate in the social spheres of these students - whose theme is the approach to Culture and Regional/Local History of the counties - and to analysis procedures from an enunciative perspective.O presente estudo toma como proposta de reflexão a realidade da Educação Básica brasileira que revela, segundo estatísticas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) - 2018, problemas consideráveis em relação à competência leitora dos estudantes. Considerando a perspectiva teórica Semântico-Enunciativa de Guimarães (2002, 2018), propõe o Método Enunciativo de Leitura (MEL) enquanto pedagogia multidisciplinar de desenvolvimento de competências que viabilizem, concretamente, habilidades leitoras em quaisquer áreas do conhecimento. Este dispositivo reporta-se à prática de leitura de textos que circulam nas esferas sociais desses alunos - cuja temática seja a abordagem à Cultura e História Regional/Local dos municípios - e a procedimentos de análise sob uma perspectiva enunciativa.O presente estudo toma como proposta de reflexão a realidade da Educação Básica brasileira que revela, segundo estatísticas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) - 2018, problemas consideráveis em relação à competência leitora dos estudantes. Considerando a perspectiva teórica Semântico-Enunciativa de Guimarães (2002, 2018), propõe o Método Enunciativo de Leitura (MEL) enquanto pedagogia multidisciplinar de desenvolvimento de competências que viabilizem, concretamente, habilidades leitoras em quaisquer áreas do conhecimento. Este dispositivo reporta-se à prática de leitura de textos que circulam nas esferas sociais desses alunos - cuja temática seja a abordagem à Cultura e História Regional/Local dos municípios - e a procedimentos de análise sob uma perspectiva enunciativa.Universidade Estadual de Campinas2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoAvaliado pelos paresAvaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/867101610.20396/lil.v25i50.8671016Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 No. 50 (2022): jul./dez.; 25-46Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 Núm. 50 (2022): jul./dez.; 25-46Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 25 No 50 (2022): jul./dez.; 25-46Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 25 n. 50 (2022): jul./dez.; 25-462674-7375reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671016/30772Brasil; Century XXIBrasil; Século XXIBrasil; Século XXICopyright (c) 2022 Línguas e Instrumentos Línguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jocyare Cristina Pereira deSandroni , Ana Carolina Souza, Luciana Teixeira de2023-06-30T13:24:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671016Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lilPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/oaipublabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br2674-73751519-4906opendoar:2023-06-30T13:24:32Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)false
dc.title.none.fl_str_mv Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching
Método enunciativo de leitura (MEL): um diálogo entre a linguistica e o ensino
Método enunciativo de leitura (MEL): um diálogo entre a linguistica e o ensino
title Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching
spellingShingle Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching
Souza, Jocyare Cristina Pereira de
Semântica do acontecimento
Método enunciativo de leitura
Ensino
Educação básica
Semântica do acontecimento
Método enunciativo de leitura
Ensino
Educação básica
Event semantics
Enunciative method of reading
Teaching
Basic education
title_short Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching
title_full Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching
title_fullStr Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching
title_full_unstemmed Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching
title_sort Ennuciative reading method: a dialogue between linguistics and teaching
author Souza, Jocyare Cristina Pereira de
author_facet Souza, Jocyare Cristina Pereira de
Sandroni , Ana Carolina
Souza, Luciana Teixeira de
author_role author
author2 Sandroni , Ana Carolina
Souza, Luciana Teixeira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jocyare Cristina Pereira de
Sandroni , Ana Carolina
Souza, Luciana Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Semântica do acontecimento
Método enunciativo de leitura
Ensino
Educação básica
Semântica do acontecimento
Método enunciativo de leitura
Ensino
Educação básica
Event semantics
Enunciative method of reading
Teaching
Basic education
topic Semântica do acontecimento
Método enunciativo de leitura
Ensino
Educação básica
Semântica do acontecimento
Método enunciativo de leitura
Ensino
Educação básica
Event semantics
Enunciative method of reading
Teaching
Basic education
description The present study takes as a reflection proposal the reality of Brazilian Basic Education which reveals, according to statistics from the International Student Assessment Program (PISA) - 2018, considerable problems in relation to students' reading competence. Considering the Semantic-Enunciative theoretical perspective of Guimarães (2002, 2018), it proposes the Enunciative Reading Method (MEL) as a multidisciplinary pedagogy for the development of competences that concretely enable reading skills in any areas of knowledge. This device refers to the practice of reading texts that circulate in the social spheres of these students - whose theme is the approach to Culture and Regional/Local History of the counties - and to analysis procedures from an enunciative perspective.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
Texto
Avaliado pelos pares
Avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671016
10.20396/lil.v25i50.8671016
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671016
identifier_str_mv 10.20396/lil.v25i50.8671016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8671016/30772
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Línguas e Instrumentos Línguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Línguas e Instrumentos Línguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Century XXI
Brasil; Século XXI
Brasil; Século XXI
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 No. 50 (2022): jul./dez.; 25-46
Línguas e Instrumentos Linguísticos; Vol. 25 Núm. 50 (2022): jul./dez.; 25-46
Línguas e Instrumentos Línguísticos; Vol. 25 No 50 (2022): jul./dez.; 25-46
Línguas e Instrumentos Linguísticos; v. 25 n. 50 (2022): jul./dez.; 25-46
2674-7375
reponame:Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
collection Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Línguas e Instrumentos Linguísticos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
repository.mail.fl_str_mv publabe@unicamp.br || ppec@unicamp.br
_version_ 1799942992787668992