Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baranauskas, Maria Cecília Calani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valente, José Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922
Resumo: Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.
id UNICAMP-33_0a7cac83645fc1174a9958073022225b
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/17922
network_acronym_str UNICAMP-33
network_name_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository_id_str
spelling Artificial Intelligence, Education and Social ResponsibilityInteligência Artificial, Educação e Responsabilidade SocialInteligência artificialCiência de dadosEducaçãoSucesso escolarArtificial intelligenceData scienceEducationSchool successEsta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.Universidade Estadual de Campinas2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresArtigo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1792210.20396/tsc.v9i2.17922Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 No. 2 (2022): Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility; 1-5Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 No 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 9 n. 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-52318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922/12574Portugal; 2018-2019Portugal; 2018-2019Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaranauskas, Maria Cecília CalaniValente, José Armando2023-11-24T19:11:33Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/17922Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2023-11-24T19:11:33Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social
title Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
spellingShingle Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
Baranauskas, Maria Cecília Calani
Inteligência artificial
Ciência de dados
Educação
Sucesso escolar
Artificial intelligence
Data science
Education
School success
title_short Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
title_full Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
title_fullStr Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
title_full_unstemmed Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
title_sort Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
author Baranauskas, Maria Cecília Calani
author_facet Baranauskas, Maria Cecília Calani
Valente, José Armando
author_role author
author2 Valente, José Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baranauskas, Maria Cecília Calani
Valente, José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Ciência de dados
Educação
Sucesso escolar
Artificial intelligence
Data science
Education
School success
topic Inteligência artificial
Ciência de dados
Educação
Sucesso escolar
Artificial intelligence
Data science
Education
School success
description Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
Artigo não avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922
10.20396/tsc.v9i2.17922
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922
identifier_str_mv 10.20396/tsc.v9i2.17922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922/12574
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Portugal; 2018-2019
Portugal; 2018-2019
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 No. 2 (2022): Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility; 1-5
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 No 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 9 n. 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5
2318-8839
reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
collection Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv tscnied@unicamp.br
_version_ 1801207167138660352