Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922 |
Resumo: | Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas. |
id |
UNICAMP-33_0a7cac83645fc1174a9958073022225b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/17922 |
network_acronym_str |
UNICAMP-33 |
network_name_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
Artificial Intelligence, Education and Social ResponsibilityInteligência Artificial, Educação e Responsabilidade SocialInteligência artificialCiência de dadosEducaçãoSucesso escolarArtificial intelligenceData scienceEducationSchool successEsta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.Universidade Estadual de Campinas2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresArtigo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1792210.20396/tsc.v9i2.17922Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 No. 2 (2022): Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility; 1-5Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 No 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 9 n. 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-52318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922/12574Portugal; 2018-2019Portugal; 2018-2019Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaranauskas, Maria Cecília CalaniValente, José Armando2023-11-24T19:11:33Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/17922Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2023-11-24T19:11:33Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social |
title |
Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility |
spellingShingle |
Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility Baranauskas, Maria Cecília Calani Inteligência artificial Ciência de dados Educação Sucesso escolar Artificial intelligence Data science Education School success |
title_short |
Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility |
title_full |
Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility |
title_fullStr |
Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility |
title_full_unstemmed |
Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility |
title_sort |
Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility |
author |
Baranauskas, Maria Cecília Calani |
author_facet |
Baranauskas, Maria Cecília Calani Valente, José Armando |
author_role |
author |
author2 |
Valente, José Armando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baranauskas, Maria Cecília Calani Valente, José Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência artificial Ciência de dados Educação Sucesso escolar Artificial intelligence Data science Education School success |
topic |
Inteligência artificial Ciência de dados Educação Sucesso escolar Artificial intelligence Data science Education School success |
description |
Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames. A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares Artigo não avaliado pelos pares Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922 10.20396/tsc.v9i2.17922 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922 |
identifier_str_mv |
10.20396/tsc.v9i2.17922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17922/12574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Portugal; 2018-2019 Portugal; 2018-2019 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 No. 2 (2022): Artificial Intelligence, Education and Social Responsibility; 1-5 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 Núm. 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 9 No 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 9 n. 2 (2022): Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social; 1-5 2318-8839 reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
collection |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tscnied@unicamp.br |
_version_ |
1801207167138660352 |