Computing in education, values and the educationally desirable
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14695 |
Resumo: | A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 7 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências futuras de tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade. A revista é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio da promoção do acesso livre à informação. Alinhada aos meios contemporâneos de construção, difusão e compartilhamento de conhecimento, a revista é veiculada e gerenciada pelo sistema SEER/OJS[1] instalado nos servidores do NIED. A propriedade Intelectual do conteúdo nela veiculado está oferecido sob Licença Creative Commons (CC-BY)[2]. Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 11 trabalhos assim distribuídos: seis artigos científicos, quatro relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (MS, PR, RJ, RS, SE, SP), além de um de Portugal. Os trabalhos envolvem questões da informática na educação em seus vários níveis... Confira o editorial completo no link "PDF". |
id |
UNICAMP-33_3324fce0511d47298632ce0746f97fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14695 |
network_acronym_str |
UNICAMP-33 |
network_name_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
Computing in education, values and the educationally desirableInformática na educação, valores e o educacionalmente desejávelAprendizagem criativaAmbiente virtual de aprendizagemPráticas pedagógicasPensamento computacionalEducação Mão na MassaRobótica educacionalConstrucionismoCreativity learningVirtual learning environmentPedagogical practicesComputational thinkingMaker EducationEducational roboticsConstrucionismA revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 7 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências futuras de tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade. A revista é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio da promoção do acesso livre à informação. Alinhada aos meios contemporâneos de construção, difusão e compartilhamento de conhecimento, a revista é veiculada e gerenciada pelo sistema SEER/OJS[1] instalado nos servidores do NIED. A propriedade Intelectual do conteúdo nela veiculado está oferecido sob Licença Creative Commons (CC-BY)[2]. Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 11 trabalhos assim distribuídos: seis artigos científicos, quatro relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (MS, PR, RJ, RS, SE, SP), além de um de Portugal. Os trabalhos envolvem questões da informática na educação em seus vários níveis... Confira o editorial completo no link "PDF".A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 7 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências futuras de tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade. A revista é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio da promoção do acesso livre à informação. Alinhada aos meios contemporâneos de construção, difusão e compartilhamento de conhecimento, a revista é veiculada e gerenciada pelo sistema SEER/OJS[1] instalado nos servidores do NIED. A propriedade Intelectual do conteúdo nela veiculado está oferecido sob Licença Creative Commons (CC-BY)[2]. Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 11 trabalhos assim distribuídos: seis artigos científicos, quatro relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (MS, PR, RJ, RS, SE, SP), além de um de Portugal. Os trabalhos envolvem questões da informática na educação em seus vários níveis... Confira o editorial completo no link "PDF".Universidade Estadual de Campinas2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresArtigo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1469510.20396/tsc.v7i1.14695Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 1 (2020); 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 1 (2020); 1-9Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 1 (2020); 1-92318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14695/9684Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBaranauskas, Maria Cecília CalaniValente, José Armando2022-02-03T08:16:35Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14695Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2022-02-03T08:16:35Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Computing in education, values and the educationally desirable Informática na educação, valores e o educacionalmente desejável |
title |
Computing in education, values and the educationally desirable |
spellingShingle |
Computing in education, values and the educationally desirable Baranauskas, Maria Cecília Calani Aprendizagem criativa Ambiente virtual de aprendizagem Práticas pedagógicas Pensamento computacional Educação Mão na Massa Robótica educacional Construcionismo Creativity learning Virtual learning environment Pedagogical practices Computational thinking Maker Education Educational robotics Construcionism |
title_short |
Computing in education, values and the educationally desirable |
title_full |
Computing in education, values and the educationally desirable |
title_fullStr |
Computing in education, values and the educationally desirable |
title_full_unstemmed |
Computing in education, values and the educationally desirable |
title_sort |
Computing in education, values and the educationally desirable |
author |
Baranauskas, Maria Cecília Calani |
author_facet |
Baranauskas, Maria Cecília Calani Valente, José Armando |
author_role |
author |
author2 |
Valente, José Armando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baranauskas, Maria Cecília Calani Valente, José Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem criativa Ambiente virtual de aprendizagem Práticas pedagógicas Pensamento computacional Educação Mão na Massa Robótica educacional Construcionismo Creativity learning Virtual learning environment Pedagogical practices Computational thinking Maker Education Educational robotics Construcionism |
topic |
Aprendizagem criativa Ambiente virtual de aprendizagem Práticas pedagógicas Pensamento computacional Educação Mão na Massa Robótica educacional Construcionismo Creativity learning Virtual learning environment Pedagogical practices Computational thinking Maker Education Educational robotics Construcionism |
description |
A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 7 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências futuras de tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade. A revista é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio da promoção do acesso livre à informação. Alinhada aos meios contemporâneos de construção, difusão e compartilhamento de conhecimento, a revista é veiculada e gerenciada pelo sistema SEER/OJS[1] instalado nos servidores do NIED. A propriedade Intelectual do conteúdo nela veiculado está oferecido sob Licença Creative Commons (CC-BY)[2]. Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 11 trabalhos assim distribuídos: seis artigos científicos, quatro relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (MS, PR, RJ, RS, SE, SP), além de um de Portugal. Os trabalhos envolvem questões da informática na educação em seus vários níveis... Confira o editorial completo no link "PDF". |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares Artigo não avaliado pelos pares Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14695 10.20396/tsc.v7i1.14695 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14695 |
identifier_str_mv |
10.20396/tsc.v7i1.14695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14695/9684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 1 (2020); 1-9 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 1 (2020); 1-9 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 1 (2020); 1-9 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 1 (2020); 1-9 2318-8839 reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
collection |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tscnied@unicamp.br |
_version_ |
1801207166950965248 |