Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baranauskas, Maria Cecília Calani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valente, José Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18539
Resumo: Esta edição resulta do fluxo regular de submissões de trabalhos à revista e inclui dois artigos científicos e dois relatos de experiência. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de ensino e pesquisa públicos e privado, de três diferentes estados da federação (PR, SP e RS). Os trabalhos envolvem aspectos relevantes da Informática na Educação, situados em vários níveis de educação (da educação básica ao ensino técnico e superior), com foco na formação interdisciplinar e interprofissional, todos em espaços educativos formais. As contribuições deste volume para o espaço de discussão da revista foram escritas por dezesseis autores afiliados a cinco universidades: USP e UNICAMP de SP, UFPR e UTFPR do PR e Unijuí do RS; ainda, uma coautora é docente da SME de Curitiba, PR.  O amalgama que une esses trabalhos é a interdisciplinaridade em suas diferentes faces e contornos: do fazer sentido da tecnologia ao professor em seu espaço de formação (de Lemke e Pansera-de-Araújo); das práticas de costura e customização integradas ao currículo de ciências e à educação ambiental via tecnologia (de Zago et al.); da experimentação remota para trabalhar conceitos relacionados a ciências atmosféricas (de Ferreira e Girotto Jr.); da necessidade da formação interprofissional (de Barbosa et al.).
id UNICAMP-33_745be3fe360dec655149e592a3343362
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/18539
network_acronym_str UNICAMP-33
network_name_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository_id_str
spelling Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & EducationInterdisciplinaridade: faces e contornos na Informática & EducaçãoInterdisciplinarityDigital Information and Communication TechnologiesKnowledge and Training of TeachersInterprofessional TrainingCurricular ComponentsInterdisciplinaridadeTecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoConhecimentos e Formação de ProfessoresFormação InterprofissionalComponentes CurricularesEsta edição resulta do fluxo regular de submissões de trabalhos à revista e inclui dois artigos científicos e dois relatos de experiência. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de ensino e pesquisa públicos e privado, de três diferentes estados da federação (PR, SP e RS). Os trabalhos envolvem aspectos relevantes da Informática na Educação, situados em vários níveis de educação (da educação básica ao ensino técnico e superior), com foco na formação interdisciplinar e interprofissional, todos em espaços educativos formais. As contribuições deste volume para o espaço de discussão da revista foram escritas por dezesseis autores afiliados a cinco universidades: USP e UNICAMP de SP, UFPR e UTFPR do PR e Unijuí do RS; ainda, uma coautora é docente da SME de Curitiba, PR.  O amalgama que une esses trabalhos é a interdisciplinaridade em suas diferentes faces e contornos: do fazer sentido da tecnologia ao professor em seu espaço de formação (de Lemke e Pansera-de-Araújo); das práticas de costura e customização integradas ao currículo de ciências e à educação ambiental via tecnologia (de Zago et al.); da experimentação remota para trabalhar conceitos relacionados a ciências atmosféricas (de Ferreira e Girotto Jr.); da necessidade da formação interprofissional (de Barbosa et al.).Esta edição resulta do fluxo regular de submissões de trabalhos à revista e inclui dois artigos científicos e dois relatos de experiência. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de ensino e pesquisa públicos e privado, de três diferentes estados da federação (PR, SP e RS). Os trabalhos envolvem aspectos relevantes da Informática na Educação, situados em vários níveis de educação (da educação básica ao ensino técnico e superior), com foco na formação interdisciplinar e interprofissional, todos em espaços educativos formais. As contribuições deste volume para o espaço de discussão da revista foram escritas por dezesseis autores afiliados a cinco universidades: USP e UNICAMP de SP, UFPR e UTFPR do PR e Unijuí do RS; ainda, uma coautora é docente da SME de Curitiba, PR.  O amalgama que une esses trabalhos é a interdisciplinaridade em suas diferentes faces e contornos: do fazer sentido da tecnologia ao professor em seu espaço de formação (de Lemke e Pansera-de-Araújo); das práticas de costura e customização integradas ao currículo de ciências e à educação ambiental via tecnologia (de Zago et al.); da experimentação remota para trabalhar conceitos relacionados a ciências atmosféricas (de Ferreira e Girotto Jr.); da necessidade da formação interprofissional (de Barbosa et al.).Universidade Estadual de Campinas2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresArtigo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1853910.20396/tsc.v10i1.18539Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No. 1 (2023): Interdisciplinarity - faces and contours in Informatics e Education; 1-7Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 Núm. 1 (2023): Interdisciplinaridade - faces e contornos na Informática e Educação; 1-7Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No 1 (2023): Interdisciplinaridade - faces e contornos na Informática e Educação; 1-7Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 10 n. 1 (2023): Interdisciplinaridade - faces e contornos na Informática e Educação; 1-72318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18539/13037Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaranauskas, Maria Cecília CalaniValente, José Armando2024-04-08T19:38:58Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/18539Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2024-04-08T19:38:58Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education
Interdisciplinaridade: faces e contornos na Informática & Educação
title Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education
spellingShingle Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education
Baranauskas, Maria Cecília Calani
Interdisciplinarity
Digital Information and Communication Technologies
Knowledge and Training of Teachers
Interprofessional Training
Curricular Components
Interdisciplinaridade
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Conhecimentos e Formação de Professores
Formação Interprofissional
Componentes Curriculares
title_short Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education
title_full Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education
title_fullStr Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education
title_full_unstemmed Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education
title_sort Interdisciplinarity: faces and contours in Informatics & Education
author Baranauskas, Maria Cecília Calani
author_facet Baranauskas, Maria Cecília Calani
Valente, José Armando
author_role author
author2 Valente, José Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baranauskas, Maria Cecília Calani
Valente, José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinarity
Digital Information and Communication Technologies
Knowledge and Training of Teachers
Interprofessional Training
Curricular Components
Interdisciplinaridade
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Conhecimentos e Formação de Professores
Formação Interprofissional
Componentes Curriculares
topic Interdisciplinarity
Digital Information and Communication Technologies
Knowledge and Training of Teachers
Interprofessional Training
Curricular Components
Interdisciplinaridade
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Conhecimentos e Formação de Professores
Formação Interprofissional
Componentes Curriculares
description Esta edição resulta do fluxo regular de submissões de trabalhos à revista e inclui dois artigos científicos e dois relatos de experiência. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de ensino e pesquisa públicos e privado, de três diferentes estados da federação (PR, SP e RS). Os trabalhos envolvem aspectos relevantes da Informática na Educação, situados em vários níveis de educação (da educação básica ao ensino técnico e superior), com foco na formação interdisciplinar e interprofissional, todos em espaços educativos formais. As contribuições deste volume para o espaço de discussão da revista foram escritas por dezesseis autores afiliados a cinco universidades: USP e UNICAMP de SP, UFPR e UTFPR do PR e Unijuí do RS; ainda, uma coautora é docente da SME de Curitiba, PR.  O amalgama que une esses trabalhos é a interdisciplinaridade em suas diferentes faces e contornos: do fazer sentido da tecnologia ao professor em seu espaço de formação (de Lemke e Pansera-de-Araújo); das práticas de costura e customização integradas ao currículo de ciências e à educação ambiental via tecnologia (de Zago et al.); da experimentação remota para trabalhar conceitos relacionados a ciências atmosféricas (de Ferreira e Girotto Jr.); da necessidade da formação interprofissional (de Barbosa et al.).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
Artigo não avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18539
10.20396/tsc.v10i1.18539
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18539
identifier_str_mv 10.20396/tsc.v10i1.18539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18539/13037
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No. 1 (2023): Interdisciplinarity - faces and contours in Informatics e Education; 1-7
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 Núm. 1 (2023): Interdisciplinaridade - faces e contornos na Informática e Educação; 1-7
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 10 No 1 (2023): Interdisciplinaridade - faces e contornos na Informática e Educação; 1-7
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 10 n. 1 (2023): Interdisciplinaridade - faces e contornos na Informática e Educação; 1-7
2318-8839
reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
collection Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv tscnied@unicamp.br
_version_ 1801207167165923328