Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
DOI: | 10.20396/tsc.v3i1.14477 |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477 |
Resumo: | Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling). |
id |
UNICAMP-33_9eb0d97dc0ea6d5a3a33b823e0e1e28a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14477 |
network_acronym_str |
UNICAMP-33 |
network_name_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
spelling |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narrativesInterfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativasInterface tangívelDesignAmbientes educacionaisTangible interfaceDesignEducational environmentsContar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).Universidade Estadual de Campinas2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo não avaliado pelos paresResumo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1447710.20396/tsc.v3i1.14477Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 No. 1 (2015); 104-107Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 Núm. 1 (2015); 104-107Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 No 1 (2015); 104-107Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 3 n. 1 (2015); 104-1072318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477/9490Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGutiérrez, Julián2022-02-03T10:57:00Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14477Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2022-02-03T10:57Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives Interfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativas |
title |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives |
spellingShingle |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives Gutiérrez, Julián Interface tangível Design Ambientes educacionais Tangible interface Design Educational environments Gutiérrez, Julián Interface tangível Design Ambientes educacionais Tangible interface Design Educational environments |
title_short |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives |
title_full |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives |
title_fullStr |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives |
title_full_unstemmed |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives |
title_sort |
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives |
author |
Gutiérrez, Julián |
author_facet |
Gutiérrez, Julián Gutiérrez, Julián |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gutiérrez, Julián |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interface tangível Design Ambientes educacionais Tangible interface Design Educational environments |
topic |
Interface tangível Design Ambientes educacionais Tangible interface Design Educational environments |
description |
Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo não avaliado pelos pares Resumo não avaliado pelos pares Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477 10.20396/tsc.v3i1.14477 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477 |
identifier_str_mv |
10.20396/tsc.v3i1.14477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477/9490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 No. 1 (2015); 104-107 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 Núm. 1 (2015); 104-107 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 No 1 (2015); 104-107 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 3 n. 1 (2015); 104-107 2318-8839 reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
collection |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tscnied@unicamp.br |
_version_ |
1822178950466502656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/tsc.v3i1.14477 |