Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez, Julián
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
DOI: 10.20396/tsc.v3i1.14477
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477
Resumo: Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).
id UNICAMP-33_9eb0d97dc0ea6d5a3a33b823e0e1e28a
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14477
network_acronym_str UNICAMP-33
network_name_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
spelling Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narrativesInterfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativasInterface tangívelDesignAmbientes educacionaisTangible interfaceDesignEducational environmentsContar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).Universidade Estadual de Campinas2015-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo não avaliado pelos paresResumo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1447710.20396/tsc.v3i1.14477Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 No. 1 (2015); 104-107Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 Núm. 1 (2015); 104-107Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 No 1 (2015); 104-107Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 3 n. 1 (2015); 104-1072318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477/9490Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGutiérrez, Julián2022-02-03T10:57:00Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14477Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2022-02-03T10:57Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
Interfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativas
title Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
spellingShingle Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
Gutiérrez, Julián
Interface tangível
Design
Ambientes educacionais
Tangible interface
Design
Educational environments
Gutiérrez, Julián
Interface tangível
Design
Ambientes educacionais
Tangible interface
Design
Educational environments
title_short Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
title_full Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
title_fullStr Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
title_full_unstemmed Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
title_sort Tangible interfaces and the design of educational environments for the co-construction of narratives
author Gutiérrez, Julián
author_facet Gutiérrez, Julián
Gutiérrez, Julián
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutiérrez, Julián
dc.subject.por.fl_str_mv Interface tangível
Design
Ambientes educacionais
Tangible interface
Design
Educational environments
topic Interface tangível
Design
Ambientes educacionais
Tangible interface
Design
Educational environments
description Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo não avaliado pelos pares
Resumo não avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477
10.20396/tsc.v3i1.14477
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477
identifier_str_mv 10.20396/tsc.v3i1.14477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477/9490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 No. 1 (2015); 104-107
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 Núm. 1 (2015); 104-107
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 3 No 1 (2015); 104-107
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 3 n. 1 (2015); 104-107
2318-8839
reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
collection Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv tscnied@unicamp.br
_version_ 1822178950466502656
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/tsc.v3i1.14477