Teacher training and maker education: the challenge of developing skills

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Eliton Meireles de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14852
Resumo: The thesis discussed a Teacher Training that would promote the development of skills for working with Maker Education, under the influence of the Maker Movement. The research data came from a field study carried out between 2015 and 2019, in the Fab Lab Livre Program in São Paulo, and also from immersions in educational Makers spaces, in the North American States of New York and California, provided by a sandwich doctoral internship at Stanford University. Formulating new teaching competencies, necessary for the educational and maker practice, the research concludes indicating ways for a new Teacher Formation that corroborates to recover the pedagogical use of contemporary technological elements in the development of a transformative praxis. Confira a participação do autor em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ
id UNICAMP-33_cd91052dcb29b00a463bdccae735c968
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14852
network_acronym_str UNICAMP-33
network_name_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository_id_str
spelling Teacher training and maker education: the challenge of developing skillsFormação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competênciasTeacher educationMaker educationFab labMaker classroom managementTeaching competenciesFormação de professoresEducação makerFab labGestão de sala de aula makerCompetências docentesThe thesis discussed a Teacher Training that would promote the development of skills for working with Maker Education, under the influence of the Maker Movement. The research data came from a field study carried out between 2015 and 2019, in the Fab Lab Livre Program in São Paulo, and also from immersions in educational Makers spaces, in the North American States of New York and California, provided by a sandwich doctoral internship at Stanford University. Formulating new teaching competencies, necessary for the educational and maker practice, the research concludes indicating ways for a new Teacher Formation that corroborates to recover the pedagogical use of contemporary technological elements in the development of a transformative praxis. Confira a participação do autor em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQA tese discutiu sobre uma Formação Docente que promovesse o desenvolvimento de competências para o trabalho com a Educação Maker, sob a influência do Movimento Maker. Os dados da pesquisa procederam de um estudo de campo realizado entre 2015 e 2019, no Programa Fab Lab Livre de São Paulo e, ainda, de imersões em espaços Makers educacionais, nos Estados Norte-Americanos de New York e da Califórnia, propiciado por um estágio de doutorado sanduíche na Stanford University. Formulando novas competências docentes, necessárias à prática educativa e maker, a pesquisa conclui indicando caminhos para uma nova Formação Docente que corrobore para reaver a utilização pedagógica de elementos tecnológicos contemporâneos no desenvolvimento de uma práxis transformadora. Confira a participação do autor em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQUniversidade Estadual de Campinas2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo não avaliado pelos paresResumo não avaliado pelos paresTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/1485210.20396/tsc.v7i2.14852Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 185 - 188Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 185 - 188Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 185 - 188Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 185 - 1882318-8839reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimentoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14852/9884Brazil; 2015-2019Brasil; 2015-2019Copyright (c) 2020 Tecnologias, Sociedade e Conhecimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Eliton Meireles de2021-04-07T20:00:10Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/14852Revistahttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tscPUBhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/oaitscnied@unicamp.br2318-88392318-8839opendoar:2021-04-07T20:00:10Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher training and maker education: the challenge of developing skills
Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências
title Teacher training and maker education: the challenge of developing skills
spellingShingle Teacher training and maker education: the challenge of developing skills
Moura, Eliton Meireles de
Teacher education
Maker education
Fab lab
Maker classroom management
Teaching competencies
Formação de professores
Educação maker
Fab lab
Gestão de sala de aula maker
Competências docentes
title_short Teacher training and maker education: the challenge of developing skills
title_full Teacher training and maker education: the challenge of developing skills
title_fullStr Teacher training and maker education: the challenge of developing skills
title_full_unstemmed Teacher training and maker education: the challenge of developing skills
title_sort Teacher training and maker education: the challenge of developing skills
author Moura, Eliton Meireles de
author_facet Moura, Eliton Meireles de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Eliton Meireles de
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher education
Maker education
Fab lab
Maker classroom management
Teaching competencies
Formação de professores
Educação maker
Fab lab
Gestão de sala de aula maker
Competências docentes
topic Teacher education
Maker education
Fab lab
Maker classroom management
Teaching competencies
Formação de professores
Educação maker
Fab lab
Gestão de sala de aula maker
Competências docentes
description The thesis discussed a Teacher Training that would promote the development of skills for working with Maker Education, under the influence of the Maker Movement. The research data came from a field study carried out between 2015 and 2019, in the Fab Lab Livre Program in São Paulo, and also from immersions in educational Makers spaces, in the North American States of New York and California, provided by a sandwich doctoral internship at Stanford University. Formulating new teaching competencies, necessary for the educational and maker practice, the research concludes indicating ways for a new Teacher Formation that corroborates to recover the pedagogical use of contemporary technological elements in the development of a transformative praxis. Confira a participação do autor em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo não avaliado pelos pares
Resumo não avaliado pelos pares
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14852
10.20396/tsc.v7i2.14852
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14852
identifier_str_mv 10.20396/tsc.v7i2.14852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14852/9884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 2015-2019
Brasil; 2015-2019
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 185 - 188
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 185 - 188
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; Vol. 7 No 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 185 - 188
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento; v. 7 n. 2 (2020): Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica; 185 - 188
2318-8839
reponame:Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
collection Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
repository.name.fl_str_mv Tecnologias, Sociedade e Conhecimento - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv tscnied@unicamp.br
_version_ 1801207166991859712