Transdisciplinaridade: a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freire, Patricia de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175
Resumo: Introdução: Reflexões sobre a unidade do conhecimento tiveram lugar em diversos momentos da história. A ciência moderna, no entanto, traz em sua esteira a questão da especialização disciplinar, que causou profunda mudança na busca pelo conhecimento científico. A nova ordem disciplinar, cada vez mais especializada, dificultava a visão integrada da ciência e do conhecimento, levando a um distanciamento das várias realidades contidas em um mesmo problema ou circunstância e até mesmo desconsiderava a integração necessárias entre os saberes. Objetivos: Para compreender a relevância de buscar todos os aspectos de uma mesma situação, essa pesquisa tem como objetivo aprofundar as contribuições e entendimentos de alguns dos primeiros pensadores que trataram sobre a unidade do conhecimento, estendendo-se até Kurt Gödel, considerado o pai da transdisciplinaridade e ao Modo 2 de produção de conhecimento de Michael Gibbons. Método: Esse estudo consiste em uma pesquisa interpretativista, qualitativa, resultando em uma revisão crítica de literatura, que sintetizou as informações por meio de avaliação e discussão aprofundada sobre a unidade do conhecimento científico e tecnológico. Resultados: Unidade do conhecimento refere-se ao fato de que o conhecimento condicionado só pode alcançar sua integridade por meio do conhecimento incondicionado, este último não apenas um agregado contingencial, mas um sistema indispensável para a completa identidade do conhecimento condicionado.  Conclusão: A transdisciplinaridade, Nesse aspecto, é a busca da unidade do conhecimento, além das fronteiras disciplinares, a fim de captar toda a complexidade da Realidade multidimensional e a multirreferencial do elemento condicionado.
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spelling Transdisciplinaridade: a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico Transdisciplinarity: the search for the unit of scientific and technological knowledgeKnowledge unityTransdisciplinarityScientific and technological knowledgeUnidade do conhecimentoTransdisciplinaridadeConhecimento científico e tecnológicoIntrodução: Reflexões sobre a unidade do conhecimento tiveram lugar em diversos momentos da história. A ciência moderna, no entanto, traz em sua esteira a questão da especialização disciplinar, que causou profunda mudança na busca pelo conhecimento científico. A nova ordem disciplinar, cada vez mais especializada, dificultava a visão integrada da ciência e do conhecimento, levando a um distanciamento das várias realidades contidas em um mesmo problema ou circunstância e até mesmo desconsiderava a integração necessárias entre os saberes. Objetivos: Para compreender a relevância de buscar todos os aspectos de uma mesma situação, essa pesquisa tem como objetivo aprofundar as contribuições e entendimentos de alguns dos primeiros pensadores que trataram sobre a unidade do conhecimento, estendendo-se até Kurt Gödel, considerado o pai da transdisciplinaridade e ao Modo 2 de produção de conhecimento de Michael Gibbons. Método: Esse estudo consiste em uma pesquisa interpretativista, qualitativa, resultando em uma revisão crítica de literatura, que sintetizou as informações por meio de avaliação e discussão aprofundada sobre a unidade do conhecimento científico e tecnológico. Resultados: Unidade do conhecimento refere-se ao fato de que o conhecimento condicionado só pode alcançar sua integridade por meio do conhecimento incondicionado, este último não apenas um agregado contingencial, mas um sistema indispensável para a completa identidade do conhecimento condicionado.  Conclusão: A transdisciplinaridade, Nesse aspecto, é a busca da unidade do conhecimento, além das fronteiras disciplinares, a fim de captar toda a complexidade da Realidade multidimensional e a multirreferencial do elemento condicionado.Introduction: Reflections on the unity of knowledge have taken place at various times in history. Modern science, however, brings in its wake the issue of disciplinary specialization, which caused a profound change in the search for scientific knowledge. The new disciplinary order, increasingly specialized, hindered the integrated vision of science and knowledge, leading to a distancing from the various realities contained in the same problem or circumstance, and even disregarding the necessary integration between knowledges. Objectives: To understand the relevance of searching for all aspects of the same situation, this research aims to deepen the contributions and understandings of some of the first thinkers who dealt with the unity of knowledge, extending to Kurt Gödel, considered as the father of transdisciplinarity, and to Mode 2 of knowledge production by Michael Gibbons. Method: This study consists of an interpretativist, qualitative research, resulting in a critical literature review, which synthesized the information through evaluation and in-depth discussion about the unity of scientific and technological knowledge. Results: Unity of knowledge refers to the fact that conditioned knowledge can only achieve its integrity through unconditioned knowledge, the latter not merely a contingent aggregate, but an indispensable system for the complete identity of conditioned knowledge.   Conclusion: Transdisciplinarity, in this aspect, is the search for the unity of knowledge, beyond disciplinary boundaries, in order to capture all the complexity of the multidimensional and the multi-referential Reality of the conditioned element.Universidade Estadual de Campinas2022-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/htmlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/867017510.20396/rdbci.v20i00.8670175RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 20 (2022): Countinous Publication; e022016RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 20 (2022): Publicação Contínua; e0220161678-765Xreponame:Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175/29660https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175/29661https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175/29662https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175/29743Global; ContemporâneoGlobal; ContemporaryCopyright (c) 2022 Lillian M. A. de R. Alvares, Patricia de Sá Freirehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende Freire, Patricia de Sá 2023-12-29T18:07:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670175Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbciPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oaippec@unicamp.br||gilbfe@unicamp.br|| rdbci@unicamp.br|| danif@unicamp.br1678-765X1678-765Xopendoar:2023-12-29T18:07:41Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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