Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freire, Patricia de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45244
https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670175
https://orcid.org/0000-0002-8920-0150
https://orcid.org/0000-0002-9259-682X
Resumo: Introdução: Reflexões sobre a unidade do conhecimento tiveram lugar em diversos momentos da história. A ciência moderna, no entanto, traz em sua esteira a questão da especialização disciplinar, que causou profunda mudança na busca pelo conhecimento científico. A nova ordem disciplinar, cada vez mais especializada, dificultava a visão integrada da ciência e do conhecimento, levando a um distanciamento das várias realidades contidas em um mesmo problema ou circunstância e até mesmo desconsiderava a integração necessárias entre os saberes. Objetivos: Para compreender a relevância de buscar todos os aspectos de uma mesma situação, essa pesquisa tem como objetivo aprofundar as contribuições e entendimentos de alguns dos primeiros pensadores que trataram sobre a unidade do conhecimento, estendendo-se até Kurt Gödel, considerado o pai da transdisciplinaridade e ao Modo 2 de produção de conhecimento de Michael Gibbons. Método: Esse estudo consiste em uma pesquisa interpretativista, qualitativa, resultando em uma revisão crítica de literatura, que sintetizou as informações por meio de avaliação e discussão aprofundada sobre a unidade do conhecimento científico e tecnológico. Resultados: Unidade do conhecimento refere-se ao fato de que o conhecimento condicionado só pode alcançar sua integridade por meio do conhecimento incondicionado, este último não apenas um agregado contingencial, mas um sistema indispensável para a completa identidade do conhecimento condicionado. Conclusão: A transdisciplinaridade, Nesse aspecto, é a busca da unidade do conhecimento, além das fronteiras disciplinares, a fim de captar toda a complexidade da Realidade multidimensional e a multirreferencial do elemento condicionado.
id UNB_8fbf5ed54ad27edcace1ffc41ce707b2
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45244
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Alvares, Lillian Maria Araújo de RezendeFreire, Patricia de Sámailto:lillianalvares@unb.brmailto:patricia.sa.freire@ufsc.br2022-12-01T22:16:16Z2022-12-01T22:16:16Z2022-07-29ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; FREIRE, Patricia de Sá. Transdisciplinaridade: a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 20, n. 00, p. e022016, 2022. DOI 10.20396/rdbci.v20i00.8670175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175. Acesso em: 01 dez. 2022. __________________________________________________________________________________________________________________ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; FREIRE, Patricia de Sá. Transdisciplinarity: the search for the unity of scientific and technological knowledge. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 20, n. 00, p. e022016, 2022. DOI 10.20396/rdbci.v20i00.8670175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175/29661. Acesso em: 01 dez. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45244https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670175https://orcid.org/0000-0002-8920-0150https://orcid.org/0000-0002-9259-682XIntrodução: Reflexões sobre a unidade do conhecimento tiveram lugar em diversos momentos da história. A ciência moderna, no entanto, traz em sua esteira a questão da especialização disciplinar, que causou profunda mudança na busca pelo conhecimento científico. A nova ordem disciplinar, cada vez mais especializada, dificultava a visão integrada da ciência e do conhecimento, levando a um distanciamento das várias realidades contidas em um mesmo problema ou circunstância e até mesmo desconsiderava a integração necessárias entre os saberes. Objetivos: Para compreender a relevância de buscar todos os aspectos de uma mesma situação, essa pesquisa tem como objetivo aprofundar as contribuições e entendimentos de alguns dos primeiros pensadores que trataram sobre a unidade do conhecimento, estendendo-se até Kurt Gödel, considerado o pai da transdisciplinaridade e ao Modo 2 de produção de conhecimento de Michael Gibbons. Método: Esse estudo consiste em uma pesquisa interpretativista, qualitativa, resultando em uma revisão crítica de literatura, que sintetizou as informações por meio de avaliação e discussão aprofundada sobre a unidade do conhecimento científico e tecnológico. Resultados: Unidade do conhecimento refere-se ao fato de que o conhecimento condicionado só pode alcançar sua integridade por meio do conhecimento incondicionado, este último não apenas um agregado contingencial, mas um sistema indispensável para a completa identidade do conhecimento condicionado. Conclusão: A transdisciplinaridade, Nesse aspecto, é a busca da unidade do conhecimento, além das fronteiras disciplinares, a fim de captar toda a complexidade da Realidade multidimensional e a multirreferencial do elemento condicionado.Introduction: Reflections on the unity of knowledge have taken place at various times in history. Modern science, however, brings in its wake the issue of disciplinary specialization, which caused a profound change in the search for scientific knowledge. The new disciplinary order, increasingly specialized, hindered the integrated vision of science and knowledge, leading to a distancing from the various realities contained in the same problem or circumstance, and even disregarding the necessary integration between knowledges. Objectives: To understand the relevance of searching for all aspects of the same situation, this research aims to deepen the contributions and understandings of some of the first thinkers who dealt with the unity of knowledge, extending to Kurt Gödel, considered as the father of transdisciplinarity, and to Mode 2 of knowledge production by Michael Gibbons. Method: This study consists of an interpretativist, qualitative research, resulting in a critical literature review, which synthesized the information through evaluation and in-depth discussion about the unity of scientific and technological knowledge. Results: Unity of knowledge refers to the fact that conditioned knowledge can only achieve its integrity through unconditioned knowledge, the latter not merely a contingent aggregate, but an indispensable system for the complete identity of conditioned knowledge. Conclusion: Transdisciplinarity, in this aspect, is the search for the unity of knowledge, beyond disciplinary boundaries, in order to capture all the complexity of the multidimensional and the multi-referential Reality of the conditioned element.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Universidade Estadual de CampinasA RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação utiliza a licença do Creative Commons (CC) BY, preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições. Fonte: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/copyright. Acesso em: 01 dez. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessTransdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológicoTransdisciplinarity : the search for the unity of scientific and technological knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTransdisciplinaridadeConhecimento científicoConhecimento tecnológicoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_TransdisciplinaridadeBuscaUnidade.pdfARTIGO_TransdisciplinaridadeBuscaUnidade.pdfapplication/pdf507440http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45244/1/ARTIGO_TransdisciplinaridadeBuscaUnidade.pdff467290a5fc51ea45ffedd58ab0d1939MD51open accessARTIGO_TransdisciplinaritySearchUnity.pdfARTIGO_TransdisciplinaritySearchUnity.pdfapplication/pdf664353http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45244/2/ARTIGO_TransdisciplinaritySearchUnity.pdf76036f5809d8ed356d6e02a45577ceecMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain176http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45244/3/license.txt6362826ab61776e0a9f64300c9b3e97eMD53open access10482/452442023-07-03 16:38:09.811open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45244U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-03T19:38:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Transdisciplinarity : the search for the unity of scientific and technological knowledge
title Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico
spellingShingle Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico
Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Transdisciplinaridade
Conhecimento científico
Conhecimento tecnológico
title_short Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico
title_full Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico
title_fullStr Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico
title_full_unstemmed Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico
title_sort Transdisciplinaridade : a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico
author Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
author_facet Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Freire, Patricia de Sá
author_role author
author2 Freire, Patricia de Sá
author2_role author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv mailto:lillianalvares@unb.br
mailto:patricia.sa.freire@ufsc.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Freire, Patricia de Sá
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Transdisciplinaridade
Conhecimento científico
Conhecimento tecnológico
topic Transdisciplinaridade
Conhecimento científico
Conhecimento tecnológico
description Introdução: Reflexões sobre a unidade do conhecimento tiveram lugar em diversos momentos da história. A ciência moderna, no entanto, traz em sua esteira a questão da especialização disciplinar, que causou profunda mudança na busca pelo conhecimento científico. A nova ordem disciplinar, cada vez mais especializada, dificultava a visão integrada da ciência e do conhecimento, levando a um distanciamento das várias realidades contidas em um mesmo problema ou circunstância e até mesmo desconsiderava a integração necessárias entre os saberes. Objetivos: Para compreender a relevância de buscar todos os aspectos de uma mesma situação, essa pesquisa tem como objetivo aprofundar as contribuições e entendimentos de alguns dos primeiros pensadores que trataram sobre a unidade do conhecimento, estendendo-se até Kurt Gödel, considerado o pai da transdisciplinaridade e ao Modo 2 de produção de conhecimento de Michael Gibbons. Método: Esse estudo consiste em uma pesquisa interpretativista, qualitativa, resultando em uma revisão crítica de literatura, que sintetizou as informações por meio de avaliação e discussão aprofundada sobre a unidade do conhecimento científico e tecnológico. Resultados: Unidade do conhecimento refere-se ao fato de que o conhecimento condicionado só pode alcançar sua integridade por meio do conhecimento incondicionado, este último não apenas um agregado contingencial, mas um sistema indispensável para a completa identidade do conhecimento condicionado. Conclusão: A transdisciplinaridade, Nesse aspecto, é a busca da unidade do conhecimento, além das fronteiras disciplinares, a fim de captar toda a complexidade da Realidade multidimensional e a multirreferencial do elemento condicionado.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T22:16:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-01T22:16:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; FREIRE, Patricia de Sá. Transdisciplinaridade: a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 20, n. 00, p. e022016, 2022. DOI 10.20396/rdbci.v20i00.8670175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175. Acesso em: 01 dez. 2022. __________________________________________________________________________________________________________________
ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; FREIRE, Patricia de Sá. Transdisciplinarity: the search for the unity of scientific and technological knowledge. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 20, n. 00, p. e022016, 2022. DOI 10.20396/rdbci.v20i00.8670175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175/29661. Acesso em: 01 dez. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45244
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670175
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8920-0150
https://orcid.org/0000-0002-9259-682X
identifier_str_mv ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; FREIRE, Patricia de Sá. Transdisciplinaridade: a busca pela unidade do conhecimento científico e tecnológico. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 20, n. 00, p. e022016, 2022. DOI 10.20396/rdbci.v20i00.8670175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175. Acesso em: 01 dez. 2022. __________________________________________________________________________________________________________________
ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; FREIRE, Patricia de Sá. Transdisciplinarity: the search for the unity of scientific and technological knowledge. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 20, n. 00, p. e022016, 2022. DOI 10.20396/rdbci.v20i00.8670175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670175/29661. Acesso em: 01 dez. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45244
https://doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670175
https://orcid.org/0000-0002-8920-0150
https://orcid.org/0000-0002-9259-682X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45244/1/ARTIGO_TransdisciplinaridadeBuscaUnidade.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45244/2/ARTIGO_TransdisciplinaritySearchUnity.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45244/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f467290a5fc51ea45ffedd58ab0d1939
76036f5809d8ed356d6e02a45577ceec
6362826ab61776e0a9f64300c9b3e97e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864196541906944