Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Juliano Bitencourt
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Marcos César Pereira, Zocche, Jairo José, Ribeiro, André Luiz Martins, De Cezaro, Hérom Silva, Pavei, Diego Dias, Carrer, Lauro, Ostetto, Lucy Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Arqueologia Pública
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652572
Resumo: Este artigo socializa os resultados do projeto de extensão aprovado pelo edital n. 3 2016 da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), intitulado “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os pequenos a valorizar e preservar o patrimônio”. O projeto foi desenvolvido em parceria com o museu de arqueologia e a Secretaria de Educação em turmas de ensino fundamental I da escola municipal José Réus, localizada no município de Balneário Rincão, sul de Santa Catarina. Buscou-se por meio da Educação Patrimonial envolver a comunidade escolar, professores e alunos para conscientizá-los da importância da preservação dos sítios arqueológicos localizados no município, os quais se colocam como um patrimônio a ser valorizado e preservado pela comunidade. A metodologia utilizada incluiu oficinas, palestras e saída de campo com foco na cultura material pré-histórica e histórica da região, a função do arqueólogo e as atividades desenvolvidas no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS/UNESC). Foi salientado o papel do museu arqueológico do município na preservação do patrimônio local. Reiteramos que projetos como este contribuem para que o patrimônio local continue sendo reconhecido a partir do momento que dialoga com a comunidade, colocando-a como parceira neste processo de preservação e salvaguarda.
id UNICAMP-5_53f11d27783ebadda025381c2aa2bd78
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652572
network_acronym_str UNICAMP-5
network_name_str Revista de Arqueologia Pública
repository_id_str
spelling Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológicoPré-história. História. Educação patrimonial. Arqueologia. Sambaqui.Este artigo socializa os resultados do projeto de extensão aprovado pelo edital n. 3 2016 da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), intitulado “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os pequenos a valorizar e preservar o patrimônio”. O projeto foi desenvolvido em parceria com o museu de arqueologia e a Secretaria de Educação em turmas de ensino fundamental I da escola municipal José Réus, localizada no município de Balneário Rincão, sul de Santa Catarina. Buscou-se por meio da Educação Patrimonial envolver a comunidade escolar, professores e alunos para conscientizá-los da importância da preservação dos sítios arqueológicos localizados no município, os quais se colocam como um patrimônio a ser valorizado e preservado pela comunidade. A metodologia utilizada incluiu oficinas, palestras e saída de campo com foco na cultura material pré-histórica e histórica da região, a função do arqueólogo e as atividades desenvolvidas no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS/UNESC). Foi salientado o papel do museu arqueológico do município na preservação do patrimônio local. Reiteramos que projetos como este contribuem para que o patrimônio local continue sendo reconhecido a partir do momento que dialoga com a comunidade, colocando-a como parceira neste processo de preservação e salvaguarda.Universidade Estadual de Campinas2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/865257210.20396/rap.v12i1.8652572Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 No. 1[20] (2018); 3-13Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 Núm. 1[20] (2018); 3-13Revista Arqueologia Pública; v. 12 n. 1[20] (2018); 3-132237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652572/18366Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Juliano BitencourtSantos, Marcos César PereiraZocche, Jairo JoséRibeiro, André Luiz MartinsDe Cezaro, Hérom SilvaPavei, Diego DiasCarrer, LauroOstetto, Lucy Cristina2020-01-29T13:53:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8652572Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2020-01-29T13:53:41Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico
title Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico
spellingShingle Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico
Campos, Juliano Bitencourt
Pré-história. História. Educação patrimonial. Arqueologia. Sambaqui.
title_short Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico
title_full Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico
title_fullStr Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico
title_full_unstemmed Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico
title_sort Ações de educação patrimonial no extremo sul catarinense: incentivando a escola a preservar o patrimônio arqueológico
author Campos, Juliano Bitencourt
author_facet Campos, Juliano Bitencourt
Santos, Marcos César Pereira
Zocche, Jairo José
Ribeiro, André Luiz Martins
De Cezaro, Hérom Silva
Pavei, Diego Dias
Carrer, Lauro
Ostetto, Lucy Cristina
author_role author
author2 Santos, Marcos César Pereira
Zocche, Jairo José
Ribeiro, André Luiz Martins
De Cezaro, Hérom Silva
Pavei, Diego Dias
Carrer, Lauro
Ostetto, Lucy Cristina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Juliano Bitencourt
Santos, Marcos César Pereira
Zocche, Jairo José
Ribeiro, André Luiz Martins
De Cezaro, Hérom Silva
Pavei, Diego Dias
Carrer, Lauro
Ostetto, Lucy Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-história. História. Educação patrimonial. Arqueologia. Sambaqui.
topic Pré-história. História. Educação patrimonial. Arqueologia. Sambaqui.
description Este artigo socializa os resultados do projeto de extensão aprovado pelo edital n. 3 2016 da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), intitulado “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os pequenos a valorizar e preservar o patrimônio”. O projeto foi desenvolvido em parceria com o museu de arqueologia e a Secretaria de Educação em turmas de ensino fundamental I da escola municipal José Réus, localizada no município de Balneário Rincão, sul de Santa Catarina. Buscou-se por meio da Educação Patrimonial envolver a comunidade escolar, professores e alunos para conscientizá-los da importância da preservação dos sítios arqueológicos localizados no município, os quais se colocam como um patrimônio a ser valorizado e preservado pela comunidade. A metodologia utilizada incluiu oficinas, palestras e saída de campo com foco na cultura material pré-histórica e histórica da região, a função do arqueólogo e as atividades desenvolvidas no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS/UNESC). Foi salientado o papel do museu arqueológico do município na preservação do patrimônio local. Reiteramos que projetos como este contribuem para que o patrimônio local continue sendo reconhecido a partir do momento que dialoga com a comunidade, colocando-a como parceira neste processo de preservação e salvaguarda.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652572
10.20396/rap.v12i1.8652572
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652572
identifier_str_mv 10.20396/rap.v12i1.8652572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8652572/18366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Arqueologia Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 No. 1[20] (2018); 3-13
Revista Arqueologia Pública; Vol. 12 Núm. 1[20] (2018); 3-13
Revista Arqueologia Pública; v. 12 n. 1[20] (2018); 3-13
2237-8294
reponame:Revista de Arqueologia Pública
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista de Arqueologia Pública
collection Revista de Arqueologia Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv rap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br
_version_ 1809280613819088896