“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamanini, Elizabete
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Peixer, Zilma Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Arqueologia Pública
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808
Resumo: Nesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação, educação popular e educação patrimonial, consubstanciado pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial na Serra Catarinense. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, do qual existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo da cultura material e o trabalho com educação popular podem nos propiciar.
id UNICAMP-5_8698d1ee729f7ec7d3cf0a8062204b78
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635808
network_acronym_str UNICAMP-5
network_name_str Revista de Arqueologia Pública
repository_id_str
spelling “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra CatarinenseNesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação, educação popular e educação patrimonial, consubstanciado pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial na Serra Catarinense. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, do qual existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo da cultura material e o trabalho com educação popular podem nos propiciar.Universidade Estadual de Campinas2015-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/863580810.20396/rap.v2i1.8635808Revista Arqueologia Pública; Vol. 2 No. 1[2] (2007); 23-32Revista Arqueologia Pública; Vol. 2 Núm. 1[2] (2007); 23-32Revista Arqueologia Pública; v. 2 n. 1[2] (2007); 23-322237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808/3512Copyright (c) 2007 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, ElizabetePeixer, Zilma Isabel2018-01-29T10:13:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635808Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2018-01-29T10:13:58Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
title “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
spellingShingle “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
Tamanini, Elizabete
Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra Catarinense
title_short “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
title_full “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
title_fullStr “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
title_full_unstemmed “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
title_sort “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
author Tamanini, Elizabete
author_facet Tamanini, Elizabete
Peixer, Zilma Isabel
author_role author
author2 Peixer, Zilma Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tamanini, Elizabete
Peixer, Zilma Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra Catarinense
topic Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra Catarinense
description Nesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação, educação popular e educação patrimonial, consubstanciado pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial na Serra Catarinense. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, do qual existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo da cultura material e o trabalho com educação popular podem nos propiciar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808
10.20396/rap.v2i1.8635808
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808
identifier_str_mv 10.20396/rap.v2i1.8635808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808/3512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Arqueologia Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Arqueologia Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Arqueologia Pública; Vol. 2 No. 1[2] (2007); 23-32
Revista Arqueologia Pública; Vol. 2 Núm. 1[2] (2007); 23-32
Revista Arqueologia Pública; v. 2 n. 1[2] (2007); 23-32
2237-8294
reponame:Revista de Arqueologia Pública
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista de Arqueologia Pública
collection Revista de Arqueologia Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv rap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br
_version_ 1809280613010636800