“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Arqueologia Pública |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808 |
Resumo: | Nesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação, educação popular e educação patrimonial, consubstanciado pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial na Serra Catarinense. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, do qual existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo da cultura material e o trabalho com educação popular podem nos propiciar. |
id |
UNICAMP-5_8698d1ee729f7ec7d3cf0a8062204b78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635808 |
network_acronym_str |
UNICAMP-5 |
network_name_str |
Revista de Arqueologia Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI”Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra CatarinenseNesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação, educação popular e educação patrimonial, consubstanciado pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial na Serra Catarinense. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, do qual existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo da cultura material e o trabalho com educação popular podem nos propiciar.Universidade Estadual de Campinas2015-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/863580810.20396/rap.v2i1.8635808Revista Arqueologia Pública; Vol. 2 No. 1[2] (2007); 23-32Revista Arqueologia Pública; Vol. 2 Núm. 1[2] (2007); 23-32Revista Arqueologia Pública; v. 2 n. 1[2] (2007); 23-322237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808/3512Copyright (c) 2007 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTamanini, ElizabetePeixer, Zilma Isabel2018-01-29T10:13:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635808Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2018-01-29T10:13:58Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI” |
title |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI” |
spellingShingle |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI” Tamanini, Elizabete Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra Catarinense |
title_short |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI” |
title_full |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI” |
title_fullStr |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI” |
title_full_unstemmed |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI” |
title_sort |
“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: educação popular e herança cultural no século XXI” |
author |
Tamanini, Elizabete |
author_facet |
Tamanini, Elizabete Peixer, Zilma Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Peixer, Zilma Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tamanini, Elizabete Peixer, Zilma Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra Catarinense |
topic |
Educação patrimonial. Cultura material e imaterial. Serra Catarinense |
description |
Nesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação, educação popular e educação patrimonial, consubstanciado pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial na Serra Catarinense. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, do qual existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo da cultura material e o trabalho com educação popular podem nos propiciar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808 10.20396/rap.v2i1.8635808 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808 |
identifier_str_mv |
10.20396/rap.v2i1.8635808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635808/3512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Arqueologia Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Arqueologia Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Arqueologia Pública; Vol. 2 No. 1[2] (2007); 23-32 Revista Arqueologia Pública; Vol. 2 Núm. 1[2] (2007); 23-32 Revista Arqueologia Pública; v. 2 n. 1[2] (2007); 23-32 2237-8294 reponame:Revista de Arqueologia Pública instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista de Arqueologia Pública |
collection |
Revista de Arqueologia Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br |
_version_ |
1809280613010636800 |