Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sílvia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Arqueologia Pública
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8642868
Resumo: Este artigo expõe, sucintamente, as opções metodológicas seguidas pela signatária como parte integrante da sua abordagem à religiosidade do Sul do território atualmente português em época romana, observando as suas eventuais potencialidades e problemas. O exame e descrição destas opções permitir-nos-ão perceber como poderemos, a partir dos dados epigráficos votivos, delinear um quadro caracterizador das divindades veneradas e respectivos cultuantes; bem como assimilar as informações obtidas face a outros âmbitos regionais na mesma linha cronológica, e aferir as suas eventuais variações em esferas mais restritas dentro do contexto em questão, numa perspectiva comparativa. A integração do fenômeno religioso no processo evolutivo das sociedades, particularmente na sua romanização, confere a esta questão uma certa importância para a construção e/ou consolidação do perfil identitário das regiões alentejana e algarvia desde a época romana, atentando em simultâneo nas suas especificidades territoriais e integração no âmbito global da Lusitânia romana, coincidente em boa parte com o atual território nacional.
id UNICAMP-5_ab449cf33690096d84962aa1b4115ed5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642868
network_acronym_str UNICAMP-5
network_name_str Revista de Arqueologia Pública
repository_id_str
spelling Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.Metodologia. Divindades. Cultuantes. Epigrafia. Perspectiva comparativaEste artigo expõe, sucintamente, as opções metodológicas seguidas pela signatária como parte integrante da sua abordagem à religiosidade do Sul do território atualmente português em época romana, observando as suas eventuais potencialidades e problemas. O exame e descrição destas opções permitir-nos-ão perceber como poderemos, a partir dos dados epigráficos votivos, delinear um quadro caracterizador das divindades veneradas e respectivos cultuantes; bem como assimilar as informações obtidas face a outros âmbitos regionais na mesma linha cronológica, e aferir as suas eventuais variações em esferas mais restritas dentro do contexto em questão, numa perspectiva comparativa. A integração do fenômeno religioso no processo evolutivo das sociedades, particularmente na sua romanização, confere a esta questão uma certa importância para a construção e/ou consolidação do perfil identitário das regiões alentejana e algarvia desde a época romana, atentando em simultâneo nas suas especificidades territoriais e integração no âmbito global da Lusitânia romana, coincidente em boa parte com o atual território nacional.Universidade Estadual de Campinas2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/864286810.20396/rap.v9i2.8642868Revista Arqueologia Pública; Vol. 9 No. 2[12] (2015): Dossiê: Teoria e Métodos da Arqueologia - Parte 2; 57-71Revista Arqueologia Pública; Vol. 9 Núm. 2[12] (2015): Dossiê: Teoria e Métodos da Arqueologia - Parte 2; 57-71Revista Arqueologia Pública; v. 9 n. 2[12] (2015): Dossiê: Teoria e Métodos da Arqueologia - Parte 2; 57-712237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8642868/10434Copyright (c) 2016 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Sílvia2018-02-02T13:22:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642868Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2018-02-02T13:22:18Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.
title Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.
spellingShingle Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.
Teixeira, Sílvia
Metodologia. Divindades. Cultuantes. Epigrafia. Perspectiva comparativa
title_short Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.
title_full Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.
title_fullStr Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.
title_full_unstemmed Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.
title_sort Estudo da religiosidade do sul do território actualmente português em época romana (Sécs. I a.C.- III d.C.). Aspectos de uma metodologia.
author Teixeira, Sílvia
author_facet Teixeira, Sílvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia. Divindades. Cultuantes. Epigrafia. Perspectiva comparativa
topic Metodologia. Divindades. Cultuantes. Epigrafia. Perspectiva comparativa
description Este artigo expõe, sucintamente, as opções metodológicas seguidas pela signatária como parte integrante da sua abordagem à religiosidade do Sul do território atualmente português em época romana, observando as suas eventuais potencialidades e problemas. O exame e descrição destas opções permitir-nos-ão perceber como poderemos, a partir dos dados epigráficos votivos, delinear um quadro caracterizador das divindades veneradas e respectivos cultuantes; bem como assimilar as informações obtidas face a outros âmbitos regionais na mesma linha cronológica, e aferir as suas eventuais variações em esferas mais restritas dentro do contexto em questão, numa perspectiva comparativa. A integração do fenômeno religioso no processo evolutivo das sociedades, particularmente na sua romanização, confere a esta questão uma certa importância para a construção e/ou consolidação do perfil identitário das regiões alentejana e algarvia desde a época romana, atentando em simultâneo nas suas especificidades territoriais e integração no âmbito global da Lusitânia romana, coincidente em boa parte com o atual território nacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8642868
10.20396/rap.v9i2.8642868
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8642868
identifier_str_mv 10.20396/rap.v9i2.8642868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8642868/10434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Arqueologia Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Arqueologia Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Arqueologia Pública; Vol. 9 No. 2[12] (2015): Dossiê: Teoria e Métodos da Arqueologia - Parte 2; 57-71
Revista Arqueologia Pública; Vol. 9 Núm. 2[12] (2015): Dossiê: Teoria e Métodos da Arqueologia - Parte 2; 57-71
Revista Arqueologia Pública; v. 9 n. 2[12] (2015): Dossiê: Teoria e Métodos da Arqueologia - Parte 2; 57-71
2237-8294
reponame:Revista de Arqueologia Pública
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista de Arqueologia Pública
collection Revista de Arqueologia Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv rap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br
_version_ 1809280613350375424