Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Elane
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645676
Resumo: Lembrar e esquecer, mostrar e ocultar são verbos de uma dinâmica fotográfica e histórica que tende a encarar o tempo como descontínuo. Com base no pensamento benjaminiano acerca da relação entre imagem e história, é feita uma leitura do trabalho do artista francês Christian Boltanski, que se destaca por trazer à tona a idéia de “monumento” desligada de nomes de grande relevância social. As “pequenas memórias” de que o artista trata em suas imagens se dirigem a dos inúmeros anônimos que, como rastros frágeis, permanecem ocultos ante à força monumental do historicismo.
id UNICAMP-6_72032662447814045f389f1032421c7a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645676
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagemFotografia. História. Memória.Lembrar e esquecer, mostrar e ocultar são verbos de uma dinâmica fotográfica e histórica que tende a encarar o tempo como descontínuo. Com base no pensamento benjaminiano acerca da relação entre imagem e história, é feita uma leitura do trabalho do artista francês Christian Boltanski, que se destaca por trazer à tona a idéia de “monumento” desligada de nomes de grande relevância social. As “pequenas memórias” de que o artista trata em suas imagens se dirigem a dos inúmeros anônimos que, como rastros frágeis, permanecem ocultos ante à força monumental do historicismo.Universidade Estadual de Campinas2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa analíticaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864567610.20396/resgate.v18i19.8645676Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 18 No. 1 (2010): jan./jun. [19]: Fotografia e Memória; 11-26Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 18 Núm. 1 (2010): jan./jun. [19]: Fotografia e Memória; 11-26Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 18 n. 1 (2010): jan./jun. [19]: Fotografia e Memória; 11-262178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645676/12976Copyright (c) 2016 Elane Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Elane2017-09-13T10:09:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645676Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-13T10:09:16Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
title Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
spellingShingle Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
Abreu, Elane
Fotografia. História. Memória.
title_short Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
title_full Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
title_fullStr Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
title_full_unstemmed Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
title_sort Monumento/esquecimento: as duplas faces da imagem
author Abreu, Elane
author_facet Abreu, Elane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Elane
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia. História. Memória.
topic Fotografia. História. Memória.
description Lembrar e esquecer, mostrar e ocultar são verbos de uma dinâmica fotográfica e histórica que tende a encarar o tempo como descontínuo. Com base no pensamento benjaminiano acerca da relação entre imagem e história, é feita uma leitura do trabalho do artista francês Christian Boltanski, que se destaca por trazer à tona a idéia de “monumento” desligada de nomes de grande relevância social. As “pequenas memórias” de que o artista trata em suas imagens se dirigem a dos inúmeros anônimos que, como rastros frágeis, permanecem ocultos ante à força monumental do historicismo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa analítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645676
10.20396/resgate.v18i19.8645676
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645676
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v18i19.8645676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645676/12976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Elane Abreu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Elane Abreu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 18 No. 1 (2010): jan./jun. [19]: Fotografia e Memória; 11-26
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 18 Núm. 1 (2010): jan./jun. [19]: Fotografia e Memória; 11-26
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 18 n. 1 (2010): jan./jun. [19]: Fotografia e Memória; 11-26
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216870009176064