Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnicel, Amarildo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645712
Resumo: A escolha do tema ‘Educação para a Mí- dia’ como principal eixo de articulação dos textos da presente edição de Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura deve-se à proeminência dessa área de estudos nos dias de hoje. A diversicação, a individualização e a crescente popularização dos suportes de informação, a tendência de universalização do acesso à rede web, bem como a ação cada vez mais concentrada dos grupos midiáticos, são alguns dos fatores que, por si mesmos, implicam necessária re3 exão sobre o tema, sobretudo em se tratando da perspectiva educacional. Note-se, por exemplo, a tendência comum entre os jovens de informar-se tão somente a partir da internet, abandonando (ou sequer chegando a conhecer) os suportes impressos e secundarizando até mesmo a televisão. Esses movimentos, cada vez mais fortes em diferentes segmentos da sociedade moderna, motivaram o educador e professor da Unesp-Assis, Juvenal Zanchetta Junior, a reunir pesquisadores de diferentes contextos para compor a edição. Experiências vividas além de nossas fronteiras corroboram para pensar a realidade pela qual passa a juventude brasileira cada vez mais ‘plugada’ e, de certa maneira, pouco atenta aos suportes midiáticos tradicionais.
id UNICAMP-6_de796f4ff0196fe7414988e6330e2e05
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645712
network_acronym_str UNICAMP-6
network_name_str Resgate (Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticosEditorialA escolha do tema ‘Educação para a Mí- dia’ como principal eixo de articulação dos textos da presente edição de Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura deve-se à proeminência dessa área de estudos nos dias de hoje. A diversicação, a individualização e a crescente popularização dos suportes de informação, a tendência de universalização do acesso à rede web, bem como a ação cada vez mais concentrada dos grupos midiáticos, são alguns dos fatores que, por si mesmos, implicam necessária re3 exão sobre o tema, sobretudo em se tratando da perspectiva educacional. Note-se, por exemplo, a tendência comum entre os jovens de informar-se tão somente a partir da internet, abandonando (ou sequer chegando a conhecer) os suportes impressos e secundarizando até mesmo a televisão. Esses movimentos, cada vez mais fortes em diferentes segmentos da sociedade moderna, motivaram o educador e professor da Unesp-Assis, Juvenal Zanchetta Junior, a reunir pesquisadores de diferentes contextos para compor a edição. Experiências vividas além de nossas fronteiras corroboram para pensar a realidade pela qual passa a juventude brasileira cada vez mais ‘plugada’ e, de certa maneira, pouco atenta aos suportes midiáticos tradicionais.Universidade Estadual de Campinas2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/864571210.20396/resgate.v19i22.8645712Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 No. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 1-2Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 Núm. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 1-2Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 19 n. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 1-22178-3284reponame:Resgate (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645712/13012Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicelinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarnicel, Amarildo2017-09-19T12:29:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645712Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/oai||resgate@unicamp.br2178-32842178-3284opendoar:2017-09-19T12:29:25Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
title Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
spellingShingle Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
Carnicel, Amarildo
Editorial
title_short Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
title_full Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
title_fullStr Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
title_full_unstemmed Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
title_sort Perspectivas educacionais em um cenário de novos suportes midiáticos
author Carnicel, Amarildo
author_facet Carnicel, Amarildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnicel, Amarildo
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
topic Editorial
description A escolha do tema ‘Educação para a Mí- dia’ como principal eixo de articulação dos textos da presente edição de Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura deve-se à proeminência dessa área de estudos nos dias de hoje. A diversicação, a individualização e a crescente popularização dos suportes de informação, a tendência de universalização do acesso à rede web, bem como a ação cada vez mais concentrada dos grupos midiáticos, são alguns dos fatores que, por si mesmos, implicam necessária re3 exão sobre o tema, sobretudo em se tratando da perspectiva educacional. Note-se, por exemplo, a tendência comum entre os jovens de informar-se tão somente a partir da internet, abandonando (ou sequer chegando a conhecer) os suportes impressos e secundarizando até mesmo a televisão. Esses movimentos, cada vez mais fortes em diferentes segmentos da sociedade moderna, motivaram o educador e professor da Unesp-Assis, Juvenal Zanchetta Junior, a reunir pesquisadores de diferentes contextos para compor a edição. Experiências vividas além de nossas fronteiras corroboram para pensar a realidade pela qual passa a juventude brasileira cada vez mais ‘plugada’ e, de certa maneira, pouco atenta aos suportes midiáticos tradicionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645712
10.20396/resgate.v19i22.8645712
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645712
identifier_str_mv 10.20396/resgate.v19i22.8645712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645712/13012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicel
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Amarildo Carnicel
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 No. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 1-2
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; Vol. 19 Núm. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 1-2
Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura; v. 19 n. 2 (2011): jul./dez. [22]: Educação para a mídia; 1-2
2178-3284
reponame:Resgate (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Resgate (Online)
collection Resgate (Online)
repository.name.fl_str_mv Resgate (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||resgate@unicamp.br
_version_ 1800216870060556288