O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Guimarães Tavares da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phaos (Online)
Texto Completo: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5766
Resumo: O conceito de mímēsis apresenta uma das questões mais controversas nos estudos platônicos, embora sua compreensão seja um ponto fundamental para que se articulem inúmeros argumentos desenvolvidos num diálogo como a República. Propondo que ao longo dessa obra o conceito de mímēsis não sofreria transformações tão radicais quanto supõem os estudiosos que acreditam haver uma incompatibilidade fundamental entre a discussão dos livros II-III e aquilo que fica estipulado acerca da mímēsis a partir do livro X, desejamos indicar a presença de importantes deslocamentos metonímicos na compreensão de termos empregados nesse debate (como as palavras do campo semântico de mímēsis e poíēsis). Buscamos expor também as motivações e as consequências por trás do retorno a essa discussão no livro X da República, pouco antes de sua conclusão com o mito de Er. Acreditamos demonstrar que, nesse ponto, Platão já não estivesse preocupado com a paideía [educação] dos responsáveis por guardar a pólis [cidade] concebida em lógos [discurso/ razão], mas com um problema de grande urgência para si próprio, qual seja, a necessidade de oferecer algum direcionamento para que seus contemporâneos não sucumbissem àquilo que figurava a seus olhos como a corrupção levada a cabo pelas formas miméticas de poesia.
id UNICAMP-7_915ae28ba23486ca7156ef144318dead
oai_identifier_str oai:revistas.iel.unicamp.br:article/5766
network_acronym_str UNICAMP-7
network_name_str Phaos (Online)
repository_id_str
spelling O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da RepúblicaMímesisPlatãoRepúblicaPoética clássicaFilosofia antigaMímesisliteraturaeducaçãoO conceito de mímēsis apresenta uma das questões mais controversas nos estudos platônicos, embora sua compreensão seja um ponto fundamental para que se articulem inúmeros argumentos desenvolvidos num diálogo como a República. Propondo que ao longo dessa obra o conceito de mímēsis não sofreria transformações tão radicais quanto supõem os estudiosos que acreditam haver uma incompatibilidade fundamental entre a discussão dos livros II-III e aquilo que fica estipulado acerca da mímēsis a partir do livro X, desejamos indicar a presença de importantes deslocamentos metonímicos na compreensão de termos empregados nesse debate (como as palavras do campo semântico de mímēsis e poíēsis). Buscamos expor também as motivações e as consequências por trás do retorno a essa discussão no livro X da República, pouco antes de sua conclusão com o mito de Er. Acreditamos demonstrar que, nesse ponto, Platão já não estivesse preocupado com a paideía [educação] dos responsáveis por guardar a pólis [cidade] concebida em lógos [discurso/ razão], mas com um problema de grande urgência para si próprio, qual seja, a necessidade de oferecer algum direcionamento para que seus contemporâneos não sucumbissem àquilo que figurava a seus olhos como a corrupção levada a cabo pelas formas miméticas de poesia.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2018-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFilologiaapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5766PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 18 No. 1 (2018)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 18 n. 1 (2018)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5766/6458Silva, Rafael Guimarães Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-24T15:44:19Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/5766Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-09-24T15:44:19Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República
title O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República
spellingShingle O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República
Silva, Rafael Guimarães Tavares da
Mímesis
Platão
República
Poética clássica
Filosofia antiga
Mímesis
literatura
educação
title_short O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República
title_full O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República
title_fullStr O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República
title_full_unstemmed O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República
title_sort O retorno à discussão sobre poesia mimética no livro X da República
author Silva, Rafael Guimarães Tavares da
author_facet Silva, Rafael Guimarães Tavares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Guimarães Tavares da
dc.subject.por.fl_str_mv Mímesis
Platão
República
Poética clássica
Filosofia antiga
Mímesis
literatura
educação
topic Mímesis
Platão
República
Poética clássica
Filosofia antiga
Mímesis
literatura
educação
description O conceito de mímēsis apresenta uma das questões mais controversas nos estudos platônicos, embora sua compreensão seja um ponto fundamental para que se articulem inúmeros argumentos desenvolvidos num diálogo como a República. Propondo que ao longo dessa obra o conceito de mímēsis não sofreria transformações tão radicais quanto supõem os estudiosos que acreditam haver uma incompatibilidade fundamental entre a discussão dos livros II-III e aquilo que fica estipulado acerca da mímēsis a partir do livro X, desejamos indicar a presença de importantes deslocamentos metonímicos na compreensão de termos empregados nesse debate (como as palavras do campo semântico de mímēsis e poíēsis). Buscamos expor também as motivações e as consequências por trás do retorno a essa discussão no livro X da República, pouco antes de sua conclusão com o mito de Er. Acreditamos demonstrar que, nesse ponto, Platão já não estivesse preocupado com a paideía [educação] dos responsáveis por guardar a pólis [cidade] concebida em lógos [discurso/ razão], mas com um problema de grande urgência para si próprio, qual seja, a necessidade de oferecer algum direcionamento para que seus contemporâneos não sucumbissem àquilo que figurava a seus olhos como a corrupção levada a cabo pelas formas miméticas de poesia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Filologia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5766
url https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/5766/6458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
dc.source.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; Vol. 18 No. 1 (2018)
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; v. 18 n. 1 (2018)
2526-8058
1676-3076
reponame:Phaos (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Phaos (Online)
collection Phaos (Online)
repository.name.fl_str_mv Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216932542054400