Latim em AVAs: sugestões de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quednau, Laura Rosane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phaos (Online)
Texto Completo: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612
Resumo: Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.
id UNICAMP-7_923aac7b2f02372341f7c934b1339f88
oai_identifier_str oai:revistas.iel.unicamp.br:article/4612
network_acronym_str UNICAMP-7
network_name_str Phaos (Online)
repository_id_str
spelling Latim em AVAs: sugestões de atividadesLatim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais.Latim. Línguas ClássicasPara ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 14 (2014)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 14 (2014)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612/5230https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612/7611Quednau, Laura Rosaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:05:54Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/4612Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-07-20T14:05:54Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Latim em AVAs: sugestões de atividades
title Latim em AVAs: sugestões de atividades
spellingShingle Latim em AVAs: sugestões de atividades
Quednau, Laura Rosane
Latim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais.
Latim. Línguas Clássicas
title_short Latim em AVAs: sugestões de atividades
title_full Latim em AVAs: sugestões de atividades
title_fullStr Latim em AVAs: sugestões de atividades
title_full_unstemmed Latim em AVAs: sugestões de atividades
title_sort Latim em AVAs: sugestões de atividades
author Quednau, Laura Rosane
author_facet Quednau, Laura Rosane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quednau, Laura Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Latim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais.
Latim. Línguas Clássicas
topic Latim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais.
Latim. Línguas Clássicas
description Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612
url https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612/5230
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612/7611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
publisher.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos
dc.source.none.fl_str_mv PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 14 (2014)
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 14 (2014)
2526-8058
1676-3076
reponame:Phaos (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Phaos (Online)
collection Phaos (Online)
repository.name.fl_str_mv Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216932488577024