Latim em AVAs: sugestões de atividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phaos (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612 |
Resumo: | Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes. |
id |
UNICAMP-7_923aac7b2f02372341f7c934b1339f88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.iel.unicamp.br:article/4612 |
network_acronym_str |
UNICAMP-7 |
network_name_str |
Phaos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Latim em AVAs: sugestões de atividadesLatim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais.Latim. Línguas ClássicasPara ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 14 (2014)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 14 (2014)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612/5230https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612/7611Quednau, Laura Rosaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:05:54Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/4612Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-07-20T14:05:54Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Latim em AVAs: sugestões de atividades |
title |
Latim em AVAs: sugestões de atividades |
spellingShingle |
Latim em AVAs: sugestões de atividades Quednau, Laura Rosane Latim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais. Latim. Línguas Clássicas |
title_short |
Latim em AVAs: sugestões de atividades |
title_full |
Latim em AVAs: sugestões de atividades |
title_fullStr |
Latim em AVAs: sugestões de atividades |
title_full_unstemmed |
Latim em AVAs: sugestões de atividades |
title_sort |
Latim em AVAs: sugestões de atividades |
author |
Quednau, Laura Rosane |
author_facet |
Quednau, Laura Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quednau, Laura Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Latim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais. Latim. Línguas Clássicas |
topic |
Latim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais. Latim. Línguas Clássicas |
description |
Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612 |
url |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612/5230 https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4612/7611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 14 (2014) PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 14 (2014) 2526-8058 1676-3076 reponame:Phaos (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Phaos (Online) |
collection |
Phaos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216932488577024 |