Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phaos (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640 |
Resumo: | revisões críticas de métodos de ensino de línguas antigas têm-se tornado cada vez mais frequentes, em particular quando se trata do ensino de latim, cujos métodos mais recentes propõem atualizações formais e de estratégias didáticas, como, por exemplo, aqueles criados para funcionar em plataformas eletrônicas, instalados em microcomputadores ou acessíveis em sistemas on-line através da Internet, e os que pretendem empregar formulações didático-pedagógicas típicas do ensino de línguas modernas, como são os assim chamados métodos calcados na abordagem comunicativa do idioma. No Brasil e em particular na Unesp de Araraquara, o ensino de latim conta já há décadas, com propostas de descrição e ensino pautadas no aporte de idéias tomadas à Linguística saussureana e pós-saussureana, de que muito se têm beneficiado as línguas modernas, mas não, em geral, as línguas antigas, provavelmente devido a não mais serem atualizadas no presente. Após tantos anos de pesquisa e experimentação do método desenvolvido na FCL-Unesp de Araraquara, este texto proporá discutir alguns dos instrumentos que se mostraram relevantes e necessários para implementar um método de ensino de latim apoiado na formação linguística do candidato a latinista, como, por exemplo, a formulação de exercícios e de um dicionário adequados a esse tipo de enfoque e orientação. |
id |
UNICAMP-7_acd1680c37cb89644bf5303fc9340a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.iel.unicamp.br:article/4640 |
network_acronym_str |
UNICAMP-7 |
network_name_str |
Phaos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e métodoConceitos de linguística saussureana. Didática do latim. Metodologia de ensino. Normalização de enunciados. Dicionários de latim.Língua clássicarevisões críticas de métodos de ensino de línguas antigas têm-se tornado cada vez mais frequentes, em particular quando se trata do ensino de latim, cujos métodos mais recentes propõem atualizações formais e de estratégias didáticas, como, por exemplo, aqueles criados para funcionar em plataformas eletrônicas, instalados em microcomputadores ou acessíveis em sistemas on-line através da Internet, e os que pretendem empregar formulações didático-pedagógicas típicas do ensino de línguas modernas, como são os assim chamados métodos calcados na abordagem comunicativa do idioma. No Brasil e em particular na Unesp de Araraquara, o ensino de latim conta já há décadas, com propostas de descrição e ensino pautadas no aporte de idéias tomadas à Linguística saussureana e pós-saussureana, de que muito se têm beneficiado as línguas modernas, mas não, em geral, as línguas antigas, provavelmente devido a não mais serem atualizadas no presente. Após tantos anos de pesquisa e experimentação do método desenvolvido na FCL-Unesp de Araraquara, este texto proporá discutir alguns dos instrumentos que se mostraram relevantes e necessários para implementar um método de ensino de latim apoiado na formação linguística do candidato a latinista, como, por exemplo, a formulação de exercícios e de um dicionário adequados a esse tipo de enfoque e orientação.PhaoS - Revista de Estudos ClássicosPhaoS - Revista de Estudos Clássicos2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 14 (2014)PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 14 (2014)2526-80581676-3076reponame:Phaos (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640/5232https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640/7629Prado, João Batista Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-20T14:05:54Zoai:revistas.iel.unicamp.br:article/4640Revistahttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaosPUBhttps://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/oai||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br2526-80581676-3076opendoar:2018-07-20T14:05:54Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método |
title |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método |
spellingShingle |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método Prado, João Batista Toledo Conceitos de linguística saussureana. Didática do latim. Metodologia de ensino. Normalização de enunciados. Dicionários de latim. Língua clássica |
title_short |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método |
title_full |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método |
title_fullStr |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método |
title_full_unstemmed |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método |
title_sort |
Ensino de latim e educação linguística: reflexão sobre materiais e método |
author |
Prado, João Batista Toledo |
author_facet |
Prado, João Batista Toledo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, João Batista Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos de linguística saussureana. Didática do latim. Metodologia de ensino. Normalização de enunciados. Dicionários de latim. Língua clássica |
topic |
Conceitos de linguística saussureana. Didática do latim. Metodologia de ensino. Normalização de enunciados. Dicionários de latim. Língua clássica |
description |
revisões críticas de métodos de ensino de línguas antigas têm-se tornado cada vez mais frequentes, em particular quando se trata do ensino de latim, cujos métodos mais recentes propõem atualizações formais e de estratégias didáticas, como, por exemplo, aqueles criados para funcionar em plataformas eletrônicas, instalados em microcomputadores ou acessíveis em sistemas on-line através da Internet, e os que pretendem empregar formulações didático-pedagógicas típicas do ensino de línguas modernas, como são os assim chamados métodos calcados na abordagem comunicativa do idioma. No Brasil e em particular na Unesp de Araraquara, o ensino de latim conta já há décadas, com propostas de descrição e ensino pautadas no aporte de idéias tomadas à Linguística saussureana e pós-saussureana, de que muito se têm beneficiado as línguas modernas, mas não, em geral, as línguas antigas, provavelmente devido a não mais serem atualizadas no presente. Após tantos anos de pesquisa e experimentação do método desenvolvido na FCL-Unesp de Araraquara, este texto proporá discutir alguns dos instrumentos que se mostraram relevantes e necessários para implementar um método de ensino de latim apoiado na formação linguística do candidato a latinista, como, por exemplo, a formulação de exercícios e de um dicionário adequados a esse tipo de enfoque e orientação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640 |
url |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640/5232 https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4640/7629 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
publisher.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos PhaoS - Revista de Estudos Clássicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; No. 14 (2014) PhaoS - Revista de Estudos Clássicos; n. 14 (2014) 2526-8058 1676-3076 reponame:Phaos (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Phaos (Online) |
collection |
Phaos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Phaos (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||phaos@iel.unicamp.br|| spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216932495917056 |