Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidelli, Nilo Sergio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bresciani, Luis Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Inovação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648968
Resumo: This article deals with workers acting in customer service areas, their perception of the innovation capability in the companies they work for, as well as the factors influencing their welfare status when performing the job. The article also reports the main quality of working life programs at the workplace according to the employees, including the different activities related to these programs. The data was collected through an exploratory survey, with a sample of 97 employees whose task is to assist customers and to offer new products and services to them, or to improve the existing ones. The authors discuss the processes of innovation and work management, considering the quality of working life and the innovative organization as core concepts for an integrated approach.
id UNICAMP-9_f5b6355162e19b6b69759d09666ba213
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648968
network_acronym_str UNICAMP-9
network_name_str Revista Brasileira de Inovação (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao clienteQualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao clienteServices InnovationQuality of Working LifeHuman ResourcesM1Inovação em serviços. Qualidade de vida no trabalho. Gestão de pessoas.M1This article deals with workers acting in customer service areas, their perception of the innovation capability in the companies they work for, as well as the factors influencing their welfare status when performing the job. The article also reports the main quality of working life programs at the workplace according to the employees, including the different activities related to these programs. The data was collected through an exploratory survey, with a sample of 97 employees whose task is to assist customers and to offer new products and services to them, or to improve the existing ones. The authors discuss the processes of innovation and work management, considering the quality of working life and the innovative organization as core concepts for an integrated approach.O artigo aborda a percepção de trabalhadores de atendimento ao cliente sobre a capacidade de inovação das empresas nas quais trabalham, bem como os fatores que influenciam o bem-estar em duas situações distintas: no ato do atendimento ao cliente e nas mudanças no conteúdo das atividades propostas pela coordenação do trabalho. Apresenta ainda as principais atividades identificadas pelos empregados como propostas das organizações para a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os dados foram coletados por intermédio de levantamento exploratório, com amostra de 97 empregados envolvidos com inovação, incumbidos de atender clientes para oferecer-lhes novos produtos e serviços ou melhorias nestes. Os resultados contribuem com o conhecimento relacionado ao vínculo entre gestão da inovação e gestão de pessoas. Oferece também um diagnóstico para o estabelecimento de diretrizes na implantação de programas de QVT em empresas que buscam realizar mudanças na área de atendimento ao cliente.Universidade Estadual de Campinas2009-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/864896810.20396/rbi.v7i2.8648968Revista Brasileira de Inovação; Vol. 7 No. 2 (2008): jul./dez.; 341-365Revista Brasileira de Inovação; Vol. 7 Núm. 2 (2008): jul./dez.; 341-365Revista Brasileira de Inovação; v. 7 n. 2 (2008): jul./dez.; 341-3652178-2822reponame:Revista Brasileira de Inovação (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648968/15515Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuidelli, Nilo SergioBresciani, Luis Paulo2017-05-22T12:39:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648968Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbiPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/oai||rbi@ige.unicamp.br2178-28221677-2504opendoar:2017-05-22T12:39:58Revista Brasileira de Inovação (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
title Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
spellingShingle Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
Guidelli, Nilo Sergio
Services Innovation
Quality of Working Life
Human Resources
M1
Inovação em serviços. Qualidade de vida no trabalho. Gestão de pessoas.
M1
title_short Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
title_full Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
title_fullStr Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
title_full_unstemmed Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
title_sort Qualidade de Vida no Trabalho e Ambiente de Inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente
author Guidelli, Nilo Sergio
author_facet Guidelli, Nilo Sergio
Bresciani, Luis Paulo
author_role author
author2 Bresciani, Luis Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidelli, Nilo Sergio
Bresciani, Luis Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Services Innovation
Quality of Working Life
Human Resources
M1
Inovação em serviços. Qualidade de vida no trabalho. Gestão de pessoas.
M1
topic Services Innovation
Quality of Working Life
Human Resources
M1
Inovação em serviços. Qualidade de vida no trabalho. Gestão de pessoas.
M1
description This article deals with workers acting in customer service areas, their perception of the innovation capability in the companies they work for, as well as the factors influencing their welfare status when performing the job. The article also reports the main quality of working life programs at the workplace according to the employees, including the different activities related to these programs. The data was collected through an exploratory survey, with a sample of 97 employees whose task is to assist customers and to offer new products and services to them, or to improve the existing ones. The authors discuss the processes of innovation and work management, considering the quality of working life and the innovative organization as core concepts for an integrated approach.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648968
10.20396/rbi.v7i2.8648968
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648968
identifier_str_mv 10.20396/rbi.v7i2.8648968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648968/15515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Inovação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Inovação; Vol. 7 No. 2 (2008): jul./dez.; 341-365
Revista Brasileira de Inovação; Vol. 7 Núm. 2 (2008): jul./dez.; 341-365
Revista Brasileira de Inovação; v. 7 n. 2 (2008): jul./dez.; 341-365
2178-2822
reponame:Revista Brasileira de Inovação (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Brasileira de Inovação (Online)
collection Revista Brasileira de Inovação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Inovação (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||rbi@ige.unicamp.br
_version_ 1809464308640251904