Inovação e qualidade de vida no trabalho: uma visão integrada da gestão a partir de estudo de caso na indústria petroquímica do Grande ABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidelli, Nilo Sergio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bresciani, Luis Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44493
Resumo: A inovação de produtos e de processos tem se afirmado como condição essencial à competitividade empresarial. Nesse ambiente de transformações, a gestão de pessoas está relacionada à capacidade de formulação de políticas e programas que contemplem a qualidade de vida no trabalho (QVT), considerando uma visão do ser humano em múltiplas dimensões, biopsicossocial e organizacional. No presente estudo de caso, descritivo e qualitativo, analisam-se os fatores críticos de gestão da qualidade de vida no trabalho em cenário de inovação de processos na indústria petroquímica do Grande ABC, entre 2001 e 2006, buscando contribuir com uma perspectiva integrada para os estudos sobre trabalho e inovação. O cenário foi validado com base nos conceitos de Tidd, Bessant e Pavitt (1997) sobre empresas inovadoras. Com essa validação, partiu-se para a investigação dos fatores críticos de gestão da qualidade de vida no trabalho (GQVT), de acordo com Limongi-França (2004), que compreende seu conceito, a produtividade, a legitimidade, as práticas e valores, o perfil do gestor e a nova competência. A análise dos fatores críticos de GQVT em ambiente de inovação permite destacar melhorias na QVT, como benefícios ergonômicos, integração da equipe, preservação do meio ambiente e confiabilidade dos processos. Por outro lado, conclui-se pela persistência de desafios para a gestão da inovação e de pessoas, vinculados ao desenvolvimento do trabalhador para os novos processos e à implantação de programas eficazes de participação e comunicação.
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Nesse ambiente de transformações, a gestão de pessoas está relacionada à capacidade de formulação de políticas e programas que contemplem a qualidade de vida no trabalho (QVT), considerando uma visão do ser humano em múltiplas dimensões, biopsicossocial e organizacional. No presente estudo de caso, descritivo e qualitativo, analisam-se os fatores críticos de gestão da qualidade de vida no trabalho em cenário de inovação de processos na indústria petroquímica do Grande ABC, entre 2001 e 2006, buscando contribuir com uma perspectiva integrada para os estudos sobre trabalho e inovação. O cenário foi validado com base nos conceitos de Tidd, Bessant e Pavitt (1997) sobre empresas inovadoras. Com essa validação, partiu-se para a investigação dos fatores críticos de gestão da qualidade de vida no trabalho (GQVT), de acordo com Limongi-França (2004), que compreende seu conceito, a produtividade, a legitimidade, as práticas e valores, o perfil do gestor e a nova competência. A análise dos fatores críticos de GQVT em ambiente de inovação permite destacar melhorias na QVT, como benefícios ergonômicos, integração da equipe, preservação do meio ambiente e confiabilidade dos processos. Por outro lado, conclui-se pela persistência de desafios para a gestão da inovação e de pessoas, vinculados ao desenvolvimento do trabalhador para os novos processos e à implantação de programas eficazes de participação e comunicação.La innovación de productos y de procesos se afirma como condición esencial para la competitividad de las empresas. En este contexto, la gestión de personas está relacionada con la capacidad de formulación de políticas y programas que contemplen la calidad de vida en el trabajo, de acuerdo con una visión multidimensional del ser humano, biopsicosocial y organizacional. En este estudio de caso, descriptivo y cualitativo, se analizan los factores críticos para la gestión de la calidad de vida en el trabajo en un marco de innovación de procesos en la industria petroquímica de la región del Gran ABC, en el período comprendido entre 2001 y 2006, buscando contribuir con una perspectiva integrada a los estudios sobre trabajo e innovación. Se validó el escenario con base en los conceptos de Tidd, Bessant y Pavitt (1997) sobre empresas innovadoras. Luego se pasó a la investigación de los factores críticos de gestión de la calidad de vida en el trabajo, de acuerdo con los estudios de Limongi-França (2004), que comprenden el concepto, la productividad, la legitimidad, las prácticas y valores, el perfil del gestor y la nueva competencia. El análisis de los factores críticos en ambiente de innovación permite observar mejorías en la calidad de vida en el trabajo, tales como beneficios ergonómicos, integración del equipo, conservación del medio ambiente y confiabilidad de los procesos. Por otra parte, se concluye por la persistencia de desafíos para la gestión de la innovación y de personas integrados al desarrollo del trabajador para los nuevos procesos y a la implantación de programas eficaces de participación y comunicación.The innovation of products and processes is considered an essential condition for the competitiveness of companies. In this changing environment, people management is linked to the capacity to formulate programs and policies that take into account the quality of life in the workplace, based on a broad view of human beings across several dimensions, including the biopsychosocial and organizational aspects. This case study, which is descriptive and qualitative, analyses the critical elements of the management of the quality of life in the workplace, focusing on process innovations in the petrochemical sector in the Greater ABC Region (Brazil) from 2001 to 2006, in order to contribute an integrating view for studies on work and innovation. This setting was validated based on the concepts of Tidd, Bessant and Pavitt (1997) on the subject of innovative companies. With this validation, the researchers turned toward the investigation of the critical factors of the management of quality of life in the workplace, according to Limongi-França (2004). This comprises its concept, productivity, legitimacy, practices and values, the manager's profile and the new competence. The analysis of these critical factors of the management of quality of life in the workplace within an innovation environment enables one to highlight certain improvements, such as ergonomic benefits, team integration, environment protection and the reliability of the processes. On the other hand, the research emphasizes the persistent challenges facing innovation and people management, which are linked to the development of workers for new processes, and to the implantation of effective programs of participation and communication.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4449310.1590/S0080-21072010000100005Revista de Administração; v. 45 n. 1 (2010); 57-69Revista de Administração; Vol. 45 No. 1 (2010); 57-69Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 1 (2010); 57-691984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44493/48113Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuidelli, Nilo SergioBresciani, Luis Paulo2015-09-15T16:53:16Zoai:revistas.usp.br:article/44493Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:16Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
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