Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Ricardo Pinho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cornélio, Cecília Gallindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora Filosófica
Texto Completo: http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/484
Resumo: O presente Artigo propõe-se revisar, criticamente, os principais paradigmas teóricos referentes ao campo do Desenvolvimento Moral, salientando o que cada um desses paradigmas tem contribuído para os Estudos, realizados nessa área, bem como suas limitações. A principal discussão, travada ao longo do texto, é a crítica ao que aqui é chamado de Monologismo – perspectiva epistemológica concentrada em entender o sujeito, tomando-o em sua individualidade e abordando-o, a partir de estruturas internas, subjacentes aos próprios sujeitos. Em oposição às posições monológicas, valorizam-se as contribuições advindas das teorias socioculturais, e salienta-se a função que a linguagem tem sobre processos de construção do conhecimento, sobretudo o papel que a argumentação tem acerca da constituição da consciência moral.
id UNICAP-2_257df85048aa2a540da40de24e774fd9
oai_identifier_str oai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/484
network_acronym_str UNICAP-2
network_name_str Revista Ágora Filosófica
spelling Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]O presente Artigo propõe-se revisar, criticamente, os principais paradigmas teóricos referentes ao campo do Desenvolvimento Moral, salientando o que cada um desses paradigmas tem contribuído para os Estudos, realizados nessa área, bem como suas limitações. A principal discussão, travada ao longo do texto, é a crítica ao que aqui é chamado de Monologismo – perspectiva epistemológica concentrada em entender o sujeito, tomando-o em sua individualidade e abordando-o, a partir de estruturas internas, subjacentes aos próprios sujeitos. Em oposição às posições monológicas, valorizam-se as contribuições advindas das teorias socioculturais, e salienta-se a função que a linguagem tem sobre processos de construção do conhecimento, sobretudo o papel que a argumentação tem acerca da constituição da consciência moral.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Souto, Ricardo PinhoCornélio, Cecília Gallindo2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/48410.25247/P1982-999X.2014.v1n1.p91-102Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2014): A atualidade do pensamento filosófico; 91-1021982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2014.v1n1reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/484/390info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:19Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/484Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:20.207Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
title Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
spellingShingle Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
Souto, Ricardo Pinho
title_short Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
title_full Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
title_fullStr Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
title_full_unstemmed Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
title_sort Cognição e cultura: implicações do discurso argumentativo sobre os processos do desenvolvimento moral [Cognition and culture: argumentative discourse implications upon the moral development processes]
author Souto, Ricardo Pinho
author_facet Souto, Ricardo Pinho
Cornélio, Cecília Gallindo
author_role author
author2 Cornélio, Cecília Gallindo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Ricardo Pinho
Cornélio, Cecília Gallindo
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv O presente Artigo propõe-se revisar, criticamente, os principais paradigmas teóricos referentes ao campo do Desenvolvimento Moral, salientando o que cada um desses paradigmas tem contribuído para os Estudos, realizados nessa área, bem como suas limitações. A principal discussão, travada ao longo do texto, é a crítica ao que aqui é chamado de Monologismo – perspectiva epistemológica concentrada em entender o sujeito, tomando-o em sua individualidade e abordando-o, a partir de estruturas internas, subjacentes aos próprios sujeitos. Em oposição às posições monológicas, valorizam-se as contribuições advindas das teorias socioculturais, e salienta-se a função que a linguagem tem sobre processos de construção do conhecimento, sobretudo o papel que a argumentação tem acerca da constituição da consciência moral.
description O presente Artigo propõe-se revisar, criticamente, os principais paradigmas teóricos referentes ao campo do Desenvolvimento Moral, salientando o que cada um desses paradigmas tem contribuído para os Estudos, realizados nessa área, bem como suas limitações. A principal discussão, travada ao longo do texto, é a crítica ao que aqui é chamado de Monologismo – perspectiva epistemológica concentrada em entender o sujeito, tomando-o em sua individualidade e abordando-o, a partir de estruturas internas, subjacentes aos próprios sujeitos. Em oposição às posições monológicas, valorizam-se as contribuições advindas das teorias socioculturais, e salienta-se a função que a linguagem tem sobre processos de construção do conhecimento, sobretudo o papel que a argumentação tem acerca da constituição da consciência moral.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/484
10.25247/P1982-999X.2014.v1n1.p91-102
url http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/484
identifier_str_mv 10.25247/P1982-999X.2014.v1n1.p91-102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/484/390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 1 (2014): A atualidade do pensamento filosófico; 91-102
1982-999X
1679-5385
10.25247/P1982-999X.2014.v1n1
reponame:Revista Ágora Filosófica
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
reponame_str Revista Ágora Filosófica
collection Revista Ágora Filosófica
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119801461538816