Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grzibowski, Silvestre
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barea, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ágora Filosófica
Texto Completo: http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/714
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar o tema da empatia proposto por Edith Stein como fundamento para abordagem de perspectivas éticas nas relações humanas. Stein investiga qual é o sentido essencial dos atos de empatia, consequentemente como os seres humanos podem perceber as vivências alheias. O argumento central do trabalho consiste em ressaltar que no desenvolvimento da investigação sobre o tema da empatia de Stein, é notória a intrínseca relação que se dá com a ética, ao passo que os sujeitos nas relações intersubjetivas são impulsionados a compreender as vivências do Outro, considerando-a como vivência própria, o que leva o sujeito adotar perspectivas éticas com respeito à alteridade. Para evidenciar estes aspectos o estudo contém uma introdução contextualizando a discussão e logo se divide em dois momentos. No primeiro, são destacados os principais aspectos de clarificação fenomenológica que permitem descrever a essência do tema da empatia de Stein. No segundo, discute-se a importância da afirmação dos valores constituídos intersubjetivamente em relação empática e sua contribuição para o fortalecimento da ética nas relações humanas. Por fim, evidencia-se o esforço no curso do trabalho de situar a relação essencial entre o desenvolvimento da empatia e a efetivação da ética no fluir das vivências.
id UNICAP-2_73fa551447881867ba77c8c19b29138d
oai_identifier_str oai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/714
network_acronym_str UNICAP-2
network_name_str Revista Ágora Filosófica
spelling Empatia e Ética na fenomenologia de Edith SteinO objetivo deste estudo é apresentar o tema da empatia proposto por Edith Stein como fundamento para abordagem de perspectivas éticas nas relações humanas. Stein investiga qual é o sentido essencial dos atos de empatia, consequentemente como os seres humanos podem perceber as vivências alheias. O argumento central do trabalho consiste em ressaltar que no desenvolvimento da investigação sobre o tema da empatia de Stein, é notória a intrínseca relação que se dá com a ética, ao passo que os sujeitos nas relações intersubjetivas são impulsionados a compreender as vivências do Outro, considerando-a como vivência própria, o que leva o sujeito adotar perspectivas éticas com respeito à alteridade. Para evidenciar estes aspectos o estudo contém uma introdução contextualizando a discussão e logo se divide em dois momentos. No primeiro, são destacados os principais aspectos de clarificação fenomenológica que permitem descrever a essência do tema da empatia de Stein. No segundo, discute-se a importância da afirmação dos valores constituídos intersubjetivamente em relação empática e sua contribuição para o fortalecimento da ética nas relações humanas. Por fim, evidencia-se o esforço no curso do trabalho de situar a relação essencial entre o desenvolvimento da empatia e a efetivação da ética no fluir das vivências.Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)Grzibowski, SilvestreBarea, Rudimar2016-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/71410.25247/P1982-999X.2015.v1n2.p34-46Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 2 (2015): Antropologia e Ética entre modernidade e contemporaneidade; 34-461982-999X1679-538510.25247/P1982-999X.2015.v1n2reponame:Revista Ágora Filosóficainstname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)instacron:UNICAPporhttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/714/567Direitos autorais 2016 Ágora Filosóficainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-04T10:42:22Zoai:ojs2.gavoa.unicap.br:article/714Revistahttp://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/oai1982-999X1679-5385opendoar:null2020-08-04 10:42:24.125Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
title Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
spellingShingle Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
Grzibowski, Silvestre
title_short Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
title_full Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
title_fullStr Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
title_full_unstemmed Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
title_sort Empatia e Ética na fenomenologia de Edith Stein
author Grzibowski, Silvestre
author_facet Grzibowski, Silvestre
Barea, Rudimar
author_role author
author2 Barea, Rudimar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Grzibowski, Silvestre
Barea, Rudimar
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste estudo é apresentar o tema da empatia proposto por Edith Stein como fundamento para abordagem de perspectivas éticas nas relações humanas. Stein investiga qual é o sentido essencial dos atos de empatia, consequentemente como os seres humanos podem perceber as vivências alheias. O argumento central do trabalho consiste em ressaltar que no desenvolvimento da investigação sobre o tema da empatia de Stein, é notória a intrínseca relação que se dá com a ética, ao passo que os sujeitos nas relações intersubjetivas são impulsionados a compreender as vivências do Outro, considerando-a como vivência própria, o que leva o sujeito adotar perspectivas éticas com respeito à alteridade. Para evidenciar estes aspectos o estudo contém uma introdução contextualizando a discussão e logo se divide em dois momentos. No primeiro, são destacados os principais aspectos de clarificação fenomenológica que permitem descrever a essência do tema da empatia de Stein. No segundo, discute-se a importância da afirmação dos valores constituídos intersubjetivamente em relação empática e sua contribuição para o fortalecimento da ética nas relações humanas. Por fim, evidencia-se o esforço no curso do trabalho de situar a relação essencial entre o desenvolvimento da empatia e a efetivação da ética no fluir das vivências.
description O objetivo deste estudo é apresentar o tema da empatia proposto por Edith Stein como fundamento para abordagem de perspectivas éticas nas relações humanas. Stein investiga qual é o sentido essencial dos atos de empatia, consequentemente como os seres humanos podem perceber as vivências alheias. O argumento central do trabalho consiste em ressaltar que no desenvolvimento da investigação sobre o tema da empatia de Stein, é notória a intrínseca relação que se dá com a ética, ao passo que os sujeitos nas relações intersubjetivas são impulsionados a compreender as vivências do Outro, considerando-a como vivência própria, o que leva o sujeito adotar perspectivas éticas com respeito à alteridade. Para evidenciar estes aspectos o estudo contém uma introdução contextualizando a discussão e logo se divide em dois momentos. No primeiro, são destacados os principais aspectos de clarificação fenomenológica que permitem descrever a essência do tema da empatia de Stein. No segundo, discute-se a importância da afirmação dos valores constituídos intersubjetivamente em relação empática e sua contribuição para o fortalecimento da ética nas relações humanas. Por fim, evidencia-se o esforço no curso do trabalho de situar a relação essencial entre o desenvolvimento da empatia e a efetivação da ética no fluir das vivências.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-26
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/714
10.25247/P1982-999X.2015.v1n2.p34-46
url http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/714
identifier_str_mv 10.25247/P1982-999X.2015.v1n2.p34-46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/714/567
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Ágora Filosófica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Ágora Filosófica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica; v. 1, n. 2 (2015): Antropologia e Ética entre modernidade e contemporaneidade; 34-46
1982-999X
1679-5385
10.25247/P1982-999X.2015.v1n2
reponame:Revista Ágora Filosófica
instname:Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron:UNICAP
reponame_str Revista Ágora Filosófica
collection Revista Ágora Filosófica
instname_str Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
instacron_str UNICAP
institution UNICAP
repository.name.fl_str_mv Revista Ágora Filosófica - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674119801883066368