TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1564 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos uma discussão teórica de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual desenvolvemos tarefas matemáticas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente, referente a problemas de otimização por meio do uso de derivadas de funções de uma variável real. Para tanto, realizou-se uma compilação de problemas de otimização retirados de livros de cálculo, uma readaptação das tarefas por meio do software GeoGebra, e uma discussão de possíveis enunciações. Elaborar, implementar, readaptar tarefas é um dos objetivos de um projeto de pesquisa que investiga um ambiente educacional para o CDI em condições reais de ensino”, submetido e aprovado no Edital Universal 14/2014 do CNPq. Os pressupostos de ensino e de aprendizagem considerados fundamentam-se na Educação Matemática Realística (RME) e defende-se a organização de ambientes de aprendizagem pautados em episódios de resolução de problemas. Para além de tarefas que demandam dos alunos competências de reprodução e memorização, buscou-se desenvolver tarefas que demandam a reflexão e que sejam flexíveis, significativas e informativas e que utilizem recursos tecnológicos. |
id |
UNICESU -1_01680c10eb39052a927c0398ed23bdf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1564 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDOEducação MatemáticaEnsino de CálculoTarefasGeoGebraProblemas de OtimizaçãoNeste artigo apresentamos uma discussão teórica de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual desenvolvemos tarefas matemáticas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente, referente a problemas de otimização por meio do uso de derivadas de funções de uma variável real. Para tanto, realizou-se uma compilação de problemas de otimização retirados de livros de cálculo, uma readaptação das tarefas por meio do software GeoGebra, e uma discussão de possíveis enunciações. Elaborar, implementar, readaptar tarefas é um dos objetivos de um projeto de pesquisa que investiga um ambiente educacional para o CDI em condições reais de ensino”, submetido e aprovado no Edital Universal 14/2014 do CNPq. Os pressupostos de ensino e de aprendizagem considerados fundamentam-se na Educação Matemática Realística (RME) e defende-se a organização de ambientes de aprendizagem pautados em episódios de resolução de problemas. Para além de tarefas que demandam dos alunos competências de reprodução e memorização, buscou-se desenvolver tarefas que demandam a reflexão e que sejam flexíveis, significativas e informativas e que utilizem recursos tecnológicos.Unicesumar2019-08-14T11:42:14Z2019-08-14T11:42:14Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1564otherMendes, Marcele TavaresSantos, Rodrigo Becegato de Souza dosTrevisan, André Luisreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:34Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:38.686Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO |
title |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO |
spellingShingle |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO Mendes, Marcele Tavares Educação Matemática Ensino de Cálculo Tarefas GeoGebra Problemas de Otimização |
title_short |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO |
title_full |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO |
title_fullStr |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO |
title_full_unstemmed |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO |
title_sort |
TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO |
author |
Mendes, Marcele Tavares |
author_facet |
Mendes, Marcele Tavares Santos, Rodrigo Becegato de Souza dos Trevisan, André Luis |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Rodrigo Becegato de Souza dos Trevisan, André Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Marcele Tavares Santos, Rodrigo Becegato de Souza dos Trevisan, André Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino de Cálculo Tarefas GeoGebra Problemas de Otimização |
topic |
Educação Matemática Ensino de Cálculo Tarefas GeoGebra Problemas de Otimização |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste artigo apresentamos uma discussão teórica de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual desenvolvemos tarefas matemáticas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente, referente a problemas de otimização por meio do uso de derivadas de funções de uma variável real. Para tanto, realizou-se uma compilação de problemas de otimização retirados de livros de cálculo, uma readaptação das tarefas por meio do software GeoGebra, e uma discussão de possíveis enunciações. Elaborar, implementar, readaptar tarefas é um dos objetivos de um projeto de pesquisa que investiga um ambiente educacional para o CDI em condições reais de ensino”, submetido e aprovado no Edital Universal 14/2014 do CNPq. Os pressupostos de ensino e de aprendizagem considerados fundamentam-se na Educação Matemática Realística (RME) e defende-se a organização de ambientes de aprendizagem pautados em episódios de resolução de problemas. Para além de tarefas que demandam dos alunos competências de reprodução e memorização, buscou-se desenvolver tarefas que demandam a reflexão e que sejam flexíveis, significativas e informativas e que utilizem recursos tecnológicos. |
description |
Neste artigo apresentamos uma discussão teórica de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual desenvolvemos tarefas matemáticas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente, referente a problemas de otimização por meio do uso de derivadas de funções de uma variável real. Para tanto, realizou-se uma compilação de problemas de otimização retirados de livros de cálculo, uma readaptação das tarefas por meio do software GeoGebra, e uma discussão de possíveis enunciações. Elaborar, implementar, readaptar tarefas é um dos objetivos de um projeto de pesquisa que investiga um ambiente educacional para o CDI em condições reais de ensino”, submetido e aprovado no Edital Universal 14/2014 do CNPq. Os pressupostos de ensino e de aprendizagem considerados fundamentam-se na Educação Matemática Realística (RME) e defende-se a organização de ambientes de aprendizagem pautados em episódios de resolução de problemas. Para além de tarefas que demandam dos alunos competências de reprodução e memorização, buscou-se desenvolver tarefas que demandam a reflexão e que sejam flexíveis, significativas e informativas e que utilizem recursos tecnológicos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T11:42:14Z 2019-08-14T11:42:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1564 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948594333941760 |