TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Marcele Tavares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SANTOS, Rodrigo Becegato de Souza dos, TREVISAN, André Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1564
Resumo: Neste artigo apresentamos uma discussão teórica de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual desenvolvemos tarefas matemáticas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente, referente a problemas de otimização por meio do uso de derivadas de funções de uma variável real. Para tanto, realizou-se uma compilação de problemas de otimização retirados de livros de cálculo, uma readaptação das tarefas por meio do software GeoGebra, e uma discussão de possíveis enunciações. Elaborar, implementar, readaptar tarefas é um dos objetivos de um projeto de pesquisa que investiga um ambiente educacional para o CDI em condições reais de ensino”, submetido e aprovado no Edital Universal 14/2014 do CNPq. Os pressupostos de ensino e de aprendizagem considerados fundamentam-se na Educação Matemática Realística (RME) e defende-se a organização de ambientes de aprendizagem pautados em episódios de resolução de problemas. Para além de tarefas que demandam dos alunos competências de reprodução e memorização, buscou-se desenvolver tarefas que demandam a reflexão e que sejam flexíveis, significativas e informativas e que utilizem recursos tecnológicos.
id UNICESU -1_703efb91fa7dba34422af3070171681a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1564
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDOEducação MatemáticaEnsino de CálculoTarefasGeoGebraProblemas de OtimizaçãoNeste artigo apresentamos uma discussão teórica de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual desenvolvemos tarefas matemáticas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente, referente a problemas de otimização por meio do uso de derivadas de funções de uma variável real. Para tanto, realizou-se uma compilação de problemas de otimização retirados de livros de cálculo, uma readaptação das tarefas por meio do software GeoGebra, e uma discussão de possíveis enunciações. Elaborar, implementar, readaptar tarefas é um dos objetivos de um projeto de pesquisa que investiga um ambiente educacional para o CDI em condições reais de ensino”, submetido e aprovado no Edital Universal 14/2014 do CNPq. Os pressupostos de ensino e de aprendizagem considerados fundamentam-se na Educação Matemática Realística (RME) e defende-se a organização de ambientes de aprendizagem pautados em episódios de resolução de problemas. Para além de tarefas que demandam dos alunos competências de reprodução e memorização, buscou-se desenvolver tarefas que demandam a reflexão e que sejam flexíveis, significativas e informativas e que utilizem recursos tecnológicos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T11:42:14Z2019-08-14T11:42:14Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1564porMENDES, Marcele TavaresSANTOS, Rodrigo Becegato de Souza dosTREVISAN, André Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:24ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
title TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
spellingShingle TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
MENDES, Marcele Tavares
Educação Matemática
Ensino de Cálculo
Tarefas
GeoGebra
Problemas de Otimização
title_short TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
title_full TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
title_fullStr TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
title_full_unstemmed TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
title_sort TAREFAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO
author MENDES, Marcele Tavares
author_facet MENDES, Marcele Tavares
SANTOS, Rodrigo Becegato de Souza dos
TREVISAN, André Luis
author_role author
author2 SANTOS, Rodrigo Becegato de Souza dos
TREVISAN, André Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Marcele Tavares
SANTOS, Rodrigo Becegato de Souza dos
TREVISAN, André Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino de Cálculo
Tarefas
GeoGebra
Problemas de Otimização
topic Educação Matemática
Ensino de Cálculo
Tarefas
GeoGebra
Problemas de Otimização
description Neste artigo apresentamos uma discussão teórica de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual desenvolvemos tarefas matemáticas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), especificamente, referente a problemas de otimização por meio do uso de derivadas de funções de uma variável real. Para tanto, realizou-se uma compilação de problemas de otimização retirados de livros de cálculo, uma readaptação das tarefas por meio do software GeoGebra, e uma discussão de possíveis enunciações. Elaborar, implementar, readaptar tarefas é um dos objetivos de um projeto de pesquisa que investiga um ambiente educacional para o CDI em condições reais de ensino”, submetido e aprovado no Edital Universal 14/2014 do CNPq. Os pressupostos de ensino e de aprendizagem considerados fundamentam-se na Educação Matemática Realística (RME) e defende-se a organização de ambientes de aprendizagem pautados em episódios de resolução de problemas. Para além de tarefas que demandam dos alunos competências de reprodução e memorização, buscou-se desenvolver tarefas que demandam a reflexão e que sejam flexíveis, significativas e informativas e que utilizem recursos tecnológicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T11:42:14Z
2019-08-14T11:42:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1564
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771937534246912