LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARIZ, Sabrina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MELO, Leonardo Ferreira, PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza, GASPAROTTO, Francielli
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4160
Resumo: A produção de mudas e de plântulas sadias de hortaliças como a alface (Lactuca sativaL.), o pepino (Cucumissativus) e a rúcula (Eruca sativaMiller), depende em grande parte da utilização de sementes de boa qualidade, as quais podem ser expressas pela interação de quatro componentes: genético, físico, sanitário e fisiológico. A ocorrência de doenças e pragas, associadas às sementes, é um dos fatores que mais causam danos aos cultivos agrícolas, sendo um problema de importância crescente em todo o mundo. O inóculo inicial da epidemia pode depender da transmissão do patógeno pela semente e a presença de patógenos pode também reduzir a qualidade fisiológica das mesmas. Portanto, este trabalho objetiva avaliar a qualidade sanitária de sementes de alface, pepino e rúcula. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, com quatro repetições, serão analisados lotes de sementes de duas cultivares de alface, dois para pepino e dois de rúcula por meio dos testes de vigor e de sanidade. Espera- se que com este trabalho possa- se retratar a qualidade fisiológica e sanitária das sementes comercializadas na região de Maringá. Desta forma buscando trazer benefícios a essas culturas, com redução das perdas e dos custos de produção, promovendo maior rentabilidade para a agricultura familiar.
id UNICESU -1_0381afeec4358957c9cc6b888c1bec28
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4160
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇASLactuca sativa L.CucumissativusEruca sativa MillerA produção de mudas e de plântulas sadias de hortaliças como a alface (Lactuca sativaL.), o pepino (Cucumissativus) e a rúcula (Eruca sativaMiller), depende em grande parte da utilização de sementes de boa qualidade, as quais podem ser expressas pela interação de quatro componentes: genético, físico, sanitário e fisiológico. A ocorrência de doenças e pragas, associadas às sementes, é um dos fatores que mais causam danos aos cultivos agrícolas, sendo um problema de importância crescente em todo o mundo. O inóculo inicial da epidemia pode depender da transmissão do patógeno pela semente e a presença de patógenos pode também reduzir a qualidade fisiológica das mesmas. Portanto, este trabalho objetiva avaliar a qualidade sanitária de sementes de alface, pepino e rúcula. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, com quatro repetições, serão analisados lotes de sementes de duas cultivares de alface, dois para pepino e dois de rúcula por meio dos testes de vigor e de sanidade. Espera- se que com este trabalho possa- se retratar a qualidade fisiológica e sanitária das sementes comercializadas na região de Maringá. Desta forma buscando trazer benefícios a essas culturas, com redução das perdas e dos custos de produção, promovendo maior rentabilidade para a agricultura familiar.UniCesumar2020-01-13T12:15:02Z2020-01-13T12:15:02Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4160otherPARIZ, SabrinaMELO, Leonardo FerreiraPACCOLA, Edneia Aparecida de SouzaGASPAROTTO, Franciellireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:56.03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS
title LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS
spellingShingle LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS
PARIZ, Sabrina
Lactuca sativa L.
Cucumissativus
Eruca sativa Miller
title_short LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS
title_full LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS
title_fullStr LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS
title_full_unstemmed LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS
title_sort LEVANTAMENTO DA QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE HORTALIÇAS
author PARIZ, Sabrina
author_facet PARIZ, Sabrina
MELO, Leonardo Ferreira
PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
GASPAROTTO, Francielli
author_role author
author2 MELO, Leonardo Ferreira
PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
GASPAROTTO, Francielli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PARIZ, Sabrina
MELO, Leonardo Ferreira
PACCOLA, Edneia Aparecida de Souza
GASPAROTTO, Francielli
dc.subject.por.fl_str_mv Lactuca sativa L.
Cucumissativus
Eruca sativa Miller
topic Lactuca sativa L.
Cucumissativus
Eruca sativa Miller
dc.description.none.fl_txt_mv A produção de mudas e de plântulas sadias de hortaliças como a alface (Lactuca sativaL.), o pepino (Cucumissativus) e a rúcula (Eruca sativaMiller), depende em grande parte da utilização de sementes de boa qualidade, as quais podem ser expressas pela interação de quatro componentes: genético, físico, sanitário e fisiológico. A ocorrência de doenças e pragas, associadas às sementes, é um dos fatores que mais causam danos aos cultivos agrícolas, sendo um problema de importância crescente em todo o mundo. O inóculo inicial da epidemia pode depender da transmissão do patógeno pela semente e a presença de patógenos pode também reduzir a qualidade fisiológica das mesmas. Portanto, este trabalho objetiva avaliar a qualidade sanitária de sementes de alface, pepino e rúcula. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, com quatro repetições, serão analisados lotes de sementes de duas cultivares de alface, dois para pepino e dois de rúcula por meio dos testes de vigor e de sanidade. Espera- se que com este trabalho possa- se retratar a qualidade fisiológica e sanitária das sementes comercializadas na região de Maringá. Desta forma buscando trazer benefícios a essas culturas, com redução das perdas e dos custos de produção, promovendo maior rentabilidade para a agricultura familiar.
description A produção de mudas e de plântulas sadias de hortaliças como a alface (Lactuca sativaL.), o pepino (Cucumissativus) e a rúcula (Eruca sativaMiller), depende em grande parte da utilização de sementes de boa qualidade, as quais podem ser expressas pela interação de quatro componentes: genético, físico, sanitário e fisiológico. A ocorrência de doenças e pragas, associadas às sementes, é um dos fatores que mais causam danos aos cultivos agrícolas, sendo um problema de importância crescente em todo o mundo. O inóculo inicial da epidemia pode depender da transmissão do patógeno pela semente e a presença de patógenos pode também reduzir a qualidade fisiológica das mesmas. Portanto, este trabalho objetiva avaliar a qualidade sanitária de sementes de alface, pepino e rúcula. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, com quatro repetições, serão analisados lotes de sementes de duas cultivares de alface, dois para pepino e dois de rúcula por meio dos testes de vigor e de sanidade. Espera- se que com este trabalho possa- se retratar a qualidade fisiológica e sanitária das sementes comercializadas na região de Maringá. Desta forma buscando trazer benefícios a essas culturas, com redução das perdas e dos custos de produção, promovendo maior rentabilidade para a agricultura familiar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-13T12:15:02Z
2020-01-13T12:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4160
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4160
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948600447139840