Avaliação da incidência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em escolares da rede pública dos Municípios de Cianorte e Maringá no Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Letícia Vargas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FIGUEREDO, Milena Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/628
Resumo: Artigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Biomedicina, sob a orientação do Prof. Dr. Heber Amilcar Martins.
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spelling Avaliação da incidência do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em escolares da rede pública dos Municípios de Cianorte e Maringá no Estado do ParanáTDAHDiagnósticoFarmacoterapiaArtigo apresentado ao curso de graduação em Biomedicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Biomedicina, sob a orientação do Prof. Dr. Heber Amilcar Martins.The attention deficit disorder with hyperactivity (ADDH) is a neurodevelopmental disorder, where the neurotransmitters, dopamine and noradrenalin are reduced, causing a reduction in the activity of the prefrontal cortex. It primarily affects children, setting off multiple losses, in academic, professional, social and emotional life. It is the most frequently disorder in schools and is seen as a public health problem. The objective of this research was to evaluate the frequency and distribution of the incidence of ADDH in public schools in the city of Cianorte and Maringá in Paraná State, profiling the diagnosis and medication of these patients. The SNAP-IV questionnaire and Profile of Diagnosis and Pharmacotherapy questionnaire were filled by teachers and educators involved in the project, which were answered spontaneously through the signing of informed consent (TCLE). The collected data were tabulated and analyzed with Epi Info ™ software, using the analysis frequency distribution and the Chisquare test, with significance level of 95%. The data analyzed allow us to infer that the hyperactivity, unlike lack of attention, is not constant in children with ADDH, considering that there is a natural decrease of this behavior as the age grows, besides not showing a profile diagnosis or pharmacotherapy that were inappropriate. The analyses demonstrate an alarming condition, since there are cases in which the child who were diagnosed are not submitted to clinical treatment and medication, in addition to the lack of information from schools. Therefore, we still lack in strengthening the attention with the diagnosis and treatment of ADDH.O Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurodesenvolvimental, onde os neurotransmissores, dopamina e noradrenalina encontram-se diminuídos, provocando uma redução da atividade do córtex pré-frontal. Afeta principalmente crianças, desencadeando prejuízos múltiplos, na vida acadêmica, profissional, social e emocional. É o transtorno com maior frequência em escolares e é visto como um problema de saúde pública. O objetivo da pesquisa foi avaliar a frequência e distribuição da incidência do TDAH em escolares da rede pública dos municípios de Cianorte e Maringá no estado do Paraná, traçando o perfil do diagnóstico e farmacoterapêutico destes pacientes. Foram aplicados aos professores e pedagogos das escolas envolvidas no projeto, os questionários SNAP-IV e Perfil de Diagnóstico e Farmacoterapia, os quais foram respondidos espontaneamente mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os dados coletados foram tabulados e analisados com o software Epi Info™, empregando-se a análise de distribuição de frequência e o teste Chi-quadrado, com nível de significância de 95%. Os dados analisados permitem inferir que a hiperatividade, ao contrário da desatenção, não é constante nas crianças portadoras do TDAH, considerando que há diminuição natural deste comportamento na medida que a idade avança, bem como não evidenciaram perfil de diagnóstico ou farmacoterapia inapropriados. As análises, demonstram uma condição alarmante, considerando que existem casos em que a criança diagnosticada não está submetida ao tratamento clínico e medicamentoso, além da falta de informações das escolas, sendo assim, ainda carecemos de reforçar a atenção com o diagnóstico e tratamento do TDAH.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARMARTINS, Heber AmilcarOLIVEIRA, Letícia VargasFIGUEREDO, Milena Cardoso2019-01-10T12:10:54Z2019-01-10T12:10:54Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-07-05T14:16:14ZRepositório InstitucionalPRI
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