AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CIANORTE NO ESTADO DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia Vargas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Figueredo, Milena Cardoso, Martins, Heber Amilcar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2028
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a distribuição de frequência da incidência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em escolares da rede pública do município de Cianorte no estado do Paraná, traçando o perfil do diagnóstico e farmacoterapêutico destes pacientes. Para este propósito, foram aplicados aos professores e pedagogos das escolas envolvidas no projeto, os questionários SNAP-IV e Perfil de Diagnóstico e Farmacoterapia, os quais foram respondidos espontaneamente mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados coletados foram tabulados e analisados com o auxílio do software Epi Info™, empregando-se a análise de distribuição de frequência e o teste Chi-quadrado, com nível de significância de 95%. Todos os procedimentos foram analisados e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UniCesumar. Foram aplicados 49 questionários na cidade de Cianorte, sendo descartados deste universo amostral 7 casos, em função de envolverem crianças diagnosticadas com TDAH, mas que não estão sendo medicadas ou a escola desconhece a farmacoterapia, além dos casos em que os responsáveis optaram por não dar continuidade ao tratamento. Os resultados demonstram que o diagnóstico e a farmacoterapia estão apropriados na maioria dos casos levantados. Entretanto, revelam uma condição alarmante, considerando que haviam casos em que a criança com diagnóstico de TDAH não está submetida ao tratamento clínico e medicamentoso, além da falta de informação da escola sobre a dose utilizada pelos pacientes e como a condução da terapia está sendo realizada.
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