ANÁLISE DA LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL, ESQUEMA CORPORAL E EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5550 |
Resumo: | A Síndrome de Down se caracteriza por uma anomalia cromossômica de caráter genético que compromete o desenvolvimento psicomotor da criança. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar se as crianças com Síndrome de Down que apresentam alterações no esquema corporal também manifestam distúrbios relacionados ao equilíbrio, noção espacial e lateralidade, já que o esquema corporal está intimamente relacionado ao desenvolvimento destas habilidades. Para a realização deste trabalho foram selecionados 9 pacientes, com faixa etária de 4 a 7 anos, independentemente do sexo, com alteração do esquema corporal, onde após a autorização dos pais foi aplicada Bateria Psicomotora proposta por Fonseca. Após análise dos dados verificou-se que o esquema corporal não interferiu no desempenho das demais variáveis, o que sugere que mais estudos sejam realizados com amostras mais homogêneas, já que as crianças do estudo apresentavam diferentes graus de retardo. |
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ANÁLISE DA LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL, ESQUEMA CORPORAL E EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWNDesenvolvimento infantilFisioterapiaTrissomia do 21A Síndrome de Down se caracteriza por uma anomalia cromossômica de caráter genético que compromete o desenvolvimento psicomotor da criança. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar se as crianças com Síndrome de Down que apresentam alterações no esquema corporal também manifestam distúrbios relacionados ao equilíbrio, noção espacial e lateralidade, já que o esquema corporal está intimamente relacionado ao desenvolvimento destas habilidades. Para a realização deste trabalho foram selecionados 9 pacientes, com faixa etária de 4 a 7 anos, independentemente do sexo, com alteração do esquema corporal, onde após a autorização dos pais foi aplicada Bateria Psicomotora proposta por Fonseca. Após análise dos dados verificou-se que o esquema corporal não interferiu no desempenho das demais variáveis, o que sugere que mais estudos sejam realizados com amostras mais homogêneas, já que as crianças do estudo apresentavam diferentes graus de retardo.UniCesumar2020-04-08T22:01:50Z2020-04-08T22:01:50Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5550otherDAVINA, Anecaroline GomesNASCIMENTO, Thais FernandaPALÁCIO, Siméia Gasparreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:07.176Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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