ANÁLISE DA LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL, ESQUEMA CORPORAL E EQUILÍBRIO DE CRIANÇAS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAVINA, Anecaroline Gomes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NASCIMENTO, Thais Fernanda, PALÁCIO, Siméia Gaspar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5550
Resumo: A Síndrome de Down se caracteriza por uma anomalia cromossômica de caráter genético que compromete o desenvolvimento psicomotor da criança. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar se as crianças com Síndrome de Down que apresentam alterações no esquema corporal também manifestam distúrbios relacionados ao equilíbrio, noção espacial e lateralidade, já que o esquema corporal está intimamente relacionado ao desenvolvimento destas habilidades. Para a realização deste trabalho foram selecionados 9 pacientes, com faixa etária de 4 a 7 anos, independentemente do sexo, com alteração do esquema corporal, onde após a autorização dos pais foi aplicada Bateria Psicomotora proposta por Fonseca. Após análise dos dados verificou-se que o esquema corporal não interferiu no desempenho das demais variáveis, o que sugere que mais estudos sejam realizados com amostras mais homogêneas, já que as crianças do estudo apresentavam diferentes graus de retardo.
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