INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Karina Braga
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, Paulo Henrique Frazão, ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves, GASPAROTTO, Francielli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2123
Resumo: A laranja é a principal frutífera produzida no Paraná, apresentando grande importância na região Noroeste, porém seu avanço vem sendo impactado pela ocorrência do greening. Esta enfermidade tem como agente causal a bactéria chamada Candidatus liberibacter spp., que é disseminado por meio de insetos vetores, e porta enxertos contaminados. Os sintomas característicos desta doença são manchas evidentes amareladas, podendo ocorrer atrofia e declínio de algumas árvores, com frutos pequenos com problemas de desenvolvimento. Após o estabelecimento desta doença a única medida eficiente é a erradicação das plantas sintomáticas, prática que reduz a lucratividade do citricultor acarretando em danos econômicos em toda a cadeia produtiva e também sociais para a região como um todo. Estudos que relacionem o manejo realizado nas culturas com o progresso da doença no campo são essenciais para a implementação de medidas que visem à redução do avanço deste patógeno. Assim, objetiva-se com este trabalho avaliar a influência das práticas de manejo utilizadas em propriedades citrícolas paranaenses na incidência do greening. O trabalho será constituído por uma pesquisa de campo, realizada na região de Paranavaí. Será feito um questionário com 13 produtores de laranja, em que possuirá questões objetivas e dissertativas. Este questionário será composto por uma caracterização do produtor, da propriedade e questões sobre práticas de manejo e controle do greening. Paralelamente será realizado um levantamento de dados junto a Cocamar (Cooperativa Agroindustrial de Maringá) sobre a ocorrência de greening nas propriedades estudadas nos últimos cinco anos. Após a obtenção destes resultados serão confeccionados gráficos e tabelas relacionando se houve ou não o avanço da doença de acordo com os dados levantados, em função das práticas executadas pelos produtores rurais entrevistados. Espera-se que com os resultados obtidos seja possível observar práticas semelhantes entre os citricultores que estejam impactando de forma positiva ou negativa sobre o avanço do greening na região e desta forma conscientizar os produtores e sugerir práticas mais eficientes no manejo desta doença.
id UNICESU -1_079821a324f1b30ecf0114a57d81e6a3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2123
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENINGCitriculturaSanidadePsilídeoA laranja é a principal frutífera produzida no Paraná, apresentando grande importância na região Noroeste, porém seu avanço vem sendo impactado pela ocorrência do greening. Esta enfermidade tem como agente causal a bactéria chamada Candidatus liberibacter spp., que é disseminado por meio de insetos vetores, e porta enxertos contaminados. Os sintomas característicos desta doença são manchas evidentes amareladas, podendo ocorrer atrofia e declínio de algumas árvores, com frutos pequenos com problemas de desenvolvimento. Após o estabelecimento desta doença a única medida eficiente é a erradicação das plantas sintomáticas, prática que reduz a lucratividade do citricultor acarretando em danos econômicos em toda a cadeia produtiva e também sociais para a região como um todo. Estudos que relacionem o manejo realizado nas culturas com o progresso da doença no campo são essenciais para a implementação de medidas que visem à redução do avanço deste patógeno. Assim, objetiva-se com este trabalho avaliar a influência das práticas de manejo utilizadas em propriedades citrícolas paranaenses na incidência do greening. O trabalho será constituído por uma pesquisa de campo, realizada na região de Paranavaí. Será feito um questionário com 13 produtores de laranja, em que possuirá questões objetivas e dissertativas. Este questionário será composto por uma caracterização do produtor, da propriedade e questões sobre práticas de manejo e controle do greening. Paralelamente será realizado um levantamento de dados junto a Cocamar (Cooperativa Agroindustrial de Maringá) sobre a ocorrência de greening nas propriedades estudadas nos últimos cinco anos. Após a obtenção destes resultados serão confeccionados gráficos e tabelas relacionando se houve ou não o avanço da doença de acordo com os dados levantados, em função das práticas executadas pelos produtores rurais entrevistados. Espera-se que com os resultados obtidos seja possível observar práticas semelhantes entre os citricultores que estejam impactando de forma positiva ou negativa sobre o avanço do greening na região e desta forma conscientizar os produtores e sugerir práticas mais eficientes no manejo desta doença.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-23T11:18:03Z2019-08-23T11:18:03Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2123porANDRADE, Karina BragaSILVA, Paulo Henrique FrazãoZULIANI, Aline Maria Orbolato GonçalvesGASPAROTTO, Francielliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:07:49ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING
title INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING
spellingShingle INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING
ANDRADE, Karina Braga
Citricultura
Sanidade
Psilídeo
title_short INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING
title_full INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING
title_fullStr INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING
title_sort INFLUÊNCIA DOS TRATOS CULTURAIS NA INCIDÊNCIA DO GREENING
author ANDRADE, Karina Braga
author_facet ANDRADE, Karina Braga
SILVA, Paulo Henrique Frazão
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
GASPAROTTO, Francielli
author_role author
author2 SILVA, Paulo Henrique Frazão
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
GASPAROTTO, Francielli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Karina Braga
SILVA, Paulo Henrique Frazão
ZULIANI, Aline Maria Orbolato Gonçalves
GASPAROTTO, Francielli
dc.subject.por.fl_str_mv Citricultura
Sanidade
Psilídeo
topic Citricultura
Sanidade
Psilídeo
description A laranja é a principal frutífera produzida no Paraná, apresentando grande importância na região Noroeste, porém seu avanço vem sendo impactado pela ocorrência do greening. Esta enfermidade tem como agente causal a bactéria chamada Candidatus liberibacter spp., que é disseminado por meio de insetos vetores, e porta enxertos contaminados. Os sintomas característicos desta doença são manchas evidentes amareladas, podendo ocorrer atrofia e declínio de algumas árvores, com frutos pequenos com problemas de desenvolvimento. Após o estabelecimento desta doença a única medida eficiente é a erradicação das plantas sintomáticas, prática que reduz a lucratividade do citricultor acarretando em danos econômicos em toda a cadeia produtiva e também sociais para a região como um todo. Estudos que relacionem o manejo realizado nas culturas com o progresso da doença no campo são essenciais para a implementação de medidas que visem à redução do avanço deste patógeno. Assim, objetiva-se com este trabalho avaliar a influência das práticas de manejo utilizadas em propriedades citrícolas paranaenses na incidência do greening. O trabalho será constituído por uma pesquisa de campo, realizada na região de Paranavaí. Será feito um questionário com 13 produtores de laranja, em que possuirá questões objetivas e dissertativas. Este questionário será composto por uma caracterização do produtor, da propriedade e questões sobre práticas de manejo e controle do greening. Paralelamente será realizado um levantamento de dados junto a Cocamar (Cooperativa Agroindustrial de Maringá) sobre a ocorrência de greening nas propriedades estudadas nos últimos cinco anos. Após a obtenção destes resultados serão confeccionados gráficos e tabelas relacionando se houve ou não o avanço da doença de acordo com os dados levantados, em função das práticas executadas pelos produtores rurais entrevistados. Espera-se que com os resultados obtidos seja possível observar práticas semelhantes entre os citricultores que estejam impactando de forma positiva ou negativa sobre o avanço do greening na região e desta forma conscientizar os produtores e sugerir práticas mais eficientes no manejo desta doença.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-23T11:18:03Z
2019-08-23T11:18:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2123
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928552144896