USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CEZÁRIO, Gabriela Vassoler
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MAGRINELLI, Guilherme Carneiro, SANTOS, José Mauricio Gonçalves dos, ANDREAZZI, Marcia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4012
Resumo: A suinocultura passou por diversas modificações desde o início do século passado e com isso o Brasil atualmente tem uma das cadeias produtivas mais avançadas em tecnologia e produção de carne de qualidade. A carne é consumida mundialmente, e com todas as demandas e fases do processo de qualidade o animal pode desenvolver doenças, ou até mesmo por prevenção de patógenos, é ofertado para esses uma alimentação com adição de antibióticos. Os antimicrobianos ofertados conseguem inibir o crescimento ou matar fungos e bactérias, revertendo quadros de desequilíbrio da microbiota intestinal dos suínos. O consumo exagerado e frequente dos antimicrobianos fez com que a OMS (Organização Mundial de Saúde) proibisse empresas e produtores de usar essa substância em animais saudáveis, pois a prática está levando a uma grande resistência bacteriana a antibióticos usado em animais e seres humanos, podendo comprometer a eficácia de alguns tratamentos com antibióticos, já que em alguns países alguns elementos usados para produzir alimentos a animais são iguais o semelhantes de humanos. Através do levantamento bibliográfico feito através de dados fornecidos por uma granja do Oeste de Santa Catarina, em 2 lotes de suínos, foi identificado os princípios ativos de antimicrobianos indicados para uso em suínos.
id UNICESU -1_0c997a14a5e90844ae343b2f481439de
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4012
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOSAntimicrobianosMicrobiotaResistência a antimicrobianosA suinocultura passou por diversas modificações desde o início do século passado e com isso o Brasil atualmente tem uma das cadeias produtivas mais avançadas em tecnologia e produção de carne de qualidade. A carne é consumida mundialmente, e com todas as demandas e fases do processo de qualidade o animal pode desenvolver doenças, ou até mesmo por prevenção de patógenos, é ofertado para esses uma alimentação com adição de antibióticos. Os antimicrobianos ofertados conseguem inibir o crescimento ou matar fungos e bactérias, revertendo quadros de desequilíbrio da microbiota intestinal dos suínos. O consumo exagerado e frequente dos antimicrobianos fez com que a OMS (Organização Mundial de Saúde) proibisse empresas e produtores de usar essa substância em animais saudáveis, pois a prática está levando a uma grande resistência bacteriana a antibióticos usado em animais e seres humanos, podendo comprometer a eficácia de alguns tratamentos com antibióticos, já que em alguns países alguns elementos usados para produzir alimentos a animais são iguais o semelhantes de humanos. Através do levantamento bibliográfico feito através de dados fornecidos por uma granja do Oeste de Santa Catarina, em 2 lotes de suínos, foi identificado os princípios ativos de antimicrobianos indicados para uso em suínos.UniCesumar2020-01-08T19:50:01Z2020-01-08T19:50:01Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4012otherCEZÁRIO, Gabriela VassolerMAGRINELLI, Guilherme CarneiroSANTOS, José Mauricio Gonçalves dosANDREAZZI, Marcia Aparecidareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:34.649Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS
title USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS
spellingShingle USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS
CEZÁRIO, Gabriela Vassoler
Antimicrobianos
Microbiota
Resistência a antimicrobianos
title_short USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS
title_full USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS
title_fullStr USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS
title_full_unstemmed USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS
title_sort USO D E ANTIBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS
author CEZÁRIO, Gabriela Vassoler
author_facet CEZÁRIO, Gabriela Vassoler
MAGRINELLI, Guilherme Carneiro
SANTOS, José Mauricio Gonçalves dos
ANDREAZZI, Marcia Aparecida
author_role author
author2 MAGRINELLI, Guilherme Carneiro
SANTOS, José Mauricio Gonçalves dos
ANDREAZZI, Marcia Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CEZÁRIO, Gabriela Vassoler
MAGRINELLI, Guilherme Carneiro
SANTOS, José Mauricio Gonçalves dos
ANDREAZZI, Marcia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Antimicrobianos
Microbiota
Resistência a antimicrobianos
topic Antimicrobianos
Microbiota
Resistência a antimicrobianos
dc.description.none.fl_txt_mv A suinocultura passou por diversas modificações desde o início do século passado e com isso o Brasil atualmente tem uma das cadeias produtivas mais avançadas em tecnologia e produção de carne de qualidade. A carne é consumida mundialmente, e com todas as demandas e fases do processo de qualidade o animal pode desenvolver doenças, ou até mesmo por prevenção de patógenos, é ofertado para esses uma alimentação com adição de antibióticos. Os antimicrobianos ofertados conseguem inibir o crescimento ou matar fungos e bactérias, revertendo quadros de desequilíbrio da microbiota intestinal dos suínos. O consumo exagerado e frequente dos antimicrobianos fez com que a OMS (Organização Mundial de Saúde) proibisse empresas e produtores de usar essa substância em animais saudáveis, pois a prática está levando a uma grande resistência bacteriana a antibióticos usado em animais e seres humanos, podendo comprometer a eficácia de alguns tratamentos com antibióticos, já que em alguns países alguns elementos usados para produzir alimentos a animais são iguais o semelhantes de humanos. Através do levantamento bibliográfico feito através de dados fornecidos por uma granja do Oeste de Santa Catarina, em 2 lotes de suínos, foi identificado os princípios ativos de antimicrobianos indicados para uso em suínos.
description A suinocultura passou por diversas modificações desde o início do século passado e com isso o Brasil atualmente tem uma das cadeias produtivas mais avançadas em tecnologia e produção de carne de qualidade. A carne é consumida mundialmente, e com todas as demandas e fases do processo de qualidade o animal pode desenvolver doenças, ou até mesmo por prevenção de patógenos, é ofertado para esses uma alimentação com adição de antibióticos. Os antimicrobianos ofertados conseguem inibir o crescimento ou matar fungos e bactérias, revertendo quadros de desequilíbrio da microbiota intestinal dos suínos. O consumo exagerado e frequente dos antimicrobianos fez com que a OMS (Organização Mundial de Saúde) proibisse empresas e produtores de usar essa substância em animais saudáveis, pois a prática está levando a uma grande resistência bacteriana a antibióticos usado em animais e seres humanos, podendo comprometer a eficácia de alguns tratamentos com antibióticos, já que em alguns países alguns elementos usados para produzir alimentos a animais são iguais o semelhantes de humanos. Através do levantamento bibliográfico feito através de dados fornecidos por uma granja do Oeste de Santa Catarina, em 2 lotes de suínos, foi identificado os princípios ativos de antimicrobianos indicados para uso em suínos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-08T19:50:01Z
2020-01-08T19:50:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4012
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4012
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948587980619777