O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Léo Marcelo Plantes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: MACHADO, Maria Inês Moro Senco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7285
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a aprendizagem lenta e as suas conseqüências para o aluno, para a escola e para o professor. Para sua realização, foi utilizado o procedimento da pesquisa bibliográfica, à partir da qual foi possível organizar um quadro referencial sobre o assunto e suas implicações no contexto escolar. Deste, destacamos: a) importância do diagnóstico, feito por um psicopedagogo, para detectar a causa do “não aprender”; b) os sintomas nem sempre se apresentam da mesma maneira - sistema nervoso central processa a informação de uma maneira um pouco diferente das outras crianças (KEPHART); c) a importância do conhecimento individual de cada aluno, não só intelectualmente como afetivamente, proporciona fatores que podem contribuir na aprendizagem; d) o aluno é incapaz de “manter-se” ao mesmo nível da turma; e) o papel do professor é perceber a necessidade da reeducação; f) necessidade da utilização de materiais concretos; g) a escolha dos conteúdos deve ser feita com cuidado para que o aluno consiga relacionar o que aprende na educação formal com suas atividades cotidianas; h) os objetivos, conteúdos e metodologias precisam estar sempre bem estabelecidos e sendo reformulados; i) o uso de jogos pode facilitar a aprendizagem; j) o reforço do desempenho faz com que se desenvolva a auto-estima, sentindo vontade em aprender; l) na comunidade educativa, muitas práticas evidenciam somente uma via, a do professor, que se preocupa em ensinar, sem saber se o aluno está acompanhando; m) em alguns casos, é comum rotular o aluno, o que acaba por ocasionar uma rejeição com o processo de ensino-aprendizagem. Para o exercício profissional do professor, é importante destacar o seu conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, saber suas definições, suas causas e conseqüências. O quadro que vemos hoje é de uma escola que não considera as dificuldades de aprendizagens. Muitos professores foram formados em cursos que enfatizavam as dificuldades de aprendizagens somente como o “não aprender do aluno”, mas é preciso ir além disso, considerar o aluno como um sujeito que pode melhorar e superar suas dificuldades por meio da reeducação, entendida numa perceptiva de integração entre diversos segmentos e profissionais (aluno, professor, família, orientador, psicopedagogo).
id UNICESU -1_0d5fd7067262435850ab7de3b78ac420
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7285
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTAAprendizagemPsicopedagogiaDificuldade de aprendizagemO presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a aprendizagem lenta e as suas conseqüências para o aluno, para a escola e para o professor. Para sua realização, foi utilizado o procedimento da pesquisa bibliográfica, à partir da qual foi possível organizar um quadro referencial sobre o assunto e suas implicações no contexto escolar. Deste, destacamos: a) importância do diagnóstico, feito por um psicopedagogo, para detectar a causa do “não aprender”; b) os sintomas nem sempre se apresentam da mesma maneira - sistema nervoso central processa a informação de uma maneira um pouco diferente das outras crianças (KEPHART); c) a importância do conhecimento individual de cada aluno, não só intelectualmente como afetivamente, proporciona fatores que podem contribuir na aprendizagem; d) o aluno é incapaz de “manter-se” ao mesmo nível da turma; e) o papel do professor é perceber a necessidade da reeducação; f) necessidade da utilização de materiais concretos; g) a escolha dos conteúdos deve ser feita com cuidado para que o aluno consiga relacionar o que aprende na educação formal com suas atividades cotidianas; h) os objetivos, conteúdos e metodologias precisam estar sempre bem estabelecidos e sendo reformulados; i) o uso de jogos pode facilitar a aprendizagem; j) o reforço do desempenho faz com que se desenvolva a auto-estima, sentindo vontade em aprender; l) na comunidade educativa, muitas práticas evidenciam somente uma via, a do professor, que se preocupa em ensinar, sem saber se o aluno está acompanhando; m) em alguns casos, é comum rotular o aluno, o que acaba por ocasionar uma rejeição com o processo de ensino-aprendizagem. Para o exercício profissional do professor, é importante destacar o seu conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, saber suas definições, suas causas e conseqüências. O quadro que vemos hoje é de uma escola que não considera as dificuldades de aprendizagens. Muitos professores foram formados em cursos que enfatizavam as dificuldades de aprendizagens somente como o “não aprender do aluno”, mas é preciso ir além disso, considerar o aluno como um sujeito que pode melhorar e superar suas dificuldades por meio da reeducação, entendida numa perceptiva de integração entre diversos segmentos e profissionais (aluno, professor, família, orientador, psicopedagogo).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-05T20:13:17Z2005-10-192021-02-05T20:13:17Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7285porMACHADO, Léo Marcelo PlantesMACHADO, Maria Inês Moro Sencoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-06T06:02:00ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
title O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
spellingShingle O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
MACHADO, Léo Marcelo Plantes
Aprendizagem
Psicopedagogia
Dificuldade de aprendizagem
title_short O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
title_full O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
title_fullStr O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
title_full_unstemmed O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
title_sort O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
author MACHADO, Léo Marcelo Plantes
author_facet MACHADO, Léo Marcelo Plantes
MACHADO, Maria Inês Moro Senco
author_role author
author2 MACHADO, Maria Inês Moro Senco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Léo Marcelo Plantes
MACHADO, Maria Inês Moro Senco
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Psicopedagogia
Dificuldade de aprendizagem
topic Aprendizagem
Psicopedagogia
Dificuldade de aprendizagem
description O presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a aprendizagem lenta e as suas conseqüências para o aluno, para a escola e para o professor. Para sua realização, foi utilizado o procedimento da pesquisa bibliográfica, à partir da qual foi possível organizar um quadro referencial sobre o assunto e suas implicações no contexto escolar. Deste, destacamos: a) importância do diagnóstico, feito por um psicopedagogo, para detectar a causa do “não aprender”; b) os sintomas nem sempre se apresentam da mesma maneira - sistema nervoso central processa a informação de uma maneira um pouco diferente das outras crianças (KEPHART); c) a importância do conhecimento individual de cada aluno, não só intelectualmente como afetivamente, proporciona fatores que podem contribuir na aprendizagem; d) o aluno é incapaz de “manter-se” ao mesmo nível da turma; e) o papel do professor é perceber a necessidade da reeducação; f) necessidade da utilização de materiais concretos; g) a escolha dos conteúdos deve ser feita com cuidado para que o aluno consiga relacionar o que aprende na educação formal com suas atividades cotidianas; h) os objetivos, conteúdos e metodologias precisam estar sempre bem estabelecidos e sendo reformulados; i) o uso de jogos pode facilitar a aprendizagem; j) o reforço do desempenho faz com que se desenvolva a auto-estima, sentindo vontade em aprender; l) na comunidade educativa, muitas práticas evidenciam somente uma via, a do professor, que se preocupa em ensinar, sem saber se o aluno está acompanhando; m) em alguns casos, é comum rotular o aluno, o que acaba por ocasionar uma rejeição com o processo de ensino-aprendizagem. Para o exercício profissional do professor, é importante destacar o seu conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, saber suas definições, suas causas e conseqüências. O quadro que vemos hoje é de uma escola que não considera as dificuldades de aprendizagens. Muitos professores foram formados em cursos que enfatizavam as dificuldades de aprendizagens somente como o “não aprender do aluno”, mas é preciso ir além disso, considerar o aluno como um sujeito que pode melhorar e superar suas dificuldades por meio da reeducação, entendida numa perceptiva de integração entre diversos segmentos e profissionais (aluno, professor, família, orientador, psicopedagogo).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-05T20:13:17Z
2021-02-05T20:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7285
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965424271360