O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7437 |
Resumo: | O presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a aprendizagem lenta e as suas conseqüências para o aluno, para a escola e para o professor. Para sua realização, foi utilizado o procedimento da pesquisa bibliográfica, à partir da qual foi possível organizar um quadro referencial sobre o assunto e suas implicações no contexto escolar. Deste, destacamos: a) importância do diagnóstico, feito por um psicopedagogo, paradetectar a causa do “não aprender”; b) os sintomas nem sempre se apresentam da mesma maneira - sistema nervoso central processa a informação de uma maneira um pouco diferente das outras crianças (KEPHART); c) a importância do conhecimento individual de cada aluno, não só intelectualmente como afetivamente, proporciona fatores que podem contribuir na aprendizagem; d) o aluno é incapaz de “manter-se” ao mesmo nível da turma; e) o papel do professor é perceber a necessidade da reeducação; f) necessidade da utilização de materiais concretos; g) a escolha dos conteúdos deve ser feita com cuidado para que o aluno consiga relacionar o que aprende na educação formal com suas atividades cotidianas; h) os objetivos, conteúdos e metodologias precisam estar sempre bem estabelecidos e sendo reformulados; i) o uso de jogos pode facilitar a aprendizagem; j) o reforço do desempenho faz com que se desenvolva a auto-estima, sentindo vontade em aprender; l) na comunidade educativa, muitas práticas evidenciam somente uma via, a do professor, que se preocupa em ensinar, sem saber se o aluno está acompanhando; m) em alguns casos, é comum rotular o aluno, o que acaba por ocasionar uma rejeição com o processo de ensino-aprendizagem. Para o exercício profissional do professor, é importante destacar o seu conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, saber suas definições, suas causas e conseqüências. O quadro que vemos hoje é de uma escola que não considera as dificuldades de aprendizagens. Muitos professores foram formados em cursos que enfatizavam as dificuldades de aprendizagens somente como o “não aprender do aluno”, mas é preciso ir além disso, considerar o aluno como um sujeito que pode melhorar e superar suas dificuldades por meio da reeducação, entendida numa perceptiva de integração entre diversos segmentos e profissionais (aluno, professor, família, orientador, psicopedagogo). |
id |
UNICESU -1_d2aada68573a5f1387b70da53870507c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7437 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTAAprendizagemPsicopedagogiaDificuldade de aprendizagemO presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a aprendizagem lenta e as suas conseqüências para o aluno, para a escola e para o professor. Para sua realização, foi utilizado o procedimento da pesquisa bibliográfica, à partir da qual foi possível organizar um quadro referencial sobre o assunto e suas implicações no contexto escolar. Deste, destacamos: a) importância do diagnóstico, feito por um psicopedagogo, paradetectar a causa do “não aprender”; b) os sintomas nem sempre se apresentam da mesma maneira - sistema nervoso central processa a informação de uma maneira um pouco diferente das outras crianças (KEPHART); c) a importância do conhecimento individual de cada aluno, não só intelectualmente como afetivamente, proporciona fatores que podem contribuir na aprendizagem; d) o aluno é incapaz de “manter-se” ao mesmo nível da turma; e) o papel do professor é perceber a necessidade da reeducação; f) necessidade da utilização de materiais concretos; g) a escolha dos conteúdos deve ser feita com cuidado para que o aluno consiga relacionar o que aprende na educação formal com suas atividades cotidianas; h) os objetivos, conteúdos e metodologias precisam estar sempre bem estabelecidos e sendo reformulados; i) o uso de jogos pode facilitar a aprendizagem; j) o reforço do desempenho faz com que se desenvolva a auto-estima, sentindo vontade em aprender; l) na comunidade educativa, muitas práticas evidenciam somente uma via, a do professor, que se preocupa em ensinar, sem saber se o aluno está acompanhando; m) em alguns casos, é comum rotular o aluno, o que acaba por ocasionar uma rejeição com o processo de ensino-aprendizagem. Para o exercício profissional do professor, é importante destacar o seu conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, saber suas definições, suas causas e conseqüências. O quadro que vemos hoje é de uma escola que não considera as dificuldades de aprendizagens. Muitos professores foram formados em cursos que enfatizavam as dificuldades de aprendizagens somente como o “não aprender do aluno”, mas é preciso ir além disso, considerar o aluno como um sujeito que pode melhorar e superar suas dificuldades por meio da reeducação, entendida numa perceptiva de integração entre diversos segmentos e profissionais (aluno, professor, família, orientador, psicopedagogo).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-15T10:56:38Z2005-10-192021-02-15T10:56:38Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7437porMACHADO, Léo Marcelo PlantesMACHADO, Maria Inês Moro Sencoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-16T06:01:27ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA |
title |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA |
spellingShingle |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA MACHADO, Léo Marcelo Plantes Aprendizagem Psicopedagogia Dificuldade de aprendizagem |
title_short |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA |
title_full |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA |
title_fullStr |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA |
title_full_unstemmed |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA |
title_sort |
O ALUNO COM APRENDIZAGEM LENTA |
author |
MACHADO, Léo Marcelo Plantes |
author_facet |
MACHADO, Léo Marcelo Plantes MACHADO, Maria Inês Moro Senco |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO, Maria Inês Moro Senco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, Léo Marcelo Plantes MACHADO, Maria Inês Moro Senco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Psicopedagogia Dificuldade de aprendizagem |
topic |
Aprendizagem Psicopedagogia Dificuldade de aprendizagem |
description |
O presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre a aprendizagem lenta e as suas conseqüências para o aluno, para a escola e para o professor. Para sua realização, foi utilizado o procedimento da pesquisa bibliográfica, à partir da qual foi possível organizar um quadro referencial sobre o assunto e suas implicações no contexto escolar. Deste, destacamos: a) importância do diagnóstico, feito por um psicopedagogo, paradetectar a causa do “não aprender”; b) os sintomas nem sempre se apresentam da mesma maneira - sistema nervoso central processa a informação de uma maneira um pouco diferente das outras crianças (KEPHART); c) a importância do conhecimento individual de cada aluno, não só intelectualmente como afetivamente, proporciona fatores que podem contribuir na aprendizagem; d) o aluno é incapaz de “manter-se” ao mesmo nível da turma; e) o papel do professor é perceber a necessidade da reeducação; f) necessidade da utilização de materiais concretos; g) a escolha dos conteúdos deve ser feita com cuidado para que o aluno consiga relacionar o que aprende na educação formal com suas atividades cotidianas; h) os objetivos, conteúdos e metodologias precisam estar sempre bem estabelecidos e sendo reformulados; i) o uso de jogos pode facilitar a aprendizagem; j) o reforço do desempenho faz com que se desenvolva a auto-estima, sentindo vontade em aprender; l) na comunidade educativa, muitas práticas evidenciam somente uma via, a do professor, que se preocupa em ensinar, sem saber se o aluno está acompanhando; m) em alguns casos, é comum rotular o aluno, o que acaba por ocasionar uma rejeição com o processo de ensino-aprendizagem. Para o exercício profissional do professor, é importante destacar o seu conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem, saber suas definições, suas causas e conseqüências. O quadro que vemos hoje é de uma escola que não considera as dificuldades de aprendizagens. Muitos professores foram formados em cursos que enfatizavam as dificuldades de aprendizagens somente como o “não aprender do aluno”, mas é preciso ir além disso, considerar o aluno como um sujeito que pode melhorar e superar suas dificuldades por meio da reeducação, entendida numa perceptiva de integração entre diversos segmentos e profissionais (aluno, professor, família, orientador, psicopedagogo). |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-15T10:56:38Z 2021-02-15T10:56:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7437 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771957147860992 |