PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Marina Aparecida Luiz de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: FERRET, Jhainieiry Cordeiro Famelli
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4512
Resumo: A saúde mental de crianças e de adolescentes tornou-se uma questão prioritária nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, em função da desigualdade da atenção dedicada a esta faixa etária, quando comparada à atenção dedicada aos adultos e idosos. No Brasil, uma grande parte da população infantil vive em condições adversas e exposta a situações prejudiciais à saúde mental; assim, é grande o risco de desenvolverem transtornos psiquiátricos, favorecendo o fracasso escolar e o comprometimento dos relacionamentos interpessoais. Para tanto,o presente estudo tem como objetivo averiguar a atual situação da atenção voltada àsaúde mental infantil no Brasil, identificar os possíveis fatores de risco que corroboram ao surgimento ou agravamento do adoecimento psicológico, bem como caracterizar as atuais práticas psicológicas utilizadas como intervenção na saúde mental infantil. Como metodologia, estabeleceu-se a revisão de literatura em livros atualizados, artigos científicos, dissertações e teses. Os materiais pesquisados acerca da temática central –saúde mental na infância –foram, posteriormente, separados quanto aos fatores de risco para os problemas de saúde mental e quanto às atuais práticas de intervenção encontradas. Os resultados evidenciam a necessidade de maior quantidade de estudos que contemplem o tema da saúde mental infantil e que ofereçam um panorama da produção científica existente, sobretudo no que tange às práticas de intervenção.
id UNICESU -1_0d6d65af658c252edb067f076dcd4d50
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4512
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIACriançasPráticas de intervençãoSaúde mentalA saúde mental de crianças e de adolescentes tornou-se uma questão prioritária nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, em função da desigualdade da atenção dedicada a esta faixa etária, quando comparada à atenção dedicada aos adultos e idosos. No Brasil, uma grande parte da população infantil vive em condições adversas e exposta a situações prejudiciais à saúde mental; assim, é grande o risco de desenvolverem transtornos psiquiátricos, favorecendo o fracasso escolar e o comprometimento dos relacionamentos interpessoais. Para tanto,o presente estudo tem como objetivo averiguar a atual situação da atenção voltada àsaúde mental infantil no Brasil, identificar os possíveis fatores de risco que corroboram ao surgimento ou agravamento do adoecimento psicológico, bem como caracterizar as atuais práticas psicológicas utilizadas como intervenção na saúde mental infantil. Como metodologia, estabeleceu-se a revisão de literatura em livros atualizados, artigos científicos, dissertações e teses. Os materiais pesquisados acerca da temática central –saúde mental na infância –foram, posteriormente, separados quanto aos fatores de risco para os problemas de saúde mental e quanto às atuais práticas de intervenção encontradas. Os resultados evidenciam a necessidade de maior quantidade de estudos que contemplem o tema da saúde mental infantil e que ofereçam um panorama da produção científica existente, sobretudo no que tange às práticas de intervenção.UniCesumar2020-01-22T13:47:48Z2020-01-22T13:47:48Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4512otherFREITAS, Marina Aparecida Luiz deFERRET, Jhainieiry Cordeiro Famellireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:37.634Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
title PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
spellingShingle PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
FREITAS, Marina Aparecida Luiz de
Crianças
Práticas de intervenção
Saúde mental
title_short PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
title_full PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
title_fullStr PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
title_sort PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA
author FREITAS, Marina Aparecida Luiz de
author_facet FREITAS, Marina Aparecida Luiz de
FERRET, Jhainieiry Cordeiro Famelli
author_role author
author2 FERRET, Jhainieiry Cordeiro Famelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Marina Aparecida Luiz de
FERRET, Jhainieiry Cordeiro Famelli
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Práticas de intervenção
Saúde mental
topic Crianças
Práticas de intervenção
Saúde mental
dc.description.none.fl_txt_mv A saúde mental de crianças e de adolescentes tornou-se uma questão prioritária nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, em função da desigualdade da atenção dedicada a esta faixa etária, quando comparada à atenção dedicada aos adultos e idosos. No Brasil, uma grande parte da população infantil vive em condições adversas e exposta a situações prejudiciais à saúde mental; assim, é grande o risco de desenvolverem transtornos psiquiátricos, favorecendo o fracasso escolar e o comprometimento dos relacionamentos interpessoais. Para tanto,o presente estudo tem como objetivo averiguar a atual situação da atenção voltada àsaúde mental infantil no Brasil, identificar os possíveis fatores de risco que corroboram ao surgimento ou agravamento do adoecimento psicológico, bem como caracterizar as atuais práticas psicológicas utilizadas como intervenção na saúde mental infantil. Como metodologia, estabeleceu-se a revisão de literatura em livros atualizados, artigos científicos, dissertações e teses. Os materiais pesquisados acerca da temática central –saúde mental na infância –foram, posteriormente, separados quanto aos fatores de risco para os problemas de saúde mental e quanto às atuais práticas de intervenção encontradas. Os resultados evidenciam a necessidade de maior quantidade de estudos que contemplem o tema da saúde mental infantil e que ofereçam um panorama da produção científica existente, sobretudo no que tange às práticas de intervenção.
description A saúde mental de crianças e de adolescentes tornou-se uma questão prioritária nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, em função da desigualdade da atenção dedicada a esta faixa etária, quando comparada à atenção dedicada aos adultos e idosos. No Brasil, uma grande parte da população infantil vive em condições adversas e exposta a situações prejudiciais à saúde mental; assim, é grande o risco de desenvolverem transtornos psiquiátricos, favorecendo o fracasso escolar e o comprometimento dos relacionamentos interpessoais. Para tanto,o presente estudo tem como objetivo averiguar a atual situação da atenção voltada àsaúde mental infantil no Brasil, identificar os possíveis fatores de risco que corroboram ao surgimento ou agravamento do adoecimento psicológico, bem como caracterizar as atuais práticas psicológicas utilizadas como intervenção na saúde mental infantil. Como metodologia, estabeleceu-se a revisão de literatura em livros atualizados, artigos científicos, dissertações e teses. Os materiais pesquisados acerca da temática central –saúde mental na infância –foram, posteriormente, separados quanto aos fatores de risco para os problemas de saúde mental e quanto às atuais práticas de intervenção encontradas. Os resultados evidenciam a necessidade de maior quantidade de estudos que contemplem o tema da saúde mental infantil e que ofereçam um panorama da produção científica existente, sobretudo no que tange às práticas de intervenção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-22T13:47:48Z
2020-01-22T13:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4512
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4512
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623595503616