PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Diego Floriano de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, Swellin Ortolan da, MARCON, Karina, BONFANTI, Mônica Dal Pont, MINETTO, Ariete Inês, FABRIS, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3188
Resumo: A presente obra busca problematizar a experiência de acadêmicos, residentes e professores no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma experiência de extensão interdisciplinar, o projeto VER/VIVERSUS. A atividade ocorreu no município de Meleiro–SC, no período compreendido entre os dias 20 a 24 de julho de 2015. A equipe multidisciplinar contou com acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia, biomedicina, fisioterapia e nutrição; enfermeira e cirurgiã-dentista residentes; docentes dos cursos de fisioterapia e nutrição da UNESC. Teve como objetivo ampliar as competências já desenvolvidas na graduação por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os acadêmicos da realidade dos serviços da rede pública de saúde, com o intuito de propor mecanismos que permitam formar profissionais para o SUS no próprio sistema, através de imersão direta nas rotinas de um município, onde os participantes estão inseridos na realidade dos diferentes atores do sistema único de saúde brasileiro. Promovendo por meio desta interação, uma educação significativa que, permita aos sujeitos uma correlação entre teoria e prática, diminuindo assim lacunas entre o campo da formação e as exigências e realidades do mercado de trabalho. Ao final da imersão, a equipe realizou uma mesa redonda com os atores envolvidos pela proposta, onde discutimos a importância de uma proposta como o VER/VIVERSUS para a formação acadêmica, é imprescindível que conheçamos o sistema e como ele funciona. Por meio desta atividade foi possível realizarmos a associação entre teoria e prática, reconhecendo as potencialidades e fragilidades do SUS, além de promover a integração entre os diversos cursos da saúde.
id UNICESU -1_0ecc5e38a44d09246202d2367c15bb43
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3188
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SCInterdisciplinaridadePromoção à saúdeSaúde coletivaSUSVER/VIVERSUSA presente obra busca problematizar a experiência de acadêmicos, residentes e professores no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma experiência de extensão interdisciplinar, o projeto VER/VIVERSUS. A atividade ocorreu no município de Meleiro–SC, no período compreendido entre os dias 20 a 24 de julho de 2015. A equipe multidisciplinar contou com acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia, biomedicina, fisioterapia e nutrição; enfermeira e cirurgiã-dentista residentes; docentes dos cursos de fisioterapia e nutrição da UNESC. Teve como objetivo ampliar as competências já desenvolvidas na graduação por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os acadêmicos da realidade dos serviços da rede pública de saúde, com o intuito de propor mecanismos que permitam formar profissionais para o SUS no próprio sistema, através de imersão direta nas rotinas de um município, onde os participantes estão inseridos na realidade dos diferentes atores do sistema único de saúde brasileiro. Promovendo por meio desta interação, uma educação significativa que, permita aos sujeitos uma correlação entre teoria e prática, diminuindo assim lacunas entre o campo da formação e as exigências e realidades do mercado de trabalho. Ao final da imersão, a equipe realizou uma mesa redonda com os atores envolvidos pela proposta, onde discutimos a importância de uma proposta como o VER/VIVERSUS para a formação acadêmica, é imprescindível que conheçamos o sistema e como ele funciona. Por meio desta atividade foi possível realizarmos a associação entre teoria e prática, reconhecendo as potencialidades e fragilidades do SUS, além de promover a integração entre os diversos cursos da saúde.UniCesumar2019-11-27T19:57:58Z2019-11-27T19:57:58Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3188otherSOUZA, Diego Floriano deSILVA, Swellin Ortolan daMARCON, KarinaBONFANTI, Mônica Dal PontMINETTO, Ariete InêsFABRIS, Fabianereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:08.778Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
title PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
spellingShingle PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
SOUZA, Diego Floriano de
Interdisciplinaridade
Promoção à saúde
Saúde coletiva
SUS
VER/VIVERSUS
title_short PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
title_full PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
title_fullStr PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
title_full_unstemmed PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
title_sort PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
author SOUZA, Diego Floriano de
author_facet SOUZA, Diego Floriano de
SILVA, Swellin Ortolan da
MARCON, Karina
BONFANTI, Mônica Dal Pont
MINETTO, Ariete Inês
FABRIS, Fabiane
author_role author
author2 SILVA, Swellin Ortolan da
MARCON, Karina
BONFANTI, Mônica Dal Pont
MINETTO, Ariete Inês
FABRIS, Fabiane
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Diego Floriano de
SILVA, Swellin Ortolan da
MARCON, Karina
BONFANTI, Mônica Dal Pont
MINETTO, Ariete Inês
FABRIS, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Promoção à saúde
Saúde coletiva
SUS
VER/VIVERSUS
topic Interdisciplinaridade
Promoção à saúde
Saúde coletiva
SUS
VER/VIVERSUS
dc.description.none.fl_txt_mv A presente obra busca problematizar a experiência de acadêmicos, residentes e professores no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma experiência de extensão interdisciplinar, o projeto VER/VIVERSUS. A atividade ocorreu no município de Meleiro–SC, no período compreendido entre os dias 20 a 24 de julho de 2015. A equipe multidisciplinar contou com acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia, biomedicina, fisioterapia e nutrição; enfermeira e cirurgiã-dentista residentes; docentes dos cursos de fisioterapia e nutrição da UNESC. Teve como objetivo ampliar as competências já desenvolvidas na graduação por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os acadêmicos da realidade dos serviços da rede pública de saúde, com o intuito de propor mecanismos que permitam formar profissionais para o SUS no próprio sistema, através de imersão direta nas rotinas de um município, onde os participantes estão inseridos na realidade dos diferentes atores do sistema único de saúde brasileiro. Promovendo por meio desta interação, uma educação significativa que, permita aos sujeitos uma correlação entre teoria e prática, diminuindo assim lacunas entre o campo da formação e as exigências e realidades do mercado de trabalho. Ao final da imersão, a equipe realizou uma mesa redonda com os atores envolvidos pela proposta, onde discutimos a importância de uma proposta como o VER/VIVERSUS para a formação acadêmica, é imprescindível que conheçamos o sistema e como ele funciona. Por meio desta atividade foi possível realizarmos a associação entre teoria e prática, reconhecendo as potencialidades e fragilidades do SUS, além de promover a integração entre os diversos cursos da saúde.
description A presente obra busca problematizar a experiência de acadêmicos, residentes e professores no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma experiência de extensão interdisciplinar, o projeto VER/VIVERSUS. A atividade ocorreu no município de Meleiro–SC, no período compreendido entre os dias 20 a 24 de julho de 2015. A equipe multidisciplinar contou com acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia, biomedicina, fisioterapia e nutrição; enfermeira e cirurgiã-dentista residentes; docentes dos cursos de fisioterapia e nutrição da UNESC. Teve como objetivo ampliar as competências já desenvolvidas na graduação por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os acadêmicos da realidade dos serviços da rede pública de saúde, com o intuito de propor mecanismos que permitam formar profissionais para o SUS no próprio sistema, através de imersão direta nas rotinas de um município, onde os participantes estão inseridos na realidade dos diferentes atores do sistema único de saúde brasileiro. Promovendo por meio desta interação, uma educação significativa que, permita aos sujeitos uma correlação entre teoria e prática, diminuindo assim lacunas entre o campo da formação e as exigências e realidades do mercado de trabalho. Ao final da imersão, a equipe realizou uma mesa redonda com os atores envolvidos pela proposta, onde discutimos a importância de uma proposta como o VER/VIVERSUS para a formação acadêmica, é imprescindível que conheçamos o sistema e como ele funciona. Por meio desta atividade foi possível realizarmos a associação entre teoria e prática, reconhecendo as potencialidades e fragilidades do SUS, além de promover a integração entre os diversos cursos da saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-27T19:57:58Z
2019-11-27T19:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3188
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3188
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585629712384