PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Diego Floriano de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, Swellin Ortolan da, MARCON, Karina, BONFANTI, Mônica Dal Pont, MINETTO, Ariete Inês, FABRIS, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3188
Resumo: A presente obra busca problematizar a experiência de acadêmicos, residentes e professores no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma experiência de extensão interdisciplinar, o projeto VER/VIVERSUS. A atividade ocorreu no município de Meleiro–SC, no período compreendido entre os dias 20 a 24 de julho de 2015. A equipe multidisciplinar contou com acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia, biomedicina, fisioterapia e nutrição; enfermeira e cirurgiã-dentista residentes; docentes dos cursos de fisioterapia e nutrição da UNESC. Teve como objetivo ampliar as competências já desenvolvidas na graduação por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os acadêmicos da realidade dos serviços da rede pública de saúde, com o intuito de propor mecanismos que permitam formar profissionais para o SUS no próprio sistema, através de imersão direta nas rotinas de um município, onde os participantes estão inseridos na realidade dos diferentes atores do sistema único de saúde brasileiro. Promovendo por meio desta interação, uma educação significativa que, permita aos sujeitos uma correlação entre teoria e prática, diminuindo assim lacunas entre o campo da formação e as exigências e realidades do mercado de trabalho. Ao final da imersão, a equipe realizou uma mesa redonda com os atores envolvidos pela proposta, onde discutimos a importância de uma proposta como o VER/VIVERSUS para a formação acadêmica, é imprescindível que conheçamos o sistema e como ele funciona. Por meio desta atividade foi possível realizarmos a associação entre teoria e prática, reconhecendo as potencialidades e fragilidades do SUS, além de promover a integração entre os diversos cursos da saúde.
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