A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Meire Lóde
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PEREIRA, Jacqueline Nunes, SILVA, Graziella Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766
Resumo: O presente projeto é desenvolvido pelo Grupo de estudos em Dança – GeDan – do Cesumar, o qual é composto por três linhas distintas de pesquisa, sendo esse estudo idealizado pela linha que dedica-se ao estudo das Danças Acadêmicas na Contemporaneidade. Almeja-se com a realização do projeto a elaboração e aplicação de um programa de ensino para a Dança com fundamentação na pedagogia histórico - crítica que considere os conteúdos da Dança acadêmica. Essa proposta surgiu pela atual tendência em trabalhar a Dança Contemporânea negando as Danças acadêmicas, justificando que essas estão desconectadas dos anseios da sociedade atual. A Dança Contemporânea, cuja origem nos remete ao século XX, surgiu da consolidação de vários movimentos em dança que se opõem as danças codificadas ou acadêmicas, defendem uma prática que privilegie a individualidade, respeite os limites de cada pessoa, que favoreça a criatividade, a reflexão e a liberdade, sendo essas danças denominadas de várias formas como: criativa, educacional, dança contemporânea, etc. Essas novas linhas de trabalho estabelecem uma forte crítica a realização das danças acadêmicas, por essas reforçarem os pensamentos de outras épocas e se concretizarem pela reprodução de passos. Porém observa-se que a argumentação dessa corrente se volta contra a metodologia empregada e não especificamente à linguagem artística. Portanto surgiu o interesse de verificar a possibilidade de ensinar a dança acadêmica Jazz Dance pautando-se nos preceitos da Dança Contemporânea. A fundamentação teórica segue a pedagogia histórico - crítica pelo fato de sua reflexão possibilitar uma relação com praticas desenvolvidas pelos profissionais que trabalham com a Dança Contemporânea. Para a elaboração do programa nos apoiaremos, primeiramente, nas reflexões de Dermeval Saviani em relação à pedagogia histórico - crítica, bem como outros autores que abordam o assunto.
id UNICESU -1_106d5e20221ae680398852a7df21786d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6766
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICADançaArte na escolaPedagogia históricaCríticaO presente projeto é desenvolvido pelo Grupo de estudos em Dança – GeDan – do Cesumar, o qual é composto por três linhas distintas de pesquisa, sendo esse estudo idealizado pela linha que dedica-se ao estudo das Danças Acadêmicas na Contemporaneidade. Almeja-se com a realização do projeto a elaboração e aplicação de um programa de ensino para a Dança com fundamentação na pedagogia histórico - crítica que considere os conteúdos da Dança acadêmica. Essa proposta surgiu pela atual tendência em trabalhar a Dança Contemporânea negando as Danças acadêmicas, justificando que essas estão desconectadas dos anseios da sociedade atual. A Dança Contemporânea, cuja origem nos remete ao século XX, surgiu da consolidação de vários movimentos em dança que se opõem as danças codificadas ou acadêmicas, defendem uma prática que privilegie a individualidade, respeite os limites de cada pessoa, que favoreça a criatividade, a reflexão e a liberdade, sendo essas danças denominadas de várias formas como: criativa, educacional, dança contemporânea, etc. Essas novas linhas de trabalho estabelecem uma forte crítica a realização das danças acadêmicas, por essas reforçarem os pensamentos de outras épocas e se concretizarem pela reprodução de passos. Porém observa-se que a argumentação dessa corrente se volta contra a metodologia empregada e não especificamente à linguagem artística. Portanto surgiu o interesse de verificar a possibilidade de ensinar a dança acadêmica Jazz Dance pautando-se nos preceitos da Dança Contemporânea. A fundamentação teórica segue a pedagogia histórico - crítica pelo fato de sua reflexão possibilitar uma relação com praticas desenvolvidas pelos profissionais que trabalham com a Dança Contemporânea. Para a elaboração do programa nos apoiaremos, primeiramente, nas reflexões de Dermeval Saviani em relação à pedagogia histórico - crítica, bem como outros autores que abordam o assunto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:23:45Z2007-10-232021-01-26T16:23:45Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766porNUNES, Meire LódePEREIRA, Jacqueline NunesSILVA, Graziella Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-27T06:01:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
title A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
spellingShingle A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
NUNES, Meire Lóde
Dança
Arte na escola
Pedagogia histórica
Crítica
title_short A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
title_full A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
title_fullStr A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
title_full_unstemmed A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
title_sort A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
author NUNES, Meire Lóde
author_facet NUNES, Meire Lóde
PEREIRA, Jacqueline Nunes
SILVA, Graziella Batista
author_role author
author2 PEREIRA, Jacqueline Nunes
SILVA, Graziella Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Meire Lóde
PEREIRA, Jacqueline Nunes
SILVA, Graziella Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Arte na escola
Pedagogia histórica
Crítica
topic Dança
Arte na escola
Pedagogia histórica
Crítica
description O presente projeto é desenvolvido pelo Grupo de estudos em Dança – GeDan – do Cesumar, o qual é composto por três linhas distintas de pesquisa, sendo esse estudo idealizado pela linha que dedica-se ao estudo das Danças Acadêmicas na Contemporaneidade. Almeja-se com a realização do projeto a elaboração e aplicação de um programa de ensino para a Dança com fundamentação na pedagogia histórico - crítica que considere os conteúdos da Dança acadêmica. Essa proposta surgiu pela atual tendência em trabalhar a Dança Contemporânea negando as Danças acadêmicas, justificando que essas estão desconectadas dos anseios da sociedade atual. A Dança Contemporânea, cuja origem nos remete ao século XX, surgiu da consolidação de vários movimentos em dança que se opõem as danças codificadas ou acadêmicas, defendem uma prática que privilegie a individualidade, respeite os limites de cada pessoa, que favoreça a criatividade, a reflexão e a liberdade, sendo essas danças denominadas de várias formas como: criativa, educacional, dança contemporânea, etc. Essas novas linhas de trabalho estabelecem uma forte crítica a realização das danças acadêmicas, por essas reforçarem os pensamentos de outras épocas e se concretizarem pela reprodução de passos. Porém observa-se que a argumentação dessa corrente se volta contra a metodologia empregada e não especificamente à linguagem artística. Portanto surgiu o interesse de verificar a possibilidade de ensinar a dança acadêmica Jazz Dance pautando-se nos preceitos da Dança Contemporânea. A fundamentação teórica segue a pedagogia histórico - crítica pelo fato de sua reflexão possibilitar uma relação com praticas desenvolvidas pelos profissionais que trabalham com a Dança Contemporânea. Para a elaboração do programa nos apoiaremos, primeiramente, nas reflexões de Dermeval Saviani em relação à pedagogia histórico - crítica, bem como outros autores que abordam o assunto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-26T16:23:45Z
2021-01-26T16:23:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964136620032