A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766 |
Resumo: | O presente projeto é desenvolvido pelo Grupo de estudos em Dança – GeDan – do Cesumar, o qual é composto por três linhas distintas de pesquisa, sendo esse estudo idealizado pela linha que dedica-se ao estudo das Danças Acadêmicas na Contemporaneidade. Almeja-se com a realização do projeto a elaboração e aplicação de um programa de ensino para a Dança com fundamentação na pedagogia histórico - crítica que considere os conteúdos da Dança acadêmica. Essa proposta surgiu pela atual tendência em trabalhar a Dança Contemporânea negando as Danças acadêmicas, justificando que essas estão desconectadas dos anseios da sociedade atual. A Dança Contemporânea, cuja origem nos remete ao século XX, surgiu da consolidação de vários movimentos em dança que se opõem as danças codificadas ou acadêmicas, defendem uma prática que privilegie a individualidade, respeite os limites de cada pessoa, que favoreça a criatividade, a reflexão e a liberdade, sendo essas danças denominadas de várias formas como: criativa, educacional, dança contemporânea, etc. Essas novas linhas de trabalho estabelecem uma forte crítica a realização das danças acadêmicas, por essas reforçarem os pensamentos de outras épocas e se concretizarem pela reprodução de passos. Porém observa-se que a argumentação dessa corrente se volta contra a metodologia empregada e não especificamente à linguagem artística. Portanto surgiu o interesse de verificar a possibilidade de ensinar a dança acadêmica Jazz Dance pautando-se nos preceitos da Dança Contemporânea. A fundamentação teórica segue a pedagogia histórico - crítica pelo fato de sua reflexão possibilitar uma relação com praticas desenvolvidas pelos profissionais que trabalham com a Dança Contemporânea. Para a elaboração do programa nos apoiaremos, primeiramente, nas reflexões de Dermeval Saviani em relação à pedagogia histórico - crítica, bem como outros autores que abordam o assunto. |
id |
UNICESU-1_106d5e20221ae680398852a7df21786d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6766 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICADançaArte na escolaPedagogia históricaCríticaO presente projeto é desenvolvido pelo Grupo de estudos em Dança – GeDan – do Cesumar, o qual é composto por três linhas distintas de pesquisa, sendo esse estudo idealizado pela linha que dedica-se ao estudo das Danças Acadêmicas na Contemporaneidade. Almeja-se com a realização do projeto a elaboração e aplicação de um programa de ensino para a Dança com fundamentação na pedagogia histórico - crítica que considere os conteúdos da Dança acadêmica. Essa proposta surgiu pela atual tendência em trabalhar a Dança Contemporânea negando as Danças acadêmicas, justificando que essas estão desconectadas dos anseios da sociedade atual. A Dança Contemporânea, cuja origem nos remete ao século XX, surgiu da consolidação de vários movimentos em dança que se opõem as danças codificadas ou acadêmicas, defendem uma prática que privilegie a individualidade, respeite os limites de cada pessoa, que favoreça a criatividade, a reflexão e a liberdade, sendo essas danças denominadas de várias formas como: criativa, educacional, dança contemporânea, etc. Essas novas linhas de trabalho estabelecem uma forte crítica a realização das danças acadêmicas, por essas reforçarem os pensamentos de outras épocas e se concretizarem pela reprodução de passos. Porém observa-se que a argumentação dessa corrente se volta contra a metodologia empregada e não especificamente à linguagem artística. Portanto surgiu o interesse de verificar a possibilidade de ensinar a dança acadêmica Jazz Dance pautando-se nos preceitos da Dança Contemporânea. A fundamentação teórica segue a pedagogia histórico - crítica pelo fato de sua reflexão possibilitar uma relação com praticas desenvolvidas pelos profissionais que trabalham com a Dança Contemporânea. Para a elaboração do programa nos apoiaremos, primeiramente, nas reflexões de Dermeval Saviani em relação à pedagogia histórico - crítica, bem como outros autores que abordam o assunto.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:23:45Z2007-10-232021-01-26T16:23:45Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766porNUNES, Meire LódePEREIRA, Jacqueline NunesSILVA, Graziella Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T20:35:46Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6766Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T20:35:46Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA |
title |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA |
spellingShingle |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA NUNES, Meire Lóde Dança Arte na escola Pedagogia histórica Crítica |
title_short |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA |
title_full |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA |
title_fullStr |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA |
title_full_unstemmed |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA |
title_sort |
A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA BASEADA NOS ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS SEM A NEGAÇÃO DA TÉCNICA |
author |
NUNES, Meire Lóde |
author_facet |
NUNES, Meire Lóde PEREIRA, Jacqueline Nunes SILVA, Graziella Batista |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, Jacqueline Nunes SILVA, Graziella Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NUNES, Meire Lóde PEREIRA, Jacqueline Nunes SILVA, Graziella Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Arte na escola Pedagogia histórica Crítica |
topic |
Dança Arte na escola Pedagogia histórica Crítica |
description |
O presente projeto é desenvolvido pelo Grupo de estudos em Dança – GeDan – do Cesumar, o qual é composto por três linhas distintas de pesquisa, sendo esse estudo idealizado pela linha que dedica-se ao estudo das Danças Acadêmicas na Contemporaneidade. Almeja-se com a realização do projeto a elaboração e aplicação de um programa de ensino para a Dança com fundamentação na pedagogia histórico - crítica que considere os conteúdos da Dança acadêmica. Essa proposta surgiu pela atual tendência em trabalhar a Dança Contemporânea negando as Danças acadêmicas, justificando que essas estão desconectadas dos anseios da sociedade atual. A Dança Contemporânea, cuja origem nos remete ao século XX, surgiu da consolidação de vários movimentos em dança que se opõem as danças codificadas ou acadêmicas, defendem uma prática que privilegie a individualidade, respeite os limites de cada pessoa, que favoreça a criatividade, a reflexão e a liberdade, sendo essas danças denominadas de várias formas como: criativa, educacional, dança contemporânea, etc. Essas novas linhas de trabalho estabelecem uma forte crítica a realização das danças acadêmicas, por essas reforçarem os pensamentos de outras épocas e se concretizarem pela reprodução de passos. Porém observa-se que a argumentação dessa corrente se volta contra a metodologia empregada e não especificamente à linguagem artística. Portanto surgiu o interesse de verificar a possibilidade de ensinar a dança acadêmica Jazz Dance pautando-se nos preceitos da Dança Contemporânea. A fundamentação teórica segue a pedagogia histórico - crítica pelo fato de sua reflexão possibilitar uma relação com praticas desenvolvidas pelos profissionais que trabalham com a Dança Contemporânea. Para a elaboração do programa nos apoiaremos, primeiramente, nas reflexões de Dermeval Saviani em relação à pedagogia histórico - crítica, bem como outros autores que abordam o assunto. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-26T16:23:45Z 2021-01-26T16:23:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309715527237632 |