BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Pedro Paulo Mendes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paccola, Edneia Aparecida de Souza, Silva, Cleiltan Novais da, Bergamasco, Rosangela, Yamaguchi, Natalia Ueda
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1340
Resumo: O crescimento populacional e industrial acarretou uma maior contaminação dos ecossistemas por metais potencialmente tóxicos. As técnicas convencionais de descontaminação (precipitação, troca iônica e métodos eletroquímicos) são onerosas e, na maioria das vezes, possuem pouca eficiência de descontaminação para teores baixos de poluentes. Uma alternativa para o processo de tratamento de efluentes contendo íons metálicos é a biossorção que pode ser realizada por diversos biossorventes, tais como a biomassa fúngica. A adsorção em biomassas tem se mostrado uma opção rentável para o tratamento de efluentes líquidos contendo corantes ou outros poluentes, pois é uma técnica simples e de baixo custo uma vez que não exige altos investimentos iniciais. Seguindo este contexto o presente trabalho objetivou estudar a adsorção de metais pesados em biomassa fúngica. A biomassa será caracterizada por meio de análises instrumentais. Serão realizados também estudos de adsorção conduzidos em sistema em batelada em temperatura ambiente. Serão avaliados os modelos de Isoterma de Langmuir e o modelo de Freundlich. Desta forma, será verificado se a biomassa fúngica se apresentará como uma boa alternativa no processo de adsorção de metais pesados.
id UNICESU -1_10e196341d8fdf65c2095243ca3b3555
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1340
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICAFungoBiossorventeMetalAdsorçãoEfluentesO crescimento populacional e industrial acarretou uma maior contaminação dos ecossistemas por metais potencialmente tóxicos. As técnicas convencionais de descontaminação (precipitação, troca iônica e métodos eletroquímicos) são onerosas e, na maioria das vezes, possuem pouca eficiência de descontaminação para teores baixos de poluentes. Uma alternativa para o processo de tratamento de efluentes contendo íons metálicos é a biossorção que pode ser realizada por diversos biossorventes, tais como a biomassa fúngica. A adsorção em biomassas tem se mostrado uma opção rentável para o tratamento de efluentes líquidos contendo corantes ou outros poluentes, pois é uma técnica simples e de baixo custo uma vez que não exige altos investimentos iniciais. Seguindo este contexto o presente trabalho objetivou estudar a adsorção de metais pesados em biomassa fúngica. A biomassa será caracterizada por meio de análises instrumentais. Serão realizados também estudos de adsorção conduzidos em sistema em batelada em temperatura ambiente. Serão avaliados os modelos de Isoterma de Langmuir e o modelo de Freundlich. Desta forma, será verificado se a biomassa fúngica se apresentará como uma boa alternativa no processo de adsorção de metais pesados.Unicesumar2019-08-12T13:39:36Z2019-08-12T13:39:36Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1340otherLeite, Pedro Paulo MendesPaccola, Edneia Aparecida de SouzaSilva, Cleiltan Novais daBergamasco, RosangelaYamaguchi, Natalia Uedareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:35.503Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA
title BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA
spellingShingle BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA
Leite, Pedro Paulo Mendes
Fungo
Biossorvente
Metal
Adsorção
Efluentes
title_short BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA
title_full BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA
title_fullStr BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA
title_full_unstemmed BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA
title_sort BIOSSORÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO MASSA FÚNGICA
author Leite, Pedro Paulo Mendes
author_facet Leite, Pedro Paulo Mendes
Paccola, Edneia Aparecida de Souza
Silva, Cleiltan Novais da
Bergamasco, Rosangela
Yamaguchi, Natalia Ueda
author_role author
author2 Paccola, Edneia Aparecida de Souza
Silva, Cleiltan Novais da
Bergamasco, Rosangela
Yamaguchi, Natalia Ueda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Pedro Paulo Mendes
Paccola, Edneia Aparecida de Souza
Silva, Cleiltan Novais da
Bergamasco, Rosangela
Yamaguchi, Natalia Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv Fungo
Biossorvente
Metal
Adsorção
Efluentes
topic Fungo
Biossorvente
Metal
Adsorção
Efluentes
dc.description.none.fl_txt_mv O crescimento populacional e industrial acarretou uma maior contaminação dos ecossistemas por metais potencialmente tóxicos. As técnicas convencionais de descontaminação (precipitação, troca iônica e métodos eletroquímicos) são onerosas e, na maioria das vezes, possuem pouca eficiência de descontaminação para teores baixos de poluentes. Uma alternativa para o processo de tratamento de efluentes contendo íons metálicos é a biossorção que pode ser realizada por diversos biossorventes, tais como a biomassa fúngica. A adsorção em biomassas tem se mostrado uma opção rentável para o tratamento de efluentes líquidos contendo corantes ou outros poluentes, pois é uma técnica simples e de baixo custo uma vez que não exige altos investimentos iniciais. Seguindo este contexto o presente trabalho objetivou estudar a adsorção de metais pesados em biomassa fúngica. A biomassa será caracterizada por meio de análises instrumentais. Serão realizados também estudos de adsorção conduzidos em sistema em batelada em temperatura ambiente. Serão avaliados os modelos de Isoterma de Langmuir e o modelo de Freundlich. Desta forma, será verificado se a biomassa fúngica se apresentará como uma boa alternativa no processo de adsorção de metais pesados.
description O crescimento populacional e industrial acarretou uma maior contaminação dos ecossistemas por metais potencialmente tóxicos. As técnicas convencionais de descontaminação (precipitação, troca iônica e métodos eletroquímicos) são onerosas e, na maioria das vezes, possuem pouca eficiência de descontaminação para teores baixos de poluentes. Uma alternativa para o processo de tratamento de efluentes contendo íons metálicos é a biossorção que pode ser realizada por diversos biossorventes, tais como a biomassa fúngica. A adsorção em biomassas tem se mostrado uma opção rentável para o tratamento de efluentes líquidos contendo corantes ou outros poluentes, pois é uma técnica simples e de baixo custo uma vez que não exige altos investimentos iniciais. Seguindo este contexto o presente trabalho objetivou estudar a adsorção de metais pesados em biomassa fúngica. A biomassa será caracterizada por meio de análises instrumentais. Serão realizados também estudos de adsorção conduzidos em sistema em batelada em temperatura ambiente. Serão avaliados os modelos de Isoterma de Langmuir e o modelo de Freundlich. Desta forma, será verificado se a biomassa fúngica se apresentará como uma boa alternativa no processo de adsorção de metais pesados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T13:39:36Z
2019-08-12T13:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1340
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1340
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627994279936