MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MACUCH, Regiane da Silva, LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2954
Resumo: A tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico.
id UNICESU -1_11a91713d2399003ce423862c73e5d94
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2954
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDEObjetos de aprendizagemEnsino superiorMapa conceitualA tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico.UniCesumar2019-11-21T14:50:10Z2019-11-21T14:50:10Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2954otherMARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira deMACUCH, Regiane da SilvaLUCENA, Tiago Franklin Rodriguesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:35Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:53.819Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
title MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
spellingShingle MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de
Objetos de aprendizagem
Ensino superior
Mapa conceitual
title_short MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
title_full MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
title_fullStr MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
title_full_unstemmed MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
title_sort MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
author MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de
author_facet MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de
MACUCH, Regiane da Silva
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
author_role author
author2 MACUCH, Regiane da Silva
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de
MACUCH, Regiane da Silva
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Objetos de aprendizagem
Ensino superior
Mapa conceitual
topic Objetos de aprendizagem
Ensino superior
Mapa conceitual
dc.description.none.fl_txt_mv A tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico.
description A tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-21T14:50:10Z
2019-11-21T14:50:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2954
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2954
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948606565580800