MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2954 |
Resumo: | A tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico. |
id |
UNICESU -1_11a91713d2399003ce423862c73e5d94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2954 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDEObjetos de aprendizagemEnsino superiorMapa conceitualA tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico.UniCesumar2019-11-21T14:50:10Z2019-11-21T14:50:10Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2954otherMARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira deMACUCH, Regiane da SilvaLUCENA, Tiago Franklin Rodriguesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:35Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:53.819Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE |
title |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE |
spellingShingle |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de Objetos de aprendizagem Ensino superior Mapa conceitual |
title_short |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE |
title_full |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE |
title_fullStr |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE |
title_full_unstemmed |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE |
title_sort |
MAPAS CONCEITUAIS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE NO CAMPO DA SAÚDE |
author |
MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de |
author_facet |
MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de MACUCH, Regiane da Silva LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
MACUCH, Regiane da Silva LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARINS, Maria Carolina Escoriça Pereira de MACUCH, Regiane da Silva LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem Ensino superior Mapa conceitual |
topic |
Objetos de aprendizagem Ensino superior Mapa conceitual |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico. |
description |
A tendência do mercado de trabalho, principalmente no campo da docência, é buscar métodos inovadores, estratégias que qualifiquem e garantam uma prática pedagógica, ética, crítica, reflexiva e transformadora, centrando-se no aluno como sujeito construtor do conhecimento. O objetivo principal desse trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia como estratégia pedagógica no ensino superior na área da saúde. E neste contexto os mapas conceituais são exemplos de objetos de aprendizagens que podem ser considerados como facilitadores do ensino. Os mapas são capazes de evidenciar significados atribuídos aos conceitos e às relações entre eles no contexto de um determinado corpo de conhecimentos e as publicações pesquisadas validam seu uso dentro de uma estratégia pedagógica citando suas vantagens. Concluímos que os atuais e futuros docentes da área da saúde devem conhecer e utilizar essa metodologia como uma das estratégias para aprofundar conteúdos trabalhados em saúde e para melhor fixação dos conhecimentos e pensamento crítico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-21T14:50:10Z 2019-11-21T14:50:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2954 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948606565580800 |